sábado, 31 de outubro de 2009

AD Oeiras 3 - OCB 1


Um OCB muito perdulário não foi capaz de vencer no pavilhão da AD Oeiras, mas José Fernandes, treinador oquista, também se mostrou bastante agastado, no fim do encontro, com a arbitragem, por alegados erros técnicos da dupla alentejana destacada para o jogo. Os barcelenses, sem Bruno Matos (adoentado), perderam por 3-1 e caíram quatro lugares na tabela classificativa: estão em décimo.

Os oeirenses marcaram cedo (5'), já o OCB havia falhado um livre directo, o que fez com que a pressão, desde logo, ficasse do lado dos visitantes, que, ainda assim, por várias vezes podiam ter chegado ao golo. A segunda parte iniciou como a segunda, com o OCB a entrar forte mas com a equipa da casa a marcar (2') - 2-0. Aos 7' minutos, novo golpe nas aspirações do OCB na partida: o Oeiras marcou, através de um livre directo, o 3-0. Embora o OCB tivesse, a partir deste momento, atacado mais, apenas reduziu para 3-1, por Leal, também de livre directo. Nesta etapa, os oquistas viram três cartões azuis (Hugo Costa, Zé Pedro e Leal - os últimos dois em simultâneo) e jogaram com menos dois jogadores, durante dois minutos, não sofrendo golo!
Na próxima jornada o OCB recebe a AD Valongo, em jogo que, depois desta derrota, assume uma importância fulcral.
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Ginho (GR), Leal, Kika, Hugo Costa e Xixa
Jogaram ainda: Chumbinho e Zé Pedro
Marcador: Leal
Melhor em jogo: Xixa (jogou quase todo o tempo, emprestando experiência nos momentos em que a equipa jogou em inferioridade numérica)
Marcha do marcador: 1-0 (intervalo); 3-0; 3-1
_______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação à 4ª jornada: 10º lugar com 4 pontos
Vitórias/empates/derrotas: 1/1/2
Golos marcados/sofridos: 11/13
Marcadores: Kika (4); Leal (4); Hugo Costa; Zé Pedro; Bruno Matos
Melhores em jogo: Kika; Ginho; Leal; Xixa
_____________________________
Fontes: Rádio Barcelos; Cávado FM

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

4ª Jornada: AD Oeiras - OCB

No próximo Sábado, 31 de Outubro, às 18 horas, o OCB joga no pavilhão da AD Oeiras a quarta jornada do campeonato nacional. Os barcelenses quererão dar sequência aos bons resultados que o colocam, para já, na sexta posição, com 4 pontos. Os oeirenses foram abalados por uma tragédia mas, por todos os motivos, deverão mostrar todo o brio e vontade de vencer na partida de Sábado. Nos confrontos recentes entre estas duas equipas é impossível não recordar o ardil do último jogo em Oeiras, 2-0.
_
Força OCB!!
Relatos do encontro:

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Curiosidade: Hóquei em Campo

O Hóquei em Campo é uma modalidade desportiva praticada por duas equipas de 11 jogadores, que difere bastante do Hóquei em Patins - até por ser modalidade olímpica (desde 1908). Um jogo divide-se em duas partes de 35 minutos, com 10 minutos de intervalo, e disputa-se num campo de relva sintética, onde o objectivo é colocar a bola (de plástico, com 7,5 centímetros de diâmetro e 160 gramas de peso), através de um stick, na baliza (3,66 metros de largura por 2,14 metros de altura) do adversário. O campo tem, normalmente, 91,40 metros de comprimento por 55 metros de largura (ver imagem ao fundo), quase um campo de futebol, que aliado ao número de jogadores (11 por equipa) e equipamentos, e, até, às regras, acaba por tornar o jogo "um pouco semelhante" ao "desporto rei". Mas quando a bola sai pela linha de fundo, mesmo que defendida pelo guarda redes, não é marcado canto a favor da equipa que ataca, mas sim bola de saída para a equipa que defende, já que o canto quando é marcado pune uma falta dentro da área, ou então uma bola jogada de propósito para fora por um defesa.
O Hóquei em Campo foi "criado" pelos ingleses, em finais do século XIX, não sendo de estranhar que as colónias britânicas Índia e Paquistão, durante o século XX, fossem as grandes potências na modalidade. Porém, hoje o desporto é popular nos cinco continentes e, se considerarmos que ele é também um desporto largamente feminino, encontram-se algumas nações que se sobressaem: Holanda, Austrália, Argentina, China e Alemanha.
O Ramaldense é, actualmente, ao nível de todo o desporto federado em Portugal, a equipa com mais títulos nacionais (33). Várias outras equipas portuguesas têm também obtido bons resultados nas competições europeias, destacando-se a vitória da AD Lousada na Taça dos Vencedores das Taças Europeias. Na última época, o vencedor do campeonato nacional seniores masculinos e femininos foi a AD Lousada. Esta equipa tornou-se, nos últimos anos, o melhor clube português, culminando com vitórias nos campeonatos nacionais de Hóquei em Campo e Hóquei de Sala (indoor) em seniores masculinos e femininos (2007/2008), tendo já arrecadado o título de indoor de 2009.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Curiosidade: Quem é Cláudia Rego?

Nasceu há 26 anos, em Barcelos, e é a actual capitã (foto pequena) da selecção nacional sénior feminina de hóquei em patins (foto grande). Cláudia Rego começou a patinar no OCB, aos 4 anos, e só saiu do clube no ano 2000, com 17 anos. Passou pelo CH Carvalhos e ACR Gulpilhares, mas foi na Fundação Nortecoope, da Maia, que alcançou todos os sucessos e títulos. Já tem no currículo 4 campeonatos nacionais, 4 Taças de Portugal, 3 Supertaças e, por uma vez, foi campeã europeia de clubes; nas duas últimas temporadas foi, ainda, a melhor marcadora nacional! Hoje vai ter início o Campeonato Europeu, em Saint-Omer, França, e a barcelense, que carrega a braçadeira de capitã da selecção lusa há três anos, está confiante numa boa prova, em melhorar o segundo lugar do Mundial de Akita, no Japão, em 2008. Portanto, boa sorte Portugal!

Tabela - 3ª jornada

3ª Jornada:
FC Porto 12 - AD Valongo 2
HC Braga 3 - AE Física D 8
OCB 4 - Candelária SC 4
UD Oliveirense - AD Oeiras (adiado)
CD Paço d'Arcos 2 - AJ Viana 2
AA Espinho 4 - ACR Gulpilhares 4
Porto Santo SAD 5 - SL Benfica 6
4ª Jornada
AJ Viana - Porto Santo SAD
SL Benfica - FC Porto
ACR Gulpilhares - CD Paço d'Arcos
AE Física D - AA Espinho
AD Oeiras - OCB
AD Valongo - UD Oliveirense
Candelária SC - HC Braga
Tabela: Mundo OK

domingo, 25 de outubro de 2009

OCB 4 - Candelária SC 4


Houve emoção em Barcelinhos. No pavilhão emprestado ao OCB, bastante assistência (até) pôde assistir, na recepção ao Candelária SC, a uma boa partida de hóquei. Foi viva, equilibrada e pouco faltosa (nenhuma equipa atingiu as 10 faltas), a contenda, e terminou empatada, 4-4. O golo do empate final surgiu a 3'' do fim, sendo apontado pelo pernambucano Bruno Matos. Tento/empate que entusiasmou o público! Os barcelenses seguem agora na sexta posição, jogadas três jornadas, contando com 4 pontos na tabela classificativa. A jornada de ontem ficou marcada, também, pelo acontecimento fatídico de Sexta-feira, tendo sido cumprido em S. Brás, respeitosamente, um minuto de silêncio em honra a João Banza, falecido atleta da AD Oeiras (próximo adversário do OCB).

As duas formações apresentavam-se com alguns ex-jogadores do opositor: se por um lado o OCB jogava com Bruno Matos e Xixa, que já pertenceram ao Candelária SC, por outro, os açorianos contavam com Sérgio Silva, Paulo Matos e Ricardo Santos (técnico-adjunto), que até já foram campeões nacionais pelos oquistas. Mas reencontros à parte, havia um jogo que ninguém queria perder, e Leal mostrou o que os da casa procuravam, aos 5', quando, em remate cruzado de longe, bateu Paulo Matos. Mas Sérgio Silva, isolado por uma perda de bola barcelense, no minuto imediato, fez o empate, 1-1. Nada que impressionasse o OCB, mais propriamente Leal, que aos 13' marcava novo bonito golo, idêntico ao primeiro, mas agora do lado esquerdo. Todavia, até ao intervalo, os forasteiros dariam a volta, colocando-se em vantagem no marcador pela primeira vez, 2-3; Sérgio Silva e Tiago Resende acertaram na baliza defendida por Ginho.
Na segunda parte, o ex-oquista Sérgio Silva completaria a traição (hat-trick), ao fazer o 2-4, resultado que, por momentos, fez os da casa adormecerem ao som da circulação de bola adversária. Mas o controlo dos ilhéus era apenas aparente e pretensioso, pois pouco tempo depois de pousar os patins na pista, Zé Pedro (que substituiu Leal, lesionado na face) fez o melhor golo da tarde, ao enganar Paulo Matos, de ângulo difícil, com sticada artística! Faltava muito tempo ainda (10'). O público e equipa da casa acreditavam num resultado positivo. Mas só a 3'' do apito final o OCB enfim empatou (com sabor a vitória)! Como a tarde era de traições, Bruno Matos (que morou 6 anos na ilha do Pico) sticou fulminantemente para o 4-4, concluindo jogada de sufocante ataque à baliza verde.
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Ginho (GR), Leal, Kika, Hugo Costa e Bruno Matos
Jogaram ainda: Xixa, Chumbinho e Zé Pedro
Marcadores: Leal (2); Zé Pedro; Bruno Matos
Melhor em jogo: Leal (fez dois golos vistosos numa primeira parte de grande nível; na segunda metade cedo saiu de pista, lesionado)
Marcha do marcador: 1-0; 1-1; 2-1; 2-3 (intervalo); 2-4; 4-4
_______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação à 3ª jornada: 6º lugar com 4 pontos
Vitórias/empates/derrotas: 1/1/1
Golos marcados/sofridos: 10/10
Marcadores: Kika (4); Leal (3); Hugo Costa; Zé Pedro; Bruno Matos
Melhores em jogo: Kika; Ginho; Leal
_____________________________

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Barcelinhos acolhe OCB!

O Pavilhão Municipal de Barcelos estará, durante o fim-de-semana, ocupado com o 4º Campeonato Ornitológico Internacional do Atlântico, pelo que, segundo o Barcelos Popular, o jogo da terceira jornada (Sábado, 24 de Outubro, às 18 horas), OCB - Candelária SC, se jogará no Pavilhão de S. Brás, nas instalações da Escola Secundária de Barcelinhos.

3ª Jornada: OCB - Candelária SC

O OCB recebe, para a terceira jornada da I Divisão, o Candelária SC, Sábado, às 18 horas. Seguem ambos os clubes com os mesmos pontos (3) na tabela, mas os açorianos estão um lugar acima (sexto), pois sofreram menos um golo (5), tendo marcado os mesmos que o OCB (6). Na época transacta, o OCB enfrentou duas vezes os insulares e não perdeu, vencendo em Barcelos, 3-1, e empatando na ilha do Pico, 4-4, em jogo dramático, que esteve a vencer por 1-4, já perto do fim. Este ano os picarotos apresentam uma equipa ainda mais forte, pois foram reforçados pelo ex-capitão oquista Sérgio Silva, que deixou Itália no defeso, saindo como campeão. O Candelária luta por objectivos "altos" mas terá pela frente o OCB que, por seu turno, tem que tentar vencer todos os jogos caseiros, agora motivado pela vitória extra-muros, no último fim-de-semana, em Torres Vedras.
_
Força OCB!!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Curiosidade: Hóquei em Gelo

