Por dois pontos o OCB não entrou no grupo dos oito primeiros classificados, frustrando, dessa forma, toda a época! A não presença nos playoffs é má de mais e atira o clube para a pior classificação de sempre! Nos últimos dois meses, jogaram-se as onze jornadas finais da fase regular e, como foi referido no Resumo da fase regular - parte I, faltavam quatro vitórias... Mas, aos 23 pontos amealhados até ao Natal, o OCB só conseguiu juntar mais 9 (em 33 possíveis)! Desde a nona jornada que o clube de Barcelos andava em lugares de acesso aos playoffs de luta pelo título mas, na 26ª e última, caiu para nono!
O ano (civil) até começou bem, vitória caseira sobre o Valongo (6-3), que fazia prever um resto de campeonato (fase regular) muito tranquilo (embora a exibição tivesse sido pouco convincente). No entanto, o jogo de Vale de Cambra, na jornada seguinte, fez acordar fantasmas antigos, a derrota (2-1) contra um adversário do fundo da tabela mostrou a incapacidade da equipa em marcar golos (terceiro pior ataque), em ganhar fora de casa (terceiro pior registo) e em dar a volta resultados negativos. Na recepção à Nortecoope, nova desilusão! O empate com os maiatos, 2-2, pôs toda a gente a fazer contas e a olhar para o calendário! Nos cinco jogos seguintes, o OCB não conseguiria vencer: empatou em Braga (0-0) e nos Açores (4-4); perdeu em casa, com a Juventude de Viana (1-2) e com o Benfica (1-3), e na deslocação a Oliveira de Azeméis (6-4). O regresso às vitórias aconteceu, apenas, na ante-penúltima jornada, em Barcelos, com o Porto Santo, 3-0. Na penúltima jornada, em Oeiras, o OCB, em caso de vitória, garantia um lugar nos playoffs, mas, uma arbitragem ardilosa e a reconhecida falta de eficácia barcelista, cavaram uma derrota (2-0)! Por falar em falta de eficácia, refira-se que o OCB desperdiçou, nestes dois meses, cerca de dezena e meia de penáltis e livres directos, não fez um golo sequer nestas situações!; o último livre directo/penálti que deu golo foi frente ao Carvalhos, em Dezembro, no curto 4-3 caseiro, por Hugo Costa!
Na última jornada, dependendo apenas de si mas sem grandes hipóteses de vencer (o adversário era o Porto, que venceu 3-7), o OCB estava de ouvidos na Maia e nos Carvalhos; e se de início era tudo boas notícias, por fim, soube-se que o Porto Santo vencera o Nortecoope e que o OCB estava out! Nem vale a pena fazer o exercício mental para saber onde o OCB poderia ter adicionado mais uns míseros dois pontinhos... Há uma manutenção para garantir, agora! E pelo hóquei sem magia que OCB praticou, por muito que nos custe admitir, é justo que não vá aos playoffs.
Este quadro que se segue tem dados confrangedores. A comparação com as duas épocas anteriores permite ver a perda, ano após ano, em todos os itens! Em dois anos, o OCB caiu seis lugares na classificação! Na fase regular 2008/09 marcou menos 25 golos do que na anterior e menos 63 do que na de 2006/07!! É verdadeiramente sinistro! E não venham dizer que a realidade do clube é esta! Com os recursos que o clube tem (limitados, sim, isso é inegável) pode e deve chegar mais longe do que um nono lugar na fase regular! Em termos orçamentais não estará nos oito primeiros??
Protagonistas da Fase Regular 2008/09**********
Marcadores:
Hugo Azevedo (18)
Hugo Costa (12)
Zé Pedro (6)
Zé Braga (5)
André Torres (4)
Nélson Ribeiro (3)
Leal (3)
João Pinto
Diogo Silva
**********
Melhores em jogo*:
Hugo Azevedo (5)
Ginho (4)
Hugo Costa (3)
Nélson Ribeiro (3)
André Torres (2)
Zé Braga (2)
Leal (2)
Rafael Costa
João Pinto
Zé Pedro
Marcadores:
Hugo Azevedo (18)
Hugo Costa (12)
Zé Pedro (6)
Zé Braga (5)
André Torres (4)
Nélson Ribeiro (3)
Leal (3)
João Pinto
Diogo Silva
**********
Melhores em jogo*:
Hugo Azevedo (5)
Ginho (4)
Hugo Costa (3)
Nélson Ribeiro (3)
André Torres (2)
Zé Braga (2)
Leal (2)
Rafael Costa
João Pinto
Zé Pedro
*Dois jogos houve em que não foi destacado o "melhor em jogo"
Sem comentários:
Enviar um comentário