terça-feira, 28 de dezembro de 2010

"Topo e Fundo" do campeonato 2010/11 - parte I


Xixa e Carlos André. São os melhores marcadores da equipa e dos melhores do campeonato, 6.º e 12.º, com 16 e 14 golos marcados, respectivamente. O veterano Jorge Maceda foi por cinco vezes, neste blogue, considerado o 'melhor em jogo', já Carlos André Rodrigues, por três vezes foi o 'melhor' do OCB. Nestas 'distinções' os defesas são, muitas vezes, esquecidos, e no OCB a defesa até está num nível muito bom, mas estes dois avançados têm mesmo decidido jogos, com a eficácia que põem nos livres directos (Xixa) e nos penáltis (Carlos André). Ambos já conseguiram um 'póquer' (!): Xixa no dérbi minhoto da segunda jornada, OCB 7 - AJ Viana 6; e Carlos André em Cascais, na sexta jornada, 4-6.
**********


José Fernandes e SAD. Mais uma vez, o técnico oquista começou uma temporada com um plantel construído 'em cima do joelho', do qual conseguiu fazer uma boa equipa, com resultados muito acima das expectativas. A SAD barcelense, aos poucos, foi calando as vozes mais cépticas, ergueu o clube, criou uma imagem de rigor e, a nível desportivo, colmatou as lacunas apontadas pelo técnico no início do campeonato, contratando Márcio Rodrigues e Nuno Félix, que decisivos foram em algumas partidas.

**********


Arbitragem. Com as novas regras, a importância do árbitro duplicou. Uma má decisão pode condicionar todo o jogo de um contendor, pois as faltas são contabilizadas e os cartões levam à exclusão de jogadores e à marcação de livres directos, situações que, naturalmente, dão golos. Se houve situações em que o OCB foi favorecido, muitas houve em que saiu prejudicado: como no jogo com o SL Benfica, onde cinco cartões sem justificação aniquilaram as pretenções dos oquistas na partida da nona jornada, quando um dos árbitro já havia validado um golo 'fantasma' ao adversário do OCB, na sexta ronda, em Cascais.

Sem comentários: