terça-feira, 11 de março de 2008

Resumo da fase regular (parte II)

QUADRO COMPARATIVO DAS FASES REGULARES DAS DUAS ÚLTIMAS ÉPOCAS
(Em todos os ítens, a época corrente perde para a anterior, destaque para os 38 golos marcados a menos e para os menos 12 pontos conquistados.)
________________________________________
TABELA FINAL DA FASE REGULAR 2007/08
______________________________________________
A segunda volta da fase regular não começou nada bem, como já se viu no "Resumo (parte I)" (empate em Alenquer, empate na recepção ao Gulpilhares e derrota em Braga), mas depois, com a entrada no novo ano, a equipa venceu a Juventude Ouriense, em casa, e pensou-se que o trilho das vitórias fora encontrado. Todavia, com a derrota frustrante em Viana, onde esteve na frente do placard imenso tempo, o OCB voltou a desiludir nos jogos caseiros e empatou 4-4 com a AA Espinho. Na deslocação a Fânzeres, na jornada seguinte, deu-se o previsível regresso às derrotas... o adversário era o (ainda!) invicto FC Porto.
Mas depois de Fânzeres, veio a melhor sequência de vitórias do clube (cinco). Os derrotados foram a AD Valongo, Candelária SC, Porto Santo SAD, HA Cambra e SL Benfica. Refira-se que destas vitórias, as mais importantes foram as dos Açores (0-1) e da Luz (2-3), onde os barcelenses mostraram um hóquei muito seguro e qualidade para vencerem em qualquer ringue. Ginho, por esta altura, era quase imbatível, esteve mais de cem minutos sem sofrer golos, foi o maior responsável pela sequência vitoriosa.
A derrota surgiu só na última jornada, com a UD Oliveirense (4-5), num jogo que poderia colocar o clube de Barcelos nos quatro primeiros lugares... Mas não foi por este jogo que o OCB não conseguiu garantir o factor casa para os quartos-de-final do playoff, há a lamentar, principalmente, os empates caseiros com o Gulpilhares e com o Espinho... Mas nem tudo podia correr pelo melhor, como é óbvio, e o quinto lugar na fase regular é muito bom; tendo em conta a dificuldade que o clube teve em colmatar as saídas de jogadores fulcrais no fim da época passada, e, tendo em conta o investimento de outros clubes, o lugar alcançado acaba por ser um prémio para o esforço que o grupo mostrou em todas as pistas. Agora, temos de defrontar a AJ Viana nos quartos-de-final do playoff e tudo pode acontecer, mesmo sem o factor casa do nosso lado...

Sem comentários: