sábado, 30 de setembro de 2006

Crónica: Mundial de clubes coxo


Acaba hoje o 1º Mundial de clubes de Hóquei em Patins realizado em Angola, e, quando ainda falta realizar-se a última jornada (FC Porto-Réus e SL Benfica-Bassano) do grupo que apura o vencedor, já está encontrado o campeão do mundo: Bassano (Itália) . O ex-jogador do OCB, Luís Viana, e Ricardo Pereira, depois de em 2003 (Oliveira de Azeméis) se terem sagrado campeões do mundo por Portugal, conseguem agora ser campeões do mundo de clubes pelo Bassano. Parabéns! Mais ainda, quando "todos" repartiam palpites entre Porto e Réus.

Esta prova contou com 12 clubes repartidos por 4 grupos. Os vencedores dos grupos (1º parágrafo) formaram o grupo de apuramento do campeão; do 5º ao 12º lugares, encaixaram os restantes clubes (Conceptión PC e Olímpia SJ da Argentina, Sertãozinho do Brasil, GD Maputo de Moçambique, Lodi de Itália, Estudiantil do Chile e, o Petro de Luanda e Juventude de Viana do pais anfitrião, Angola).

Este campeonato é uma boa ideia, o formato é discutível, mas, o pior de tudo, foram os critérios de escolha dos clubes. Claro que foi um campeonato experimental, claro que os clubes foram convidados, mas as ausências de clubes como o Barcelona e o Follonica (actual campeão da Europa) , questionam o mérito de participação no torneio. Na próxima edição terá de ser estabelecida uma fórmula que premeie todas as melhores equipas. Se essa fórmula fosse aplicada com base no ranking mundial de clubes, o OCB, já este ano "caberia" nos 12 eleitos, pois actualmente, ocupa o 10º lugar dessa classificação. Mas se fosse essa a fórmula, não seria um campeonato do mundo, já que, o primeiro clube de fora da Europa ocupa o 14º lugar no ranking! Portanto, a questão vai ser difícil de resolver.
Começou coxo o mundial de clubes. Parece a vingança dos "segundos".

Registe-se ainda: a não presença de equipas da Suíça e França, onde o hóquei já tem bom nível, e, a malapata de Benfica e Porto em competições internacionais (já lá vão largos anos sem conseguirem um troféu!)

Fonte: rink-hockey.net

3 comentários:

Anónimo disse...

1º torneio da ADPasteleira

PASTELEIRA 4-6 OCBARCELOS

OLIVEIRENSE 2-1 INFANTE SAGRES

AMANHA

FINAL: OCB-OLIVEIRENSE

3 e 4 PASTELEIRA- INFANTE

Anónimo disse...

Força aí ocb...
cumprimentos ao responsavél pelo blog..

Anónimo disse...

pelo Barcelos e pela nacao, erguemos a nossa mao. 88
Casuals O.C.B.