segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Curiosidade: Hóquei em Linha

O Hóquei em Linha é uma modalidade de patinagem relativamente recente. Com um número já elevado de praticantes, esta modalidade (praticada em recintos normalmente utilizados para o Hóquei em Patins, com as dimensões de 44×22 metros – exceptuando as competições internacionais em que se exige como mínimo 50×25 metros) é jogada com um disco ("puck"), patins em linha com três ou quatro rodas e sticks especiais. Os jogadores de campo (quatro, como no Hóquei em Patins) utilizam um stick com 150 cm e o guarda-redes um de 100 cm. Esta modalidade assemelha-se ao Hóquei em Gelo, no que diz respeito ao equipamento: as camisolas são largas e compridas, sendo numeradas de 00 a 99.
A primeira competição oficial de Hóquei em Linha, em Portugal, foi o Torneio Aberto da AP Lisboa realizado em Nafarros, em 1997/98, com as equipas de Cascais e da Buraca.
O Hóquei em Linha teve as suas primeiras competições organizadas pela FPP na época de 1998/99, com o Torneio de Loures, ganho pelo GDS Cascais/Barracudas, e com o Torneio de S. João das Lampas, ganho pela Liga de Algés/Corvos.
Na época de 1999/2000 realizou-se, pela primeira vez, o Campeonato Nacional de Hóquei em Linha, com a presença das equipas do Dramático de Cascais/Barracudas, Liga de Algés/Corvos, União Ciclista da Buraca/Blasters, Grupo Cultural Carregalense/Diabos, Castelense/Sertã, tendo sido campeão o GDS Cascais/Barracudas.
_
Fonte: FPP

Sem comentários: