sábado, 28 de fevereiro de 2009

OCB 3 - FC Porto 7

A surpresa do campeonato nacional 2008/09, até ao momento, é o enorme fracasso do OCB, que não conseguiu assegurar um lugar nos playoffs. A derrota de hoje, 3-7, ante o hepta-campeão nacional, FC Porto, veio mostrar a forma pouco inteligente como foi preparada a época. O objectivo mínimo (oito primeiros lugares), uma fasquia já de si muito baixa para a grandiosidade do clube, não foi conseguido; o clube barcelense, aconteça o que acontecer na poule de manutenção (formalmente, designada Prova 3), vai arrecadar a pior classificação de sempre em mais de vinte anos de I Divisão!

O Porto foi senhor do jogo e, à passagem dos cinco minutos, já vencia por 0-2 (com golos marcados por Reinaldo Ventura e Emanuel Garcia), resultado com que seria atingido o intervalo. O início da segunda parte trouxe um OCB determinado a fazer pela vida, talvez animado pelos resultados que, noutros ringues, ainda o classificavam para os playoffs de luta pelo título. Hugo Azevedo marcou o 1-2 no primeiro minuto e deu alento à equipa, porém, de seguida, Reinaldo Ventura não foi de modas e voltou a bater Ginho, 1-3. Depois, surgiu Leal, o capitão oquista, que com um grande remate cruzado de longe (melhor golo da partida!) colocava de novo o marcador na diferença mínima (2-3). Mas os azuis-e-brancos, mesmo com a partida controlada, foram avolumando o resultado e chegaram novamente aos 7 golos (em Fânzeres deram 7-1; o score dos dois jogos dá um assustador 14-4!). A poucos segundos do fim, Zé Braga marcou o seu golo da praxe, 3-7, quando o público (que sabia da vitória do Porto Santo SAD na Maia) já pensava no quão dura iria ser a luta pela (até custa escrever a palavra!)... manutenção!

A poule de manutenção, onde os pontos da fase regular são partidos a meio (o OCB, nono, fica com 16, 4 pontos acima da linha d'água), terá dez jornadas, ao fim das quais, são despromovidos à II Divisão os três últimos classificados. Fazem companhia ao OCB, neste campeonato, a ACR Gulpilhares (10º, com 15 pontos), o CD Nortecoope (11º, com 14 pontos), a AD Valongo (12º, com 12 pontos), o HA Cambra (13º, com 8 pontos) e o CH Carvalhos (14º, com 3 pontos).
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Ginho, Leal, Nélson Ribeiro, Zé Pedro e Hugo Costa
Jogaram ainda: Hugo Azevedo e Zé Braga
Marcadores: Hugo Azevedo; Leal; Zé Braga
Melhor em jogo:
Leal (pelo golo marcado)
Marcha do marcador: 0-2 (intervalo); 1-2; 1-3; 2-3; 2-7; 3-7
_______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Poule de manutenção: 9º com 16 pontos (4 pontos acima da linha d'água)
Classificação final da fase regular: 9º lugar com 32 pontos
Vitórias/empates/derrotas: 9/5/12
Golos marcados/sofridos: 53/72
Marcadores: Hugo Azevedo (18); Hugo Costa (12); Zé Pedro (6); Zé Braga (5); André Torres (4); Nélson Ribeiro (3); Leal (3); Diogo Silva; João Pinto
Melhores em jogo: Hugo Azevedo (5); Ginho (4); Hugo Costa (3); Nélson Ribeiro (3); André Torres (2); Zé Braga (2); Leal (2); Rafael Costa; João Pinto; Zé Pedro
____________________________

10 comentários:

Unknown disse...

Como sócio deste clube fiquei revoltado pelo facto de deixarem chegar o meu ocb a este estado. Um clube de que eu tanto me orgulhei.
Parabéns senhor Vitor Silva pela maneira como geriu o plantel.
Miguel Viterbo sai não só por questões pessoais mas principalmente pelo comportamento do treinador. João, embora tenha dito que saia por causas económicas, mas toda a gente sabia a má relação que tinha com V. Silva. E Zé Braga? O sr. já se convenceu de que afinal até é um bom elemento para a equipa? Uma equipa que tantas carências tinha de goleadores. Se calhar ia resolver essas carências com os juvenis.
Tanta arrogância, prepotência vaidade e tão pouco de treinador. Sim, porque treinador não é aquele que sabe de hóquei, é acima de tudo aquele que consegue dirigir um grupo, sem criar inimizades e rancores, e sabe transmitir o que sabe com respeito por esse grupo de trabalho.
Lamento dizer mas se um dia PENSAR EM SER TREINADOR de qualquer escalão, vai ter muito que aprender a lidar com pessoas.

kkkkkk disse...

Sr. Vitor Silva: parabéns!!! Finalmente alcançou um feito histórico neste clube: a PIOR classificação de que há memória! E como se isto não fosse suficiente, não foi homem de assumir os erros cometidos e assumir que os objectivos a que se propos falharam. Só tem uma saída: a DEMISSÃO!!! Tenha vergonha e em vez de insultar tudo e todos (como fez em directo na rádio cávado no fim do jogo) vá treinar o barcelinhos....

carlos alberto disse...

Este era um cenário que com o decorrer da época se tornou cada mais real. As condições financeiras do clube e uma má gestão do plantel provocaram esta situação. Para terminar esta fase veio mais uma goleada, agora em casa, demonstrando todas as carências da equipa.
Agora é preciso reflectir muito bem sobre toda esta situação e preparar esta equipa para a luta que aí vem, porque a manutenção não está assegurada e vai ser muito complicado alcançá-la (mais do que muita gente possa pensar).
Não posso deixar de comentar a conferência do treinador do OCB após o jogo. Uma pessoa em representação do OCB não pode ter aquele tipo de afirmações, espero por isso que a direcção tome as devidas acções.

BOLAS disse...

Também espero que sim, mas já perdi as minhas esperanças...

Uma palavra de repugno aos sócios e massa associativa do OCB em geral que, à excepção da Kaos Barcelense e de meia duzia de sócios (basicamente os que aqui comentam) baseiam-se em criticar o treinador e alguns dirigentes nas costas e nos cafés, mas no pavilhão saiem caladinhos.

HIPÓCRITAS!!!

Ze Carlos disse...

Infelizmente aconteceu aquilo que menos queria-mos. Vamos ficar com a pior classificação da história do clube na 1ª divisão. e tá tudo dito.
Em relação ao futuro se o treinador disse que o objectivo era os 8 primeiros lugares, e como vimos não cumpriu esse objectivo, só tem uma saída a demissão.
Ninguém questiona o seu amor ao clube, que eu acredito ser verdadeiro, mas há alturas e ciclos na vida que se esgotam e o dele acabou, tão simples como isso. É preciso é ter coragem para assumir que errou e não dizer como disse na rádio ao fim do jogo, que estava de consciência tranquila...
Se ficar em 9ªlugar é estar de consciência tranquila...nem digo mais nada.....
Para concluir aqueles insultos gratuitos no fim de jogo, em direto na rádio, foram a cereja no topo do bolo. Só faltava dizer que foram certos jornalistas que marcaram golos na nossa baliza...
Uma palavra para a direcção, se não tem capacidade, principalmente financeira, para aguentar o clube, comvoquem eleições, para ver se começamos a nova época, sem os problemas deste ano.

Ze Carlos disse...

Só um pequeno pormenor, bastava ganhar aos Carvalhos, onde toda a gente goleou, menos nós e hoje o Gulpilhares, e tinhamos ficado em 8ºlugar com esses 2 pontos a mais.
Simples.

Jorge Frias disse...

Amor ao clube a ponta dum corno.. Ele que ganhe vergonha.. Eu sei que lês isto Vitor "Urso" Silva... Pede a demissão ou vais acabar por sair ao pontapé e sem a fortuna que nos queres roubar por causa do acordo com o da farmácia!

BAZA CAO!!!

carlos alberto disse...

Hoje o OCB consegue algum destaque nos jornais desportivos nacionais... mais uma vez pela negativa. Até a conferência do Sr. Vítor Silva foi alvo de referência!

BOLAS disse...

Como ontem alguém disse: eu a falar assim com a imprensa no football manager já tinha sido despedido e é só um jogo.

António disse...

Não é possível que esteja a acontecer!!!! O meu clube, aquele OCB que já foi noticia de tantos grandes feitos na modalidade, que tanto engrandeceu o nome de Barcelos, que sempre que aparecia na comunicação social de todo o país era para nos deixar orgulhosos de sermos Barcelenses......e o que lemos agora....só insucesso nos resultados da equipa que agora tem que lutar, não para ser campeão nacional mas para não descer de divisão.
Mas o mais grave de tudo isto é estar a frente da equipa um individuo que só sabe denegrir a imagem do clube com comportamentos de quem não tem o mínimo de educação e de responsabilidade pelo bom nome do clube e da terra.
Senhores presidente do Oquei Clube de Barcelos eu como Barcelense e sócio desse CLUBE venho desta forma protestar que essa direcção possa punir como manda o regulamento da instituição esse vosso funcionário que constantemente vem a ter comportamentos, que a serem divulgados pela comunicação social só nos envergonham e dão um péssimo exemplo a todos os jovens que o clube tanto se orgulha de dar formação como atletas e como homens.

VIVA O NOSSO OQUEI CLUBE DE BARCELOS.