quarta-feira, 24 de março de 2010

Resumo do campeonato 2009/10 - parte II

Renasceu das cinzas o OCB, qual fénix, do Natal para a Páscoa (lá está, para os cristãos, Páscoa é renascer...). Dizia-se por aqui que "o OCB ofereceu um terço de campeonato de avanço a todos os adversários que lutam pela manutenção." Estávamos na paragem de Natal/ano novo e o OCB quedava-se pela última posição, com uns míseros 4 pontos. Por aqui dizia-se, ainda, que "os jogos de Janeiro" seriam "cruciais", pois eram "os embates contra adversários directos". É, por isso, com grande satisfação que os adeptos oquistas reconhecem o afinco e recuperação fantástica do grupo orientado por José Fernandes, que logo no primeiro jogo de Janeiro saltou para a superfície! A recuperação é tão mais extraordinária quando, no primeiro terço do campeonato, o OCB era dono de quase todos os itens negativos na Tabela Vermelha elaborada pelo sítio do União Micaelense. Agora, findo o segundo terço da prova (aproximadamente), são os quatro clubes perseguidores do OCB que por lá residem!

O actual 10.º posto na tabela classificativa (ver ao fundo), começou a ser construído em Paço d'Arcos, onde o OCB venceu por esclarecedores 1-5. O mês de Janeiro daria ainda mais quatro pontos aos barcelenses: empate na deslocação à ilha do Porto Santo, 3-3 (jogo em atraso da 8.ª jornada) e a tangencial, mas saborosa, vitória sobre o rival e vizinho HC Braga, por 3-2. Na deslocação a Espinho, a sorte sorriu ao ex-oquista João Pinto, que, ao apontar dois golos, contribuiu para a derrota dos visitantes, 1-2, que contudo podiam ter feito mais...
No mês de Fevereiro, os barcelenses continuaram na senda dos bons resultados e das performances de bom hóquei, ao triunfarem em Gulpilhares, 1-3, e em Barcelos diante da Física de Torres Vedras, 6-4. O jogo dos Açores, desaire com o Candelária, 6-3, até podia ter tido outro desfecho, mas um árbitro fez isto e pôs fim a uma, até então, grande recuperação azul.
Março parecia ser um mês aziago, pois começou com um surpreendente insucesso caseiro com a aflita AD Oeiras, 2-3, e continuou com o resultado negativo de Valongo, 5-4, onde uma entrada mole do OCB deitou por terra as aspirações oquistas. Porém, no passado sábado, o Benfica baqueou em Barcelos, não teve argumentos para a raça dos da casa, que venceram por 3-2! Leandro Wada, o reforço de Inverno, marcou o golo que fez o clube de Barcelos chegar aos 20 pontos na tabela, à 19.ª jornada.
Este quadro comparativo das últimas quatro temporadas à 19.ª ronda mostra que o OCB tem marcas, este ano, abaixo das épocas anteriores, naturalmente. Mas, curiosamente, possui mais 17 golos marcados (e mais 28 sofridos!), relativamente à temporada transacta, porventura devido à alteração das regras de jogo.
Fotos: Nuno Dantas
Tabela: União Micaelense

Sem comentários: