quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Resumo da fase regular 2008/09 - parte I

Chegada a paragem de Natal/Ano novo (15ª jornada da fase regular), o OCB encontra-se no sexto lugar, com 23 pontos. Até a este momento, o OCB jogou sob o signo da irregularidade, com exibições e resultados inconstantes; está dentro dos objectivos traçados (oito primeiros lugares), contudo, verifica-se uma quebra (natural, depois da saída de três jogadores do cinco base 2007/08) em todos os itens (excepto nas vitórias: são igualmente 7) relativamente ao "Natal de 2007", que já tinha, por sua vez, sofrido uma quebra idêntica em comparação com o "Natal de 2006"... Os oquistas têm o terceiro pior ataque da prova, 28 golos, que não chega a dar a média de 2 por jogo (!), só superando, neste aspecto, o Carvalhos e o Cambra, últimos classificados.
Existiram dois "OCBês" distintos nestas primeiras quinze jornadas da fase regular 2008/09: um que joga em casa, outro que joga fora! Em casa, não fosse a derrota inicial com o Gulpilhares e o empate com o Braga, seria uma campanha perfeita. As vitórias ao Cambra, Candelária, Oeiras e Carvalhos confirmaram o favoritismo dos da casa e, na recepção à Oliveirense, o OCB, vindo do fracasso de Viana, arrancou, surpreendentemente, uma exibição portentosa, o melhor desempenho caseiro! Fora de Barcelos é que as contas se complicam, em oito jogos o OCB só conseguiu marcar outros tantos golos... Mas, os dados mais assombrosos são os dos golos sofridos: 28!! Porém, essa enorme décalage entre golos marcados e sofridos nos jogos fora, ainda permitiu que se vencessem os duelos de Gulpilhares (0-1) e Valongo (1-2). As visitas aos recintos da Juventude de Viana, Porto e Benfica, todavia, foram um pesadelo, goleadas à moda antiga. Mas não podem ser atribuídas responsabilidades aos jogadores, pois o clube viveu grande instabilidade: saída do preparador físico, professor Fernando Sousa; saída do atleta Miguel Viterbo, primeiro, de João Pinto, depois; incidentes no jogo OCB 1 - HC Braga 1 com posterior corte de relações institucionais entre os dois clubes; blackout decretado pela direcção (incompreensível, pois as moscas apanham-se com mel e não com fel!); confirmação da grave situação financeira do clube, revelada, em conferência de imprensa surpresa, pelos dirigentes do grémio barcelense (salários em atraso, suspensão - por um dia!! - de todas as competições nacionais por incumprimento do pagamento de taxas federativas, atraso na aprovação do PEC com consequente retenção de patrocínios de empresas e subsídios camarários... etc...). Por tudo isto, pode concluir-se que os atletas foram briosos ao máximo, pois era difícil abstraírem-se totalmente dos problemas do clube.
Em Janeiro, o OCB terá os jogos com o Valongo e Nortecoope, em casa, Cambra e Braga fora, e, se destes quatro jogos vencer três, fará 32 pontos, ficando a um pequeno passo de garantir a entrada nos playoffs... Ainda com sete jornadas por cumprir! Atendamos ao facto que, o Cambra, em 2007, ficou em oitavo, com 30 pontos, e, em 2008, foi o Gulpilhares o último a entrar nos playoffs, com 37 pontos... Mas, nesta época, deverá ser cavado um fosso entre os primeiros oito e os últimos seis classificados da tabela, sendo seguro que 34/35 pontos serão suficientes para serem atingidos os playoffs. Força OCB!! Um grande 2009!!
_
Tabela classificativa retirada do blogue Mais Hóquei

4 comentários:

BOLAS disse...

Excelente post. Só és o maior.

Ze Carlos disse...

Grande resumo da primeira volta, parabens. Resumindo, de ano para ano temos vindo a decrescer, agora que venham os entendidos defender a direcção e equipa técnica....

carlos alberto disse...

Análise bastante elucidativa daquilo que o OCB tem vindo a fazer nesta época. O aspecto a salientar tem sido a irregularidade da equipa (característica destas últimas épocas) e o decrescer de ano para ano.
Tal como foi dito no artigo os jogadores estão de parabéns já que têm lutado como podem, apesar de todos os problemas que o clube tem atravessado e que se tem reflectido na vida pessoal dos atletas.

Unknown disse...

Quero aproveitar esta fase do campeonato para dar os meus parabéns aos jogadores que mesmo com ordenados em atraso, contestação generalizada contra o treinador e a fuga de alguns colegas para outros clubes, mesmo assim tenhem mostrado um grande carácter e brio "profissional".Como sócio e barcelense o meu muito obrigado.