quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

26ª Jornada: OCB - FC Porto

Sábado, 28 de Fevereiro, o OCB recebe o FC Porto. Esta é a última jornada da fase regular, a 26ª, e terá os jogos à mesma hora: 18:00. Novamente, o clube de Barcelos terá de encarar um desafio como o mais importante da época, pois o apuramento para os playoffs foi sendo adiado e, chegada a última jornada, há muitas contas a serem feitas (ver mais abaixo). Conquanto, o OCB só depende de si... E os portistas, confirmados como primeiros da tabela classificativa, não terão grandes ambições para a derradeira jornada mas, com certeza, que não vêm fazer turismo... De qualquer forma, o OCB terá de lutar até ao último segundo para que a época não se torne um pesadelo! Há quatro clubes para os últimos dois lugares dos playoffs (sétimo e oitavo), AD oeiras e OCB ocupam, para já, essas posições, mas o Porto Santo SAD e o Gulpilhares ainda têm uma palavra a dizer. Os árbitros para a partida de Sábado são os senhores Paulo Romão e Rui Lameiras, que se espera que tenham mais decoro que os seus colegas no último fim-de-semana, em Oeiras.
O OCB há muito que não consegue vencer os azuis-e-brancos: em Barcelos, a última vitória aconteceu a 26/2/2005! Muitos foram, no passado recente, os confrontos decisivos do OCB frente ao Porto, Sábado volta a ser mas para uma meta muito mais modesta.
O jogo da primeira volta, no Pavilhão Municipal de Fânzeres, ficou 7-1!
--------------------------
"Contas":

---------------------
6º- HC Braga, 35 pontos (já entrou nos playoffs)
7º- AD Oeiras, 34 pontos
8º- OCB, 32 pontos
>>>>>>>>>>
9º- Porto Santo SAD, 31 pontos
10º- ACR Gulpilhares, 29 pontos
----------------------
Jornada 26:
HC Braga - Candelária SC
HA Cambra - AD Oeiras
OCB - FC Porto
CD Nortecoope - Porto Santo SAD
CH Carvalhos - ACR Gulpilhares
---------------------
*Em caso de vitória sobre o Porto, o OCB consegue, desde logo, um lugar nos playoffs, podendo, ainda, subir ao sétimo lugar se o Oeiras perder; ou se, Braga, Oeiras e OCB acabarem com os mesmos pontos (35), pois, nesse caso, os bracarenses terão vantagem sobre o OCB (sétimo) e Oeiras (oitavo). Se o Oeiras e OCB terminarem empatados (35 pontos), a vantagem no confronto directo é dos oeirenses; os barcelenses ficarão em oitavo lugar. Mas como o que importa mesmo é o apuramento, a melhor classificação possível depois se verá, bem como o adversário dos quartos-de-final;
*Em caso de empate, o OCB tem de esperar que o Porto Santo não vença na Maia para manter o oitavo lugar - o Gulpilhares, mesmo vencendo nos Carvalhos, fica fora dos playoffs;
*Em caso de derrota, o OCB necessita que o Porto Santo e Gulpilhares não vençam os seus jogos, pois, em igualdade pontual com os madeirenses, o OCB ganha o confronto directo, mas, com os gaienses, perde. No caso de Gulpilhares, OCB e Porto Santo terminarem com os mesmos pontos (32), são os gulpilharenses a ocuparem a última vaga para os playoffs, porque num "campeonato a três" conseguem mais pontos.
_
Força OCB!!

1 comentário:

Ze Carlos disse...

Pois é chegou a hora das decisões. E depois de tantos pontos perdidos escusadamente só temos de ganhar ao Porto....
Joguem, lutem e deixem o suor e o sangue dentro do ringue, porque nós (sócios) não admitimos ficar fora dos 8 primeiros. E também vos garanto, depois de tantos anos de rivalidade com o Porto pelo 1º lugar, eles se puderem nos calcar e esmagar, não vão perdoar.
Boa sorte e força.