quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Depois do "póquer", Xixa em destaque no site da FPP

"Não gosto de perder nem a brincar"


Jorge Maceda foi um dos protagonistas da segunda jornada do Campeonato Nacional da I Divisão de Hóquei em Patins: frente à Juventude de Viana, o histórico jogador marcou quatro golos - o último dos quais valeu os três pontos, ao desempatar a partida - e, aos 41 anos, demonstra que ainda consegue atingir níveis exibicionais elevados.

«Continuo a jogar, porque gosto muito de hóquei em patins. Sinto-me bem fisicamente, mentalmente e tenho uma boa recuperação. Estar três ou quatro minutos no banco de suplentes é suficiente para recuperar e voltar a jogar. Além disso, não gosto de perder nem a brincar. Enquanto me sentir bem, mantenho-me como jogador. Destaco, por isso, o trabalho de Paulo Machado, na preparação física», afirma, em declarações ao site da Federação de Patinagem de Portugal, Jorge Maceda, que integra o lote de melhores marcadores, com cinco tentos apontados.

Xixa, como popularmente é conhecido, realça a importância da primeira vitória no campeonato: «Marquei quatro golos, o que nem sempre acontece. Na época passada, apontei três frente ao Paço de Arcos, na vitória por 5-3, o que foi importante para o início da recuperação, pois estávamos no último lugar. O que interessa não é quem marca, mas, sim, a vitória e os três pontos, para que tenhamos confiança nesta fase. A Juventude de Viana é uma equipa diferente, porque perdeu jogadores como Paulo Almeida, Pedro Alves, Gonçalo Suissas e Luís Viana, mas continua a ser uma equipa difícil. Tem o guarda-redes da Selecção Nacional [Sebastian Silva, n.d.r] e Didi, que também é internacional, e aposta em jovens jogadores».

O Óquei de Barcelos viveu momentos atribulados na pré-temporada, a nível directivo, mas Jorge Maceda acredita que o clube está no bom caminho: «Tivemos alguma ansiedade, porque não sabíamos se iria haver um clube novo ou se o Óquei de Barcelos iria acabar. A SAD foi constituída e esperamos que as coisas melhorem. Deram-nos confiança financeira, com o pagamento de dois meses no início da época, e isso é importante»

Currículo de luxo

Jorge Maceda está ligado a algumas das principais conquistas do Óquei de Barcelos, a nível nacional e internacional, como o campeonato português, Taça de Portugal, Supertaça Nacional, Taça das Taças, Taça Intercontinental - Campeonato do Mundo de clubes e Supertaça Europeia: «Foram conquistas fantásticas, com o treinador José Fernandes. Espero que o Óquei de Barcelos volte aos grandes momentos. Não será nesta época, mas acredito que isso irá acontecer nos próximos anos. Comecei a jogar na Académica de Espinho, depois na Sanjoanense, onde me tornei sénior, e entrei no Óquei de Barcelos em 91/92. Saí no final da época seguinte, para a Oliveirense, e andei a «saltar» por diversos clubes. Estou, agora, a iniciar a oitava época no Óquei».

Técnico já com provas dadas

Jorge Maceda acumula, este ano, funções de jogador, com as de treinador dos juniores da equipa minhota. Curiosamente, neste escalão, houve, também, um duelo com a Juventude de Viana, mas o resultado, neste caso, não foi tão feliz: «Perdemos 3-7. A três minutos do fim, estava 3-4, mas, depois, sofremos mais três golos e não tivemos hipótese. Saíram jogadores importantes, mas acredito na equipa. Nos infantis do Óquei, obtive o título regional de infantis, no Candelária, fui campeão dos Açores e consegui o segundo lugar com os juvenis do Braga no distrital, num ano em que só subia o primeiro classificado ao Nacional. Neste caso, foi o Óquei de Barcelos».

Sem comentários: