sábado, 12 de junho de 2010

Resumo do campeonato 2009/10 - parte III

Após ter oferecido um terço de campeonato de avanço a todos os adversários que lutam pela manutenção, o OCB renasceu das cinzas e, da paragem da Páscoa até ao fim do campeonato, restavam sete jogos para confirmar a permanência. Algo que acabou por ser virtualmente conseguido com duas vitórias nos dois primeiros jogos da série de sete, num ano desportivamente positivo, tendo em conta os objectivos iniciais.
O triunfo no reduto da Juventude de Viana (4-7) foi a melhor exibição oquista na temporada e deixou em delírio os muitos seguidores que foram a Monserrate. O hóquei do OCB foi avassalador, a juventude de Hugo Costa e Zé Pedro, aliada à experiência e frieza de Xixa, não deu hipóteses aos de Viana. De seguida, o Porto Santo SAD perdeu no Pavilhão Municipal de Barcelos, 7-4, somando o OCB, então, 26 pontos. Mesmo quebrando exibicionalmente e perdendo frente a FC Porto (1-4) e UD Oliveirense (3-6), a manutenção foi confirmada matematicamente.
As pobres partidas contra o CD Paço d'Arcos (2-2) e HC Braga (derrota por 6-1), fizeram os barcelenses descer um lugar na tabela classificativa (ver ao fundo), quando à largas jornadas se mantinham em nono. A vitória da última jornada, 5-4, quando até estiveram a perder por 0-4 (!), não fez os oquista subirem na grelha, acabando em décimo (pior classificação de sempre), um lugar abaixo da época transacta, com menos dois pontos (30).





Embora tenha conseguido o mesmo número de vitórias (9) e marcado mais 29 golos, relativamente à temporada 2008/09, o OCB perde nos restantes itens. Pela primeira vez, em "Fases Regulares" de 26 jogos, sofreu mais de cem golos (105). Porém, existe uma variável que pode ter influenciado os "números": as novas regras. Houve um aumento generalizado de golos nas partidas de hóquei em patins.
Como adiantámos aqui, em 19 de Dezembro de 2009, estatisticamente, 22 pontos acumulados nos 26 jogos bastariam para qualquer clube assegurar a permanência. Confirmou-se. O Porto Santo SAD, que terminou imediatamente acima da linha d'água, 12.º colocado, amealhou exactamente 22 pontos.
Tabela classificativa: União Micaelense
Fotos: Nuno Dantas

Sem comentários: