sábado, 17 de setembro de 2011

Meia-final de 'loucos' apura Portugal para a final ibérica

Foi já no desempate por penáltis, à quarta sticada lusa, que Portugal carimbou o acesso à final! João Souto, que no fim do jogo disse que "não havia lugar melhor para receber este Campeonato do Mundo do que Barcelos", seguiu o exemplo de Telmo Pinto, Hélder Nunes e Miguel Rocha e bateu o abnegado guarda-redes argentino (a selecção portuguesa não falhou nenhum penálti!; a argentina errou o alvo por duas vezes).
Mas o jogo teve uma longa história, uma verdadeira final, com quezílias, penáltis duvidosos (um par deles), livres directos (muitos!) e cartões azuis, reviravoltas no marcador... Os portugueses foram para intervalo a perder 2-3, depois estarem na frente por duas vezes; no segundo tempo, conseguiram pôr-se de novo duas vezes na frente, mas também acabaram por ser 'apanhados' pelos argentinos. 5-5 foi o resultado ao fim dos 40 minutos. Portugal fez os últimos minutos com nove faltas, retardando o livre directo favorável aos argentinos; aguentou ainda a primeira parte do prolongamento e três minutos da segunda sem fazer a décima falta; foi um momento de grande stresse o livre directo da Argentina (o 'golo de ouro' eliminava definitivamente Portugal), que acabou com a bola escondida nas caneleiras do 'keeper' português! O pavilhão respirou de alívio e os derradeiros dois minutos mostraram um Portugal bastante confiante! Foi essa força anímica e o ambiente favorável, de incondicional apoio aos verde-rubros, que pesaram no desfecho 4-2 no desempate por penáltis.

Gonçalo Alves marcou três golos (um dos dois melhores marcadores, com 19 golos!); João Souto abriu a contagem e Pedro Vaz marcou o quinto golo português. Hoje, às 19:30 horas, Portugal joga a final com a Espanha.
_
Meias-finais:
Portugal 5 (9) - Argentina 5 (7)*
Espanha 5 - Itália 2
*após desempate por penáltis
_
Final:
Portugal - Espanha (hoje, às 19:30 horas)

Sem comentários: