terça-feira, 14 de junho de 2011

Resumo do campeonato 2010/11 - parte III

No Natal, a equipa de José Fernandes já possuía 'embalagem' suficiente para um campeonato tranquilo, pois havia conquistado 18 pontos nas doze jornadas inicias. Quando chegamos à paragem da Páscoa (25.º desafio), o conjunto oquista já havia virtualmente garantido a manutenção, com 35 pontos (o primeiro clube abaixo da linha d'água só haveria de fazer 28 pontos). Contudo, na última 'parte' do campeonato, nos cinco jogos finais, o OCB só conseguiu mais uma vitória, acabando a prova em nono lugar, com 38 pontos. Igualou a classificação da época 2008/9. Foi garantido o acesso às competições da CERH, à Taça CERS, mas falta saber se o clube vai decidir participar.

O positivo desta última 'leva' do campeonato resume-se à 'estrondosa' goleada de Braga, 8-13, na ronda 28, que mostrou um OCB 'demolidor', como não tinha estado na jornada anterior, em casa, frente aos limianos, nem na outra de trás, quando perdeu 4-2 em Espinho. A derrota com "Os Limianos" foi mesmo o único desaire no 'campeonato' dos dérbis minhotos, do qual o OCB se sagrou 'campeão'. No penúltimo jogo, na recepção ao FC Porto, o OCB, apesar da boa réplica, acabou por perder 2-4, indo a Gulpilhares, já de 'motor desligado', fechar o campeonato com novo insucesso, 6-2.


Desde a temporada 2006/07 que o OCB ia gradualmente descendo na classificação final do campeonato/fase regular, mas na temporada que agora acabou deu-se uma evolução positiva (ficou em nono mas, na última jornada, até tinha a possibilidade de chegar a sexto!). Conseguiu mais vitórias, relativamente às duas temporadas anteriores, e marcou e sofreu mais golos do que 'nunca' (mas há duas variáveis: nas temporadas de 2009/10 e 2010/11 as regras mudaram e favoreceram o aparecimento de mais golos por partida; na última época, o campeonato foi alargado a mais equipas, passando a prova de 26 jornadas para 30).




O nono lugar dá acesso à Taça CERS; HC Braga, AE Física D, AD Valongo e AA Espinho também estão apurados para essa competição; o FC Porto, campeão pela décima vez consecutiva (!), SL Benfica, UD Oliveirense e Candelária SC vão à Liga Europeia 2011/12; descem à II Divisão AJ Viana (facto inédito e surpreendente, num vice-campeão), SC Tomar, HA Cambra e AD "Os Limianos".



Tabela: Hóquei Patins; Foto: Jornal de Barcelos

Sem comentários: