EU SOU O OCB...

Olá, eu sou o Óquei Clube de Barcelos, nasci no primeiro dia do ano de 1948 fruto da ambição e da bravura de um conjunto de barcelenses de gema.

Desde cedo que me senti especial, o erro tipográfico que ditou que o meu nome fosse Óquei e não Hóquei fez-me sentir único, diferente de todos os outros clubes de Portugal, como ainda continuo a ser.

Desde aqueles primeiros jogos, jogados ainda ao ar livre, que senti que Barcelos me daria uma vida e uma historia inigualável. A mística pairava no ar e eu sabia que era uma questão de tempo até atingir o topo.

Com o tempo foram-me dando condições para eu ir crescendo, deram-me um pavilhão que eu e todos os barcelenses soubemos transformar numa Catedral do Hóquei em Patins nacional e mundial.

Até chegar à década de oitenta, fui formando jogadores mas, acima de tudo, fui formando homens e fomentando o gosto dos barcelenses por mim e pela modalidade desde a raiz. Esse carinho ficou provado quando Barcelos organizou o campeonato da Europa de juniores em 1980 e levou Portugal até à vitória final com um barcelense a integrar o plantel.

Senti então força, carinho, apoio por parte de todo o concelho de Barcelos para me lançar definitivamente para o topo do Hóquei em Patins. E assim fiz. Em 1986 conseguimos, todos unidos, a minha promoção à I Divisão nacional. Senti orgulho, senti na pele o brio de todos os Barcelenses e não quis parar.

Saltei logo para os lugares de topo e fui ganhando traquejo para o que viria a seguir. A cidade de Barcelos fez-me sentir protegido, apoiado, e na década de noventa vivi anos dourados. Depois de alguns segundos lugares na I Divisão aventurei-me lá fora e logo fui bem sucedido sendo Campeão da Europa em 1991, mesmo antes de ser Campeão Nacional, feito mais uma vez inédito em Portugal, um de muitos da minha história.

Este título de Campeão da Europa deu-me oportunidade de disputar o ceptro de Campeão Mundial e lá parti eu, para o Brasil, destemido e orgulhoso como sempre, convicto que estaria prestes a escrever a mais nobre pagina da minha história. E assim foi, tornei-me Campeão do Mundo, mais um feito inédito que mais nenhum clube português ousou atingir. Quando cheguei ao aeroporto sabia que ia ter lá o meu povo à minha espera, para celebrar comigo, e eles não me desiludiram. Centenas de barcelenses foram esperar-me e fizeram uma caravana festiva até à nossa cidade. Foi um dia de festa como nunca tinha visto.

Mas a minha ambição não acabou por aqui, havia um título que já me tinha escapado por três vezes e que eu queria muito ganhar, era o título de Campeão Nacional de Portugal. Em 1992, partimos de novo todos juntos rumo a esse sonho e como juntos conseguimos sempre tudo, Barcelos pôde festejar em 1993 o seu primeiro título nacional de Hóquei em Patins. Mas não só, neste ano estive imparável e venci todas as competições em que estive incluído: Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Taça das Taças e Supertaça.

A cidade transpirava hóquei e unia-se sempre em meu torno para me proteger, para me levar sempre mais em frente e como consequência dessa união e desse árduo trabalho continuei a juntar títulos ao meu historial. No ano de 1995, conquistei aquele que me faltava, venci a Taça CERS e tornei-me no único clube português a conquistar todos os títulos que era possível conquistar.

Ambiciosas, as pessoas desta maravilhosa cidade, quiseram sempre mais de mim e eu continuei a desafiar os limites e a vencer, a vencer, a vencer.

Mas se a década de noventa foi dourada, o inicio do novo milénio também prometia e logo em 2001 consegui ser pela terceira vez na minha história Campeão Nacional. Fui conquistando Taças de Portugal e Supertaças, tentei voltar a vencer lá fora e só não o fiz por um infortúnio muito grande.

Até que chegamos ao ano de 2004, onde venci o meu último troféu na categoria de seniores, a Supertaça. A partir daqui senti-me um pouco abandonado, talvez as pessoas não me tenham perdoado a forma como deixei escapar aquele campeonato em 2004, na última jornada, mas o que é certo é que deixei de sentir o mesmo apoio, a mesma determinação à minha volta que existia até então.

Mas neste processo nunca desisti e como sabia que as dificuldades aumentavam para ter jogadores de nome como outrora, apostei ainda mais nos jovens da terra e agora vamos colhendo os frutos. Muito tenho a agradecer aos pais dos atletas que neste meu período difícil me foram ajudando com estes miúdos. Nos últimos anos, conquistei alguns campeonatos nacionais nos diversos escalões e os jovens que eu vi crescer na nossa Catedral chegaram mesmo às selecções nacionais e ajudaram Portugal a vencer vários títulos europeus e mundiais.

Durante anos fui lutando contra problemas, fui conquistando alguns honrosos lugares no campeonato nacional mas sempre me soube a pouco e sabia que algo não ia bem comigo.

Há uns meses atrás descobriram-me um problema muito grande mas nunca me deixaram morrer, houve sempre alguém que me manteve acordado até que agora arranjaram uma solução para mim, para o meu problema.

Hoje sinto-me de novo mais protegido, mais confiante sobre o meu futuro mas preciso que todos os Barcelenses se voltem a unir em meu redor e que ninguém tenha dúvidas que juntos voltaremos a ser grandes e a conquistar o Mundo do Hóquei em Patins.

Cada barcelense pode ajudar nesta fase nova da minha vida, basta para isso comprar acções da minha SAD que tem um preço unitário de cinco euros.

É uma contribuição que todos poderão dar, e se todos o fizerem, eu prometo que vos pagarei de volta com títulos, momentos marcantes como sempre fiz desde que me lembro.

Conto com todos vocês para me ajudarem!

Texto de André Portela (Julho de 2010)