quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Curiosidade: O Galo de Barcelos e a "fast food"

É a imagem que, no estrangeiro, porventura melhor identifica Portugal. Falamos do Galo de Barcelos, claro está! Que, imagine-se, é o símbolo de grandes cadeias de fast food, como a Nando's. Actualmente, a Nando´s tem 700 estabelecimentos, próprios e franchisados, espalhados por 33 países, que servem, essencialmente, frango assado com piripiri.
Um feito que faz da marca a segunda maior cadeia de restaurantes de frango do mundo, a seguir à Kentucky Fried Chicken. "O facto de o galo se levantar e cantar faz-nos identificar com os valores da marca do Nando's", diz o empresário Fernando Duarte, natural do Porto, mas desde os quatro anos a viver na África do Sul. No dia 13 de Novembro de 2007, a cadeia Nando´s celebrou 20 anos. Todas as lojas sul-africanas fecharam nesse dia e os seus 6500 empregados naquele país foram convidados para uma festa de arromba em Joanesburgo. Fernando não quis que ninguém faltasse e mandou fretar 500 aviões.
Mas existe, também, outra cadeia de "comida rápida" que, além de usar a imagem do Galo, usa ainda o nome Barcelos! A Barcelos é enorme, tem cerca de 90 lojas e está espalhada por seis países, como Botswana, Singapura e Reino Unido. E até em Macau existe um restaurante, Happy Grill, que tem na ementa obviamente o frango de churrasco, e no logótipo o galinácio barcelense!

Sem comentários: