A condição essencial para o surgimento do Hóquei em Patins foi, muito naturalmente, a existência de patins! E quando foram eles inventados, os patins de rodas? Em 1760, um mecânico belga, chamado John Joseph Merlin, a viver em Londres, construiu os primeiros patins de rodas, com duas rodas de ferro em linha, havendo a partir daí inúmeras alterações à invenção do belga. Mas é em 1863, passados cerca de cem anos, que se dá a grande evolução nos patins de rodas. Plimpton, um fabricante de móveis americano, apresenta um patim de quatro rodas, duas à frente e duas atrás, com a grande inovação de ter introduzido um eixo, em torno do qual as rodas podiam virar independentes da plataforma. Introduziu também um amortecedor de borracha que permitia ao patinador inclinar-se na direcção em que queria virar. Criava-se assim um conjunto composto pela ponte, eixo, rodas, amortecedor de borracha e parafuso de regulação do aperto, conjunto que era colocado no trem dos rodados. Tinha também uns prendedores de ferro na biqueira e no calcanhar, embora em 1866 tenha apresentado uma versão melhorada, com presilhas e fivelas. Em 1873, apareceram em Portugal os primeiros patins de rodas, que pertenciam à Rainha D. Maria Pia, que se julga terem sido trazidos de Paris. E, na sala de troféus da Federação de Patinagem de Portugal, fazem-se notar um par de patins (foto) em madeira, que dizem ter sido utilizados pelo Príncipe Luís Filipe de Bragança, filho do rei D. Carlos e da rainha D. Amélia. Estes patins foram encontrados no Palácio Ducal de Vila Viçosa.
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