segunda-feira, 29 de junho de 2009

Mundial Vigo'2009

O Mundial de Vigo'2009 está prestes a começar! A 4 de Julho será feita a cerimónia de abertura, seguida do jogo Espanha - Moçambique. Portugal entrará em acção no dia seguinte, Domingo, ao enfrentar a selecção dos Estados Unidos da América. Os escolhidos do seleccionador Luís Sénica são praticamente os mesmos do Europeu de Oviedo, há um ano, (apenas sai Pedro Moreira; entra Pedro Afonso). Portugal tentará quebrar a hegemonia espanhola dos últimos anos, algo que podia já ter sucedido nas Astúrias, mas que no Torneio das Nações de Montreux até se cumpriu! Porém, a selecção nacional há 11 anos que não vence um Europeu e há 6 que não triunfa num Mundial. Será em Vigo-Pontevedra?

Jogadores convocados:
Ricardo Silva (AJ Viana)
João Miguel (Porto Santo SAD)
Tiago Rafael (SL Benfica)
Valter Neves (SL Benfica)
Pedro Afonso (Candelária SC)
Reinaldo Ventura (FC Porto)
Luís Viana (AJ Viana)
Ricardo Oliveira - Caio (FC Porto)
Ricardo Barreiros (SL Benfica)
Ricardo Pereira (SL Benfica)

GRUPO A: ESPANHA, ANGOLA, MOÇAMBIQUE e COLÔMBIA
GRUPO B: SUÍÇA, BRASIL, ANDORRA e HOLANDA
GRUPO C:ARGENTINA, PORTUGAL, CHILE e ESTADOS UNIDOS
GRUPO D: ITÁLIA, FRANÇA, ALEMANHA e INGLATERRA

Portugal integrará o Grupo C, junto com a fortíssima Argentina (adversário que, pelo escalonamento feito, só pode voltar a defrontar na final) de Martin Payero, Mariano Velásquez, Sebastian Molina, Pablo Alvarez, Emanuel Garcial, Reinaldo Mallea, Carlos López e Carlos Nicolia. Contra os EUA (que Portugal venceu por 11-0, em 2007) e o Chile, Portugal não deverá sentir dificuldades para vencer. Classificando-se nos dois primeiros lugares do grupo, os portugueses vão encontrar a França ou Itália, apostando que Alemanha e Inglaterra não conseguirão apurar-se para os quartos-de-final. Depois... se verá! A selecção lusa terá de rectificar a desilusão do último Mundial (Montreux'2007), onde alcançou a pior classificação de sempre, única vez que não passou às meias-finais!

Portugal possui 15 títulos de campeão mundial; a Espanha persegue os lusitanos, tem 13 triunfos! Se os espanhóis nunca foram campeões mundiais em Portugal, os portugueses já conseguiram tal façanha em Espanha. Esperemos que a Galiza seja inspiradora! E viva Portugal e a sua história ímpar no HÓQUEI em PATINS MUNDIAL!

Calendário Luso:
Domingo, 5 de Julho (Pontevedra): Estados Unidos - Portugal, às 17:15 horas portuguesas
Segunda-feira, 6 de Julho (Pontevedra): Chile - Portugal, às 20:30 horas portuguesas
Terça-feira, 7 de Julho (Pontevedra): Argentina - Portugal, às 20:30 horas portuguesas
Quarta-feira, 8 de Julho: folga
Quinta-feira, 9 de Julho (Vigo): quartos-de-final, hora ??
Sexta-feira, 10 de Julho (Vigo): meias-finais, hora ??
Sábado, 11 de Julho (Vigo): final, às 20:30 horas portuguesas
_
Todos os desafios da selecção portuguesas serão transmitidos pela RTP2 e aqui neste blogue será acompanhado diariamente o Mundial, salvo qualquer imprevisto.

Sem comentários: