sábado, 5 de fevereiro de 2011

AJ Viana 3 - OCB 4

Foi em Viana do Castelo, no Pavilhão de Monserrate, ontem, que o OCB 'sacudiu' os maus resultados: viu-se livre do aziago mês de Janeiro (onde em quatro jogos só conseguiu dois pontos) e venceu a AJ Viana por 3-4 (quarta vitória fora - sétima, no total). E continua invicto no 'particular' dos dérbis minhotos, com três vitórias e um empate. Ainda que provisoriamente, os oquistas regressaram ao quinto posto da tabela classificativa, agora com 23 pontos. Na próxima ronda, o OCB vai a Oliveira de Azeméis 'medir forças' com a UD Oliveirense.

Os dérbis do Minho estão a tornar-se os melhores encontros do campeonato nacional da I Divisão, e não é de estranhar o ambiente frenético em volta da pista, que naturalmente contagia os jogadores. E em Viana o OCB quase estava em casa (!); 'embalado' pelos seus indefectíveis apoiantes dominou o primeiro tempo, tendo chegado ao 0-1 ao minuto 7, pelo especialista em penáltis (Carlos André), e ao 0-2, aos 16', pelo inevitável Xixa. Só muito perto do descanso a AJ Viana reduziu, por André Centeno, em remate frontal de longe que ainda tabelou nos postes da baliza de Paulo Matos.

Na segunda parte, não tivesse Chumbinho ampliado a vantagem oquista para 1-3, ao enfiar a bola 'pelo buraco d'agulha' (10'), e o OCB iria sofrer 'danos', pois a dupla de arbitragem minhota, composta por Florindo Cardoso e António Rodrigues, na 'recta final' do desafio deu um 'empurrãozinho' aos vianenses... Houve faltas que não o eram e outras que, existindo, foram marcadas ao contrário! Tudo até à décima falta de equipa oquista, que proporcionou à AJ Viana a hipótese de reduzir através de livre directo, mas Didi 'imitou' Zé Pedro, que já havia falhado um penálti, ao não superar Ginho. Contudo, revoltados com o critério dos juízes, os oquistas baquearam ao minuto 21, permitindo que os da casa chegassem ao 3-3, por Zé Pedro e Luís Filipe. Mas depois de pousada a 'poeira', Nuno Félix, a dois minutos do fim do dérbi, 'vestiu' de novo a 'capa de herói' e teve discernimento para fazer o 3-4!
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Paulo Matos (GR), Leal, Nuno Almeida, Xixa e Carlos André
Jogaram ainda: Nuno Félix, Chumbinho e Ginho (GR)
Marcadores: Carlos André; Xixa; Chumbinho; Nuno Félix
Melhor em jogo: Nuno Félix (nos minutos finais, controlou a revolta da equipa transformando-a em raiva e marcou, por uma nesga de espaço, o golo do triunfo!)
Marcha do marcador: 0-2; 1-2 (intervalo); 1-3; 3-3; 3-4
______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação à 17.ª jornada: 5.º com 23 pontos
Vitórias/empates/derrotas: 7/2/8
Golos marcados/sofridos: 64/75
Marcadores: Xixa (25); Carlos André (17); Chumbinho (5); Márcio Rodrigues (4); Leal (4); Samuel Costa (4); Nuno Félix (4); Nuno Almeida
Melhores em jogo: Xixa (6); Carlos André (4); Nuno Félix (3); Paulo Matos (2); Leal; Nuno Almeida
_____________________________

Sem comentários: