sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Vítor Silva: treinador demite-se

Se há uma figura transversal a todos os sucessos e conquistas do OCB, é Vítor Silva. O guarda-redes sulista que chegou a Barcelos em 1990, logo em época de estreia conseguiu ser campeão europeu! Depois, o grupo fantástico a que pertenceu o demissionário treinador, acabou por ganhar tudo o que havia para ganhar. Nos anos noventa se escreveram as mais bonitas páginas da história do clube. Já no novo milénio, Vítor Silva e Guilherme Silva, os únicos "campeões de Monza" ainda no clube, venceram o campeonato, integrando a segunda "equipa maravilha" do OCB, a popular "equipa dos italianos". Em Oliveira de Azeméis, a 30 de Junho de 2001, Vítor Silva acabava a carreira de jogador. Como campeão! Mas começava uma nova etapa na sua vida, a de treinador (nas camadas jovens do OCB). Quando em 2004 José Querido deixou de ser o "timoneiro" oquista, Vítor Silva foi a escolha óbvia para treinador sénior. Até ontem ocupou o cargo. Ao fim de cinco épocas, não resistiu ao mal-estar evidente no seio do clube.
Guilherme Silva e Vítor Silva foram, em conjunto, os "donos" da baliza do OCB ao longo de onze anos
Nas últimas cinco épocas, pelas mãos do treinador oeirense passaram muitos jogadores, a cada fim de época havia debandada no plantel sénior, o que sempre foi um óbice ao sucesso desportivo. Vítor Silva assumia, frontalmente, o corte com o passado, usando um discurso miserabilista, focando sempre a "realidade difícil" do clube, sendo excessivamente protector para os sucessivos dirigentes, que tinham o dever de tornar a "realidade" mais próspera. A coerência do discurso era desmentida na prática, pois as ditas equipas "baratas" e com "margem de progressão" eram, a cada ano, desfeitas.
Ao dar o "peito às balas" pela actual direcção, nas eleições da primavera de 2008, Vítor Silva ficaria fragilizado, definitivamente sem poder de reinvindicação. Enquanto que, nos seniores, tudo lhe corria mal, nas camadas jovens, o terreno onde o treinador "faz escola" e onde se sente melhor, construía uma estrutura sólida, rigorosa e vencedora, "a melhor do país!" (acabou campeão em juniores e iniciados).

Numa estrada, umas vezes é preciso virar à direita, outras, à esquerda, ou seguir mesmo em frente, ou, quem sabe, até fazer a inversão de marcha. Como qualquer pessoa, Vítor Silva nem sempre tomou a direcção certa, embora tenha criado uma forte imagem de competência, dedicação e coragem. Com erros. Como todos.
Troféu vencido por Vítor Silva como treinador sénior, Supertaça de 2004

7 comentários:

kkkkkk disse...

A ser verdade, uma vez que o site oficial do clube ainda não divulgou nada, o que é vergonhoso, e atendendo à actual situação do clube, a saída de Vitor Silva é, em princípio, uma má opção para o clube.

Aqueles que tudo fizeram para que esta situação acontecesse, os mesmos que o ano passado Vítor Silva deu a cara nas eleições, estão de parabéns...

carlos alberto disse...

Penso que tomou a atitude mais acertada, quer para o próprio, quer para o clube. Comandou o clube na altura mais difícil da sua história, segurando muitas vezes um barco sem rumo directivo (embora muitas vezes com exageros, como o próprio o admitiu). Está igualmente ligado aos maiores sucessos do clube.
Adivinham-se ventos de mudança no OCB, esperando que tragam melhores dias.

Educ disse...

Agora é que a caravela barcelense vai andar mesmo a deriva...este ano perderam duas pessoas que remavam como ninguém pelo Barcelos (André Torres e Vitor Silva).

O Barcelos vai de mal a pior...o clube está nas mãos da máfia...se bem que chamar máfia a actual direcção é estar a insultar o mafiosos, porque eles conseguem bater tudo...

Não há caracter, não ha personalidade, não há frontalidade, não há coragem...parecem canalha! Informam os despedimentos de técnicos por SMS?!?! até dá para rir...é o fim! nem a S.A.D. irá inverter isto porque ninguém está para vos aturar!

Sorte é dos clubes que vão adoptar os dispensados esta época...e o Braga nesse ponto não ficou a dormir..ja muito se deve estar a rir o Botelho lol

Felicidades para o Barcelos...uma fase muito negra se adivinha...ou mesmo a morte..

Cesário Marques disse...

Acabou-se o problema que muita gente dizia existir no OCB, o seu treinador.
Agora que o treinador saiu, e os objectivos da direcção foram alcançados, cá estaremos para ver os resultados.
Um clube como o OCB, com este andamento não irá por certo muito longe, espero sinceramente estar enganado.
Um agradecimento a alguém, que durante quase 20 anos defendeu o clube como poucos, e cometeu um erro grave, ter confiado no projecto desta direcção.

Cesário Marques disse...

Já agora, a saída do comando técnico, não ser anunciado no site oficial do clube é no mínimo lamentável.

Guilherme Silva disse...

Fico triste pelo Vitor e pelo OCB.Porque o 1º lutou sempre como um doido pelo 2º, já o inverso parece que não aconteceu (é a sensação que tenho...), mas a vida é assim mesmo.
Desejo aos dois a maior felicidade do mundo.

Guilherme Silva

Cesário Marques disse...

Os objectivos já foram alcançados, agora é abrir e ver no que dá...