O Hóquei em Gelo é um desporto olímpico (ao contrário do Hóquei em Patins) praticado entre duas equipas de seis jogadores (guarda-redes incluído), onde os atletas e árbitros calçam patins. Os jogadores patinam no gelo e usam sticks para movimentar um disco ("puck"). O objectivo do jogo (que tem 3 períodos de 20 minutos) é, naturalmente, fazer com que o disco seja colocado na baliza do adversário. Este é um dos desportos mais rápidos do mundo, tanto pelo movimento constante e rápido dos jogadores quanto pelas sticadas desferidas, que podem alcançar uma velocidade de mais de 160 quilómetros por hora. É, também por isso, um desporto muito violento e agressivo, embora pesados equipamentos de protecção sejam utilizados, diminuindo o número de lesões. O Canadá é o maior vencedor de competições internacionais de Hóquei em Gelo do mundo, como o Campeonato Mundial e os Jogos Olímpicos (de Inverno, obviamente). Foi mesmo nesta nação norte-americana que o jogo foi criado, em finais do século XIX. O desporto também é muito popular nos Estados Unidos da América, países escandinavos (Suécia, Finlândia, Noruega...), Rússia e etc... Por ser um país de clima temperado, em Portugal simplesmente não existe a prática desta modalidade desportiva, embora nos países "frios" se jogue, mesmo no Verão, em recintos (pavilhões) apropriados (climatizados) - no Inverno até há ringues ao ar livre.
As pistas (ver imagem ao fundo) têm, normalmente, 60 por 30 metros, dimensões superiores às de Hóquei em Patins - 40 por 20 metros. As balizas também são maiores (10 centímetros), têm 1,80 metros de largura e 1,20 de altura. As substituições são ilimitadas, havendo também a situação de power play, não podendo o jogo continuar com uma equipa com menos de quatro jogadores (dois de fora, no máximo, portanto). Os patins possuem uma lâmina (curvada nas extremidades) que permite ao jogador deslizar sobre o gelo, bem como curvar e travar com facilidade. O disco tem 2,5 centímetros de espessura e 7,5 de diâmetro, e é posto em acção através de um face-off, situação equivalente ao golpe-duplo do Hóquei em Patins.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Tabela - 2ª jornada

2ª Jornada:
SL Benfica 4 - AJ Viana 0
ACR Gulpilhares 7 - HC Braga 2
AE Física D 1 - OCB 3
AD Oeiras 3 - FC Porto 5
AA Espinho 4 - CD Paço d'Arcos 3
AD Valongo 6 - Porto Santo SAD 3
Candelária SC 3 - UD Oliveirense 0
3ª Jornada:
FC Porto - AD Valongo
HC Braga - AE Física D
OCB - Candelária SC
UD Oliveirense - AD Oeiras
CD Paço d'Arcos - AJ Viana
AA Espinho - ACR Gulpilhares
Porto Santo SAD - SL Benfica
Tabela: Mundo OK

domingo, 18 de outubro de 2009

AE Física D 1 - OCB 3


O inábil árbitro Paulo Romão, um dos 'nomeados' para arbitrar o Física - OCB, não prenunciava nada de bom para os barcelenses, contudo, a contenção dos comandados de José Fernandes permitiu que ultrapassassem os obstáculos e vencessem, justamente, por 1-3. A vitória de ontem (segunda jornada) coloca os oquistas na sétima posição, dando-lhes uma almofada de segurança neste início de campeonato previsivelmente complicado.
A cidade de Torres Vedras (foto), na região de Lisboa, tem pergaminhos em vários desportos e, no que ao hóquei em patins diz respeito, talvez Vítor Fortunato, treinador-jogador chegado esta época ao clube que o viu nascer para os patins, seja o melhor de sempre. Mas não foi o suficiente para a Física derrotar o OCB. Cedo os torrienses obtiveram vantagem numérica e, consequentemente, no marcador, mas a estratégia do OCB passou, nesses momentos de euforia caseira, por acalmar a partida. Na segunda parte o jogo recomeçou com os da casa na frente, 1-0, mas Kika viria a empatar, de penálti, aos 7', lançando a equipa para a viragem completa no placard. O 1-2 e 1-3 foram marcados por Leal e Hugo Costa, respectivamente, em aproveitamento precioso do power play com que a Física fora punida, deixando depois nas luvas de Ginho (que esteve impecável!) e de Filipe Miranda, júnior que por minutos substituiu o azulado Ginho na baliza (Joca está lesionado), o assegurar da vitória neste jogo atribulado, cheio de penáltis, livres directos e power plays da praxe.
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Ginho (GR), Leal, Kika, Hugo Costa e Bruno Matos
Jogaram ainda: Xixa, Zé Pedro e Filipe Miranda (GR)
Marcadores: Kika; Leal; Hugo Costa
Melhor em jogo: Ginho
Marcha do marcador: 1-0 (intervalo); 1-3
_______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação: 7º lugar com 3 pontos
Vitórias/empates/derrotas: 1/0/1
Golos marcados/sofridos: 6/6
Marcadores: Kika (4); Leal; Hugo Costa
Melhores em jogo: Kika; Ginho
_____________________________
Fontes: Rádio Barcelos; Cávado FM

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

2ª Jornada: AE Física D - OCB

Não será dramático o OCB não vencer Sábado, na deslocação a Torres Vedras, a Associação de Educação FÍSICA e Desportiva, em jogo da segunda jornada do campeonato. Todavia, dava "jeito" uma vitória. Mas também a Física, clube recém-promovido, entrou a perder no nacional maior da modalidade, derrota, 3-1, em Oliveira de Azeméis. Porquanto quererá, em sua casa, a equipa de Vítor Fortunato (jogador-treinador) começar a pontuar com vista à manutenção. Os barcelenses terão que precaver, porventura, aleivosias do destino, tentando, desde já, acumular pontos que lhe permitam um lugar seguro na tabela classificativa.
_
Força OCB!!
_
Pode ouvir o relato nestas estações de rádio, Sábado, 17 de Outubro, a partir das 18 horas:

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Tabela - 1ª jornada

1ª Jornada:
FC Porto 5 - Candelária SC 3
HC Braga 3 - AA Espinho 3
Porto Santo SAD 8 - AD Oeiras 9
OCB 3 - ACR Gulpilhares 5
UD Oliveirense 3 - AE Física D 1
CD Paço d'Arcos 2 - SL Benfica 6
AJ Viana 8 - AD Valongo 3
2ª Jornada:
SL Benfica - AJ Viana
ACR Gulpilhares - HC Braga
AE Física D - OCB
AD Oeiras - FC Porto
AA Espinho - CD Paço d'Arcos
AD Valongo - Porto Santo SAD
Candelária SC - UD Oliveirense
Tabela: Mundo OK

sábado, 10 de outubro de 2009

OCB 3 - ACR Gulpilhares 5

Há histórias que se repetem. Hoje, na abertura do campeonato nacional da I Divisão, perante a ACR Gulpilhares, o OCB entrou, de novo, a perder. Seria um tónico importante para a equipa oquista uma vitória na primeira jornada, mas está longe de ser frustrante a derrota (3-5) averbada. Uma história com final feliz tem sempre um início atribulado, não é?
O Gulpilhares apresentou em Barcelos o seu jogo típico: feio e directo. Pois para ganhar nem é preciso jogar bonito, para mais quando até o adversário entra na onda. As malfazejas novas regras também contribuem para descaracterizar o jogo de hóquei em patins, que fica partido, centrando-se a acção em três elementos altamente falíveis: árbitros, marcadores de penáltis/livres directos e guarda-redes.
Kika, aos 10' e 11', mostrava a reacção barcelense ao golo inaugural (6') do Gulpilhares, marcando, oportunamente, dois golos: 2-1. Contudo, nos minutos finais da primeira etapa, os gulpilharenses, que se mantinham imperturbáveis, também virariam o marcador, 2-3 (resultado ao intervalo), deixando o OCB no estado de ansiedade inicial. Registe-se que, num ápice, os da casa acumularam nove faltas, que transitaram para a segunda metade; estiveram, imagine-se, a jogar durante mais de 20 minutos sem cometer a 10ª falta, que daria livre directo para o Gulpilhares! Kika marcaria, entretanto (10'), o terceiro golo (de penálti) colocando a partida em 3-3. Com a frieza habitual, no minuto seguinte, o Gulpilhares marcou novo golo (3-4), deitando por terra o árduo labor da recuperação iniciada pelos barcelenses. Definitivamente, estavam intranquilos. José Fernandes decidiu então colocar na baliza Joca, que tomou o lugar de Ginho, e logo para defender, a frio, um penálti! Ainda defenderia mais um livre directo mas, nos segundos finais, num castigo relativo à 15ª falta de equipa, o Gulpilhares fechou a contagem: 3-5.
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Ginho (GR), Leal, Kika, Hugo Costa e Bruno Matos
Jogaram ainda: Xixa, Chumbinho, Zé Pedro e Joca (GR)
Marcador: Kika (3)
Melhor em jogo: Kika (de longe o jogador mais esclarecido; marcou três golos!)
Marcha do marcador: 0-1; 2-1; 2-3 (intervalo); 3-3; 3-5
_______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação: 10º lugar com 0 pontos
Vitórias/empates/derrotas: 0/0/1
Golos marcados/sofridos: 3/5
Marcadores: Kika (3)
Melhores em jogo: Kika
_____________________________

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

1ª Jornada: OCB - ACR Gulpilhares


Exactamente quatro meses depois, o OCB volta a realizar um jogo oficial no Pavilhão Municipal de Barcelos: Sábado, às 18 horas, a ACR Gulpilhares abre, na cidade minhota, o campeonato 2009/10. Os sorteios, que no hóquei em patins ainda não são condicionados, têm destas subtilezas: o acaso ditou o jogo OCB - Gulpilhares para a primeira jornada, como em 2008/09.
Os gaienses têm objectivos semelhantes aos dos oquistas, que passam, primeiramente, por fazer um "campeonato tranquilo"... E vão apresentar em Barcelos uma equipa na esteira das anteriores: equilibrada. O OCB, com uma equipa mais jovem ainda, promete, mesmo assim, lutar por uma melhor classificação que em 2008/09. Mas existem algumas variáveis, relativamente ao passado, para o campeonato que se nos apresenta: as novas regras do jogo, que, pela voz dos "entendidos", prometem mais espectáculo (entenda-se: golos!); e a fase regular, "todos contra todos", em 26 jogos, que passa a ser definitiva - acabaram-se as "segundas fases" e os "playoffs".
Nos quatro confrontos da temporada transacta houve "tripla" de resultados: dois empates, uma vitória do OCB em Gulpilhares e um triunfo dos gulpilharenses no Municipal de Barcelos (a tal primeira jornada!). Que a entrada, este ano, seja mais auspiciosa!
_
Força OCB!!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Confiança em melhor campeonato

Na mini sondagem que esteve activa na última semana (total de 46 votos, de computadores diferentes), os adeptos virtuais dos OCB mostraram confiança num campeonato melhor que o anterior (23 votos, 50%); 10% esperam mesmo uma temporada muito melhor e 21% acham que, em 2009/10, o clube barcelense vai alcançar a mesma classificação da época passada. Os cépticos representam 16% das opiniões, prevêem uma prova pior (8%) ou muito pior (8%).

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Adversários da pré-época foram de topo

Durante a pré-época, nos quatro torneios realizados, o OCB enfrentou, entre outras, as quatro melhores equipas portuguesas, AJ Viana (três vezes), SL Benfica, UD Oliveirense e FC Porto. Nos sete confrontos com primodivisionários (junta-se o jogo com o HC Braga), os barcelenses foram sempre derrotados mas, na maioria dos jogos, houve incerteza até aos segundos finais. Com o Benfica, em Viana do Castelo, perdeu no prolongamento, com o Porto, em Braga, foi derrotado nos penáltis... Os pesados 0-6 impostos pela Oliveirense, no passado fim-de-semana, foram a excepção da pré-temporada, embora as três vitórias da Juventude de Viana também fossem claras. Os testes foram de elevado nível e, já no próximo Sábado, 10 de Outubro, na abertura do campeonato nacional da I Divisão, espera-se que o OCB materialize em pontos, perante o Gulpilhares, os ensinamentos tirados dos torneios.
Foto: Mundo Ok

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

OCB 6 - Fundação Nortecoope 3

Os sócios do OCB já conhecem a equipa que, a partir de Sábado, vai defender o nome do clube (e da cidade) pelos ringues de Portugal. A equipa convidada para a festa foi a Fundação Nortecoope, da Maia, que subiu este ano à II Divisão. A vitória, como não podia deixar de ser, sorriu aos anfitriões, que venceram por 6-3. Os homens-golo do OCB foram: Hugo Costa, Leal, Bruno Matos, Chumbinho (2) e Kika.
Além do plantel sénior, estiveram na pista do Pavilhão Municipal de Barcelos todos os escalões de formação, sendo entregues, com a devida pompa e circunstância proveitosa (para alguns), as faixas de campeões 2008/09 aos juniores e iniciados, pelos ceptros nacionais conquistados em Valado dos Frades e Aljustrel, respectivamente.

sábado, 3 de outubro de 2009

OCB 3 - FC Porto 3 (4-5 após desempate por penáltis)

Após não ter mostrado argumentos no jogo de ontem, frente à UD Oliveirense, hoje o OCB bateu o pé ao FC Porto, campeão nacional, empatando 3-3, embora tenha perdido no desempate por penáltis, 4-5. Hugo Costa, Bruno Matos e Kika foram os marcadores dos golos oquistas. Os barcelenses classificaram-se, portanto, no quarto lugar do Torneio "Bracara Augusta".
Segunda-feira, feriado nacional, o OCB faz a apresentação das suas equipas aos sócios. A Fundação Nortecoope é o clube convidado para jogar com os seniores (17:30 no Pavilhão Municipal de Barcelos).

OCB - FC Porto

OCB 0 - UD Oliveirense 6



Em jogo a contar para a primeira meia-final do III Torneio "Bracara Augusta", o OCB foi derrotado, 0-6, pela UD Oliveirense. Este foi o pior resultado da pré-temporada, que relega os barcelenses para o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares (hoje, às 16 horas), com o FC Porto, que foi eliminado na segunda meia-final (4-3) pela equipa da casa, o HC Braga.
Embora tenha feito uma mediana primeira parte, em nenhum momento o OCB conseguiu ser mais forte que o seu opositor. Os oliveirenses chegaram ao intervalo a vencer, 0-2, e, no recomeço, em desvantagem numérica (power play que transitava do primeiro tempo), conseguiram aguentar a vantagem para, de seguida, já com a penalização cumprida, aumentarem para 0-3. O OCB caiu animicamente, ficou estranhamente apático, e veio a sofrer mais três golos até ao fim da partida (0-6).