quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Curiosidade: Hóquei em Campo

O Hóquei em Campo é uma modalidade desportiva praticada por duas equipas de 11 jogadores, que difere bastante do Hóquei em Patins - até por ser modalidade olímpica (desde 1908). Um jogo divide-se em duas partes de 35 minutos, com 10 minutos de intervalo, e disputa-se num campo de relva sintética, onde o objectivo é colocar a bola (de plástico, com 7,5 centímetros de diâmetro e 160 gramas de peso), através de um stick, na baliza (3,66 metros de largura por 2,14 metros de altura) do adversário. O campo tem, normalmente, 91,40 metros de comprimento por 55 metros de largura (ver imagem ao fundo), quase um campo de futebol, que aliado ao número de jogadores (11 por equipa) e equipamentos, e, até, às regras, acaba por tornar o jogo "um pouco semelhante" ao "desporto rei". Mas quando a bola sai pela linha de fundo, mesmo que defendida pelo guarda redes, não é marcado canto a favor da equipa que ataca, mas sim bola de saída para a equipa que defende, já que o canto quando é marcado pune uma falta dentro da área, ou então uma bola jogada de propósito para fora por um defesa.
O Hóquei em Campo foi "criado" pelos ingleses, em finais do século XIX, não sendo de estranhar que as colónias britânicas Índia e Paquistão, durante o século XX, fossem as grandes potências na modalidade. Porém, hoje o desporto é popular nos cinco continentes e, se considerarmos que ele é também um desporto largamente feminino, encontram-se algumas nações que se sobressaem: Holanda, Austrália, Argentina, China e Alemanha.
O Ramaldense é, actualmente, ao nível de todo o desporto federado em Portugal, a equipa com mais títulos nacionais (33). Várias outras equipas portuguesas têm também obtido bons resultados nas competições europeias, destacando-se a vitória da AD Lousada na Taça dos Vencedores das Taças Europeias. Na última época, o vencedor do campeonato nacional seniores masculinos e femininos foi a AD Lousada. Esta equipa tornou-se, nos últimos anos, o melhor clube português, culminando com vitórias nos campeonatos nacionais de Hóquei em Campo e Hóquei de Sala (indoor) em seniores masculinos e femininos (2007/2008), tendo já arrecadado o título de indoor de 2009.

Sem comentários: