quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

O campeonato em resumo - parte I

Já com duas jornadas cumpridas na 2ª volta da fase regular do campeonato, o OCB encontra-se em 3º lugar a 11 pontos do líder (FC Porto) e a 5 do 2º classificado (SL Benfica). Pode-se afirmar que os objectivos estão a ser cumpridos e a equipa tem correspondido com muito esforço. Se o playoff começasse agora, jogaríamos com o 6º classificado, o Portosantense. Mas ainda é cedo para essas contas. Adiante.

A temporada começou com o confronto com um estreante na 1ª divisão, a Juventude Ouriense, em Ourém, onde o OCB se descuidou e permitiu um empate 4-4 nos últimos segundos. No 1º jogo em Barcelos, 1º jogo grande confronto, novo empate (3-3), agora frente ao Benfica. A 1ª vitória surgiu em Barcelos, à 3ª jornada, vitória trabalhosa mas segura (4-2 ao Portosantense). Depois, seguiram-se duas vitórias incontestadas, o 0-6 em Cambra e o emotivo 5-2 à AJ Viana no pavilhão de Barcelinhos! Perante resultados convincentes, o OCB deslocou-se a Azeméis para dar continuidade a tais ´scores´; não conseguiu, em dia não teve uma exibição medíocre, embora com esforço, perdeu 6-0 com a Oliveirense. De seguida, voltou-se às vitórias; goleadas em Barcelos ao Candelária e Paço d´Arcos, 8-2 e 9-4 respectivamente; vitórias seguras em Sintra e Torres Vedras por 2-5. À 11ª jornada, chegou o clássico dos clássicos, na visita do FC Porto ao municipal de Barcelos, o OCB perdeu de forma inglória a 19 segundos do fim, 2-3, depois de ter estado a vencer 2-0! Na jornada seguinte, nova derrota (2-1 em Gulpilhares), desta vez sem grande contestação, pois a exibição foi fraca, com poucas oportunidades para melhor resultado. De volta a Barcelos e às vitória, os barcelenses derotaram o Valongo e a Juventude Ouriense por números claros, 4-1 e 9-4. Para irem de mini-férias de Natal e Ano Novo descansados, os jogadores resolveram fechar o ano civil com uma vitória no pavilhão da Luz (2-3), com excelente exibição, diga-se.

No plano individual, refira-se que, Cacau é o melhor marcador da equipa (23 golos) e, também, do campeonato, pois encontra-se com os mesmos golos que Tó Silva no topo da tabela. Cacau em 15 partidas foi o melhor do OCB por 4 vezes, seguido por Tiago Rafael com 3. Cacau é também um dos dois totalistas, pois, juntamente com Nuno Félix, participou em todos os encontros. Quanto aos guarda-redes, Correia fez 8 jogos e sofreu 26 golos, Ginho fez menos um jogo (7) e foi mais eficaz, sofreu metade dos golos (13), mas cada jogo teve uma história diferente...

Sem comentários: