quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Resumo do campeonato 2009/10 - parte I

Último lugar na tabela classificativa (ver ao fundo) do campeonato nacional da I Divisão, com apenas quatro pontos! Era impossível haver pior cenário para o OCB na paragem de Natal/ano novo, ao fim de dez jornadas (mas com um jogo em atraso - jornada oito, viagem ao Porto Santo). A equipa barcelense é, de facto, até ao momento, a pior do campeonato: nos itens negativos só nos golos sofridos não lidera, mas segue em segundo (ver abaixo, na Tabela Vermelha). Na comparação homóloga com as três últimas épocas, naturalmente, a performance é muito inferior (ver abaixo, na segunda grelha), notando-se também, de época para época, acentuada quebra em (quase) todos os itens.

O calendário nestas primeiras dez jornadas não foi fácil, mas já se sabia que qualquer ordem seria difícil. As deslocações à Luz e Dragão renderam duas goleadas, 9-3 e 10-1, respectivamente, sendo os momentos em que mais se notaram as fragilidades da equipa. Derrotas previsíveis? Sim, mas esses números já não se usam! Nada positivas, ainda, foram as recepções à ACR Gulpilhares, AD Valongo e AJ Viana, onde os azuis não tiveram argumentos para os antagonistas, bem como as derrotas (curtas) de Oliveira de Azeméis, 3-2, e de Oeiras, 3-1 (com direito a protesto do OCB, entretanto, "julgado improcedente" pela FPP).
O positivo deste terço da competição foi a vitória em Torres Vedras, 1-3, frente à Física, e o empate (4-4 - com sabor a vitória!) na partida que opôs os oquistas aos açorianos do Candelária, em Barcelinhos (o OCB "andou com a casa às costas" nesta jornada, por o Pavilhão Municipal se encontrar ocupado, e só não disputou em "terreno estranho" também o OCB - FC Porto, da nona ronda, porque os dois clubes acordaram fazer o jogo da primeira volta na casa dos azuis-e-brancos).
Concomitantemente com os maus resultados, andou o infortúnio! Lesões provocadas por bolas e sticks, mais a lesão gravíssima de Chumbinho e a rotura muscular de Kika, a gripe A e os adiamentos... não possibilitaram grande margem de manobra a José Fernandes, o técnico barcelista para 2009/10. Portanto, olhando para a frieza dos números, resta concluir que o OCB ofereceu um terço de campeonato de avanço a todos os adversários que lutam pela manutenção. É preciso atalhar, agora.
Tabela Vermelha e Classificação Geral: União Micaelense

Sem comentários: