domingo, 29 de maio de 2011

OCB 2 - FC Porto 4

Foi com um pavilhão lotado que o OCB recebeu o FC Porto. E, como seria de esperar, após a demolidora vitória de Braga, os oquistas deram muito que fazer aos eneacampeões! Os da casa perderam (2-4), mas apenas em pormenores, pois o equilíbrio foi a 'nota' dominante. Pormenores, também, decididos pela dupla de arbitragem Joaquim Pinto/José Monteiro, que teve 'apontamentos' escandalosos... Mas não foi por aí, pois a equipa portista, pela qualidade que possui, dificilmente perderia em Barcelos.
Nesta ronda, a penúltima (29.ª), ficou estabelecido quem desce divisão. Assim, o Alto Minho perde a representação dos seus dois clubes na I Divisão, pois as associações de Viana do Castelo e Ponte do Lima juntam-se ao SC Tomar e ao HA Cambra na despromoção. A 'surpresa' reside na descida do ainda vice-campeão, AJ Viana, que de um ano para o outro 'afundou' todo o estatuto desportivo de oito ano a bom nível.

André Azevedo só aos 10' inaugurou o 'placard', mas por pouco tempo os 'azuis-e-brancos' ficaram na frente, pois Carlos André (que época está a fazer este jogador!), de penálti, lance no qual é especialista, fez o empate a um golo. O OCB ficou ainda mais confiante no encontro, porém, num erro de marcação, os oquistas permitiram de novo a vantagem portista, nem cinco minutos depois, por Emanuel Garcia. No segundo período, o Porto fez o 1-3, por Gonçalo Suíssas, o que fez esmorecer o ânimo do público local. De penálti, 'cavado' por André Azevedo, em falta enexistente de Carlos André, Reinaldo Ventura ampliou para 1-4 e parecia estar ditado o vencedor do encontro. Todavia, o OCB ainda viria a 'dar cartas', pois a seis minutos do fim do encontro, Xixa, de livre directo superiormente executado, reduziu para 2-4 e pôs a sua equipa a 'carregar' sobre os campeões nacionais. Então, surgiu a arbitragem a 'acalmar' o ímpeto oquista, ao inventar a décima falta do OCB, que contudo os portista desperdiçaram. Seguiu-se alguma revolta nas bancadas, nada que estragasse de todo o espectáculo, e nos últimos minutos, mesmo com mais um elemento em pista, por cartão azul a Reinaldo Ventura, os barcelenses não conseguiram melhor que o 2-4 final.
O OCB está em sétimo, posição que, neste ano, dá acesso 'à Europa'. Tem 38 pontos. Na última jornada, os oquistas vão a Vila Nova de Gaia para defrontar a ACR Gulpilhares.
_______________________________
O OCB NO JOGO

_
5 inicial: Ginho (GR), Leal, Chumbinho, Xixa e Carlos André
Jogaram ainda: Nuno Félix, Márcio Rodrigues, Paulo Matos (GR) e Samuel Costa
Marcadores: Carlos André; Xixa
Melhor em jogo: Xixa (comandou a equipa e, na execução do livre directo, fez uma obra de arte!)
Marcha do marcador: 0-1; 1-1; 1-2 (intervalo); 1-4; 2-4
______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação à 29.ª jornada:
7.º com 38 pontos
Vitórias/empates/derrotas: 12/2/15
Golos marcados/sofridos: 112/136
Marcadores: Xixa (39); Carlos André (35); Nuno Félix (11); Chumbinho (9); Leal (6); Márcio Rodrigues (5); Samuel Costa (4); Nuno Almeida (3)
Melhores em jogo: Carlos André (9); Xixa (9); Nuno Félix (5); Paulo Matos (3); Nuno Almeida (2); Leal

Sem comentários: