sábado, 13 de março de 2010

AD Valongo 5 - OCB 4

Hugo Azevedo e Miguel Viterbo derrotaram o OCB. O desaire de hoje (o 11.º da época), 5-4, no pavilhão da AD Valongo, deveu-se à entrada apática do conjunto de José Fernandes na partida, e à eficácia de Hugo Azevedo, que fixou o resultado ao intervalo em 3-0 (golos apontados aos 6', 7' e 13'). Os barcelenses, após a 18.ª jornada, continuam em 10.º lugar, contudo, e porque os seus quatro perseguidores jogaram entre si, está agora apenas três pontos acima da linha d'água.

A segunda etapa trouxe um OCB organizado, que podia ter conseguido um resultado positivo, mas que sofreu quebras em momentos cruciais, devido a um critério heterogéneo da dupla de arbitragem. Antes da tentativa de recuperação dos minhotos, Hugo Azevedo fez um póquer!, ao estabelecer o 4-0 no placard, aos 6'. A reacção do OCB foi então fortíssima, pois, ainda com 13 minutos para se jogar, já havia reduzido para 4-2. Primeiro por Xixa, na execução de livre directo relativo à 10.ª falta de equipa do Valongo, e depois por Bruno Matos, que surgiu oportuno a desviar uma bola ao segundo poste. Mas passados três minutos, Ginho viu cartão azul, exageradíssimo, e embora do penálti não tenha resultado golo, a jogar em power play, com mais um atleta, o Valongo aumentou para 5-2, também por um ex-oquista: Miguel Viterbo. Joca entrou seguro para a baliza, defenderia ainda, até ao fim da contenda, dois livres directos. Com Xixa a orientar a equipa na pista e o juvenil de primeiro ano Hélder Nunes no ataque (com enorme postura, refira-se), os azuis foram voltando a assumir o jogo e viram Hugo Costa, na raça, fazer o 5-3 (18') e Xixa o 5-4 (20'), em novo livre directo (15.ª falta dos verdes) marcado na perfeição. Os últimos minutos atingiram níveis elevados de irritação com as decisões dos juízes, que cortaram o ritmo ao encontro, sendo o cartão azul mostrado a Hugo Costa o paradigma da dualidade de critérios.
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Ginho (GR), Leal, Kika, Xixa e Hugo Costa
Jogaram ainda: Bruno Matos, Hélder Nunes, Leandro Wada e Joca (GR)
Marcadores: Xixa (2), Bruno Matos e Hugo Costa
Melhor em jogo: Xixa (fez uma grande partida. Tremendamente inteligente a jogar num ambiente adverso e exímio na marcação de livres directos)
Marcha do marcador: 3-0 (intervalo); 4-0; 4-2; 5-2; 5-4
_______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação à 18ª jornada: 10º lugar com 17 pontos
Vitórias/empates/derrotas: 5/2/11
Golos marcados/sofridos: 51/73
Marcadores: Hugo Costa (15); Xixa (9); Leal (9); Kika (8); Bruno Matos (7); Zé Pedro (3)
Melhores em jogo: Hugo Costa (5); Xixa (3); Zé Pedro (2); Ginho (2); Leal (2); Kika (2)
_______________________________

Sem comentários: