segunda-feira, 9 de outubro de 2006

1ª Jornada: Juventude Ouriense - OCB

Faltam 2 dias para começar a caminhada do OCB neste campeonato (Quarta, dia 11, às 21horas); começa em Ourém, cidade histórica que fica a cerca de 20Kl de Leiria. A Juventude Ouriense é recém-promovida e, se o OCB conseguir apresentar o seu Hóquei, conseguirá trazer os primeiros 3 pontos para Barcelos. Mas nunca fiando, dentro das quatro tabelas é que ganham os jogos.

O campeonato este ano, mesmo mantendo-se com 14 clubes, muda a estrutura competitiva da segunda fase. Assim, a poule B passa de 8 para 6 equipas e continua no sistema "todos contra todos"; a poule A fica com os restantes clubes que jogarão em sistema de "playoff" (a eliminar) para apurar o campeão. Nos quartos-de-final do playoff e meias-finais, joga-se à melhor de 3 (quem obtiver 2 vitórias, passa a eliminatória seguinte). Na final, joga-se à melhor de 5, ou seja, o campeão terá de vencer 3 jogos. O "factor casa" poderá ser decisivo, pois, o 1º jogo de cada eliminatória será efectuado no terreno do melhor classificado na 1ª fase (se forem necessários todos os jogos do playoff, quem joga em casa 1º, fecha também a eliminatória em casa).
Por isso, para os 4 primeiros lugares o OCB deverá lutar, ter o "factor casa" pelo menos nos quartos-de-final é muito importante!

Outra alteração, é a suspensão dos jogadores, por 1 jogo, a cada acumulação de 3 cartões azuis! A suspensão, no passado, era só feita com base em cartões vermelhos, onde o castigo, de 1 jogo ou mais, era decidido mediante a gravidade da infracção. Agora, sabendo da forma quezilenta como o Hóquei é jogado e, a forma como os árbitros distribuem cartões a tudo que mexe, muitos clubes terão dificuldades em gerir os castigos, mais aqueles que jogam com o 5 base e pouco mais. Os jogadores mais utilizados e mais influentes serão sempre os mais "azulados"!

Será que o OCB pode ter mais possibilidades de ser campeão com este sistema? Talvez. Pois este sistema não premeia a regularidade, mas sim, a pontualidade exibicional; se o OCB arrancar duas exibições extraordinárias, ou apanhar um adversário menos forte do que o habitual, em cada eliminatória, pode ser até campeão! No sistema "todos contra todos", a margem de erro é maior e, a equipa mais regular venceria. Neste novo sistema poderá aparecer um "outsider".

5 inicial provável para abrir a época:

10-Ginho (g-r)

7-Joel Coelho (d-m) 4-Tiago Rafael (d-m)

8-Caio (a) 9-Nuno Félix (a)

FALTAM 2 DIAS PARA COMEÇAR O CAMPEONATO!

4 comentários:

Anónimo disse...

concordo com o cinco inicial...mas não estou seguro que seja o ginho a começar a epoca, pelo que me apercebi na pré época...mas talvez tenha sido apenas um sistema de rotação como só o VS sabe fazer em Portugal, com ele todos os redes tem oportunidade para se mostrar...força para o arranque da nova época!

Anónimo disse...

pensemos ja é no benfica de sabado.. nao podemos perder o comboio..

Anónimo disse...

no benfica? antes do benfica ha jogo com o ouriense!

Anónimo disse...

pensemos no benfica? e que tal pensarmos no jogo com o ouriense?!