domingo, 29 de agosto de 2010

Optimismo e ambição portuguesa para Wuppertal

«É obrigatório estarmos na final e, aí, lutar pela vitória. Haverá preocupação na estrutura da Federação com a mentalização dos jogadores, porque não existem equipas invencíveis. A Espanha vai ter de perder o título e esperamos que seja já neste Europeu.»
RUI NETO (seleccionador)

«Portugal tem tido sempre qualidade ao nível técnico, táctico e físico, mas não pode ser influenciado por uma barreira psicológica que condicione o rendimento dos jogadores.»
ANDRÉ AZEVEDO

«O hóquei mudou, as regras são outras, mas espero que este seja o nosso ano e que Portugal possa ser campeão da Europa.»
LUÍS VIANA

«Quero ajudar Portugal a conquistar o primeiro lugar no Europeu.»
CAIO

«Queremos apanhar a Espanha na final e vencer."
TIAGO RAFAEL

«Temos de acreditar no nosso valor e partir do princípio que temos capacidade para vencer uma Espanha que não é invencível. Não os vejo a eles [espanhóis] mais jogadores do que nós.»
RICARDO BARREIROS

«Nos últimos anos tem faltado um bocadinho de sorte. Talvez seja este ano. Todos nós ambicionamos o título.»
PEDRO MOREIRA

«Espero que sejamos campeões da Europa, fazendo sempre bons jogos mas, principalmente, ganhando.»
VALTER NEVES

«Vamos trabalhar para tentar ganhar ao nosso principal adversário, a Espanha. Temos a ambição da vitória.»
REINALDO VENTURA (Capitão)

«Com a passagem dos anos a responsabilidade é maior. Temos de trabalhar sempre mais para conquistarmos títulos.»
RICARDO SILVA

«Vamos partir para o caneco, para a vitória! É um sonho representar o meu país e trazer alegria para Portugal.»
SEBASTIAN SILVA
Fontes: FPP; Mundo OK

sábado, 28 de agosto de 2010

Faltam 8 dias para Wuppertal

A selecção AA de Portugal continua a preparar o Europeu de Wuppertal no Luso, quando faltam oito dias para o arranque da competição. Ontem, os "graúdos" sagraram-se vencedores do "Torneio das Selecções", após derrotarem os sub-20 e sub-23 lusos. Os jogadores e equipa técnica têm adoptado um discurso confiante durante o estágio, prometendo na Alemanha quebrar finalmente a hegemonia espanhola.
_
Fonte: FPP

Cartoon CLI

Unanimidade

Ontem, em Assembleia-Geral, a direcção do OCB, eleita com o objectivo único de criar a Sociedade Anónima Desportiva, esclareceu a constituição da mesma aos sócios. Posteriormente, os associados aprovaram, por unanimidade, todos os pontos em discussão, viabilizando o projecto da SAD.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Assembleia-Geral é hoje

"Cara lavada"

O blogue Roller Barcelos tem nova face, mais leve e jovem, mas mantendo os tons de azul... Desde a sua fundação que se mantinha praticamente original, mas agora, com a mudança de visual, traz também uma nova funcionalidade, as páginas (no cabeçalho) com a breve história do clube e da SAD, bem como o calendário da época desportiva, plantel, etc...

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Agenda da pré-época

Setembro
Dia 8 - Torneio "Troféu Jorge Coutinho", Riba d'Ave - OCB (Riba d'Ave, 22 h.)

Dia 9 - Torneio "Troféu Jorge Coutinho", OCB - Seixas HC (Barcelos, 22 h.)

Dia 11
- Apresentação da Fundação Nortecoope (Maia)

Dia 14
- Torneio "Troféu Jorge Coutinho", HC Braga - OCB (Braga, 22 h.)

Dia 15 - Torneio "Troféu Jorge Coutinho", OCB - CD Póvoa (Riba d'Ave, 20:30 h.)

Dia 17 - Torneio Cidade de Valongo

Dia 18 - Torneio Cidade de Valongo

Dia 19
- Torneio "Troféu Jorge Coutinho" (Barcelos)

Dia 22 - Jogo treino com o Porto Santo SAD (Barcelos)

Dia 24 - Torneio de Vale de Cambra

Dia 25 - Torneio de Vale de Cambra

Dia 26 - Apresentação aos adeptos (Barcelos)

(atempadamente será dada mais informação sobre cada jogo da pré-temporada)

terça-feira, 24 de agosto de 2010

José Fernandes em O JOGO: «Vamos construir uma equipa engraçada»

O jornal desportivo O Jogo foi a única publicação nacional a dar destaque ao início dos trabalhos no OCB. O técnico José Fernandes abordou a forma como foi constituído o plantel e lançou mãos à obra: "A equipa foi formada numa altura em que os jogadores, quase todos, estavam comprometidos. Tivemos de ir à procura do que havia no mercado, face às dificuldades todas que existiram na constituição da SAD. Quando quisemos, o mercado estava esgotado. Sei que me vai dar muito trabalho, porque são jogadores que não vêm das camadas jovens, uns já têm alguns anos de experiência e outros vêm de divisões inferiores. Mas (...) vai fazer-se uma mescla de experiência com juventude. Vamos construir uma equipa engraçada."

O OBJECTIVO:

"Precisamos de uma época calma. O nosso objectivo é apenas um, conseguir a manutenção na I Divisão. (...) vamos trabalhar para manter o clube no principal escalão do hóquei em patins. Não há condições para prometer mais nada. (...) Acredito que vamos conseguir. Há optimismo entre todos, apesar de estarmos conscientes de que não será uma tarefa fácil".

José Duarte, Vice-Presidente da SAD (no Correio do Minho)

"(...) este ano descem quatro equipas e haverá maior pressão ao longo de dois terços do campeonato (...) nesta fase de transição do clube o objectivo só pode passar pela permanência na I Divisão.
"
José Fernandes, treinador (no Correio do Minho)
Recorte 1: O Jogo
Recorte 2: Correio do Minho

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Os patins já rolam

Hoje, ao fim da tarde, os patins já rolaram no Pavilhão Municipal de Barcelos! Uma realidade que há poucas semanas parecia impossível. José Fernandes e Paulo Machado, treinador e preparador físico, respectivamente, já orientaram o primeiro treino do plantel sénior do OCB, que é composto por Ginho e Paulo Matos, Leal, Nuno Almeida, Samuel Costa, Chumbinho, Carlos André, Bruno Gomes, Celso Silva, Xixa e João Figueiredo (ex-júnior).

Cartoon CL

domingo, 22 de agosto de 2010

O início

Amanhã, segunda-feira 23 de Agosto, inicia a temporada 2010/11 para o plantel sénior do OCB. Logo pela manhã, os hoquistas barcelenses vão ser apresentados à comunicação social e deverão ter o primeiro treino. Do plantel da época passada, o técnico José Fernandes conta apenas com cinco jogadores, metade da equipa é nova, portanto. A pré-época irá servir essencialmente para os atletas se conhecerem, de forma a que o OCB entre no campeonato (2 de Outubro, em Torres Vedras) devidamente mecanizado.
Permanências:
Ginho (GR)
Leal (defesa)
Celso Silva (defesa)
Chumbinho (avançado)
Xixa (avançado)

Entradas:
Paulo Matos (GR) - Candelária SC
Carlos André (avançado) - HA Cambra
Bruno Gomes (defesa) - Galegos de Penafiel
Samuel Costa (avançado) - AD "Os Limianos"
Nuno Almeida (defesa) - Porto Santo SAD

sábado, 21 de agosto de 2010

Os 10 eleitos de Rui Neto

Já estão escolhidos os dez hoquistas que vão ao Europeu. Rui Neto (foto), seleccionador nacional, divulgou ontem os eleitos: Sebastian Silva (AJ Viana), Reinaldo Ventura, Pedro Moreira e André Azevedo (FC Porto), Tiago Rafael, Valter Neves, Luís Viana, Ricardo Silva e Caio (SL Benfica), Ricardo Barreiros (HC Liceo). Sebastian Silva e André Azevedo não constituem surpresa ao serem convocados embora se vão estrear internacionalmente por Portugal. Desde 9 de Agosto que a selecção nacional sénior de hóquei em patins se encontra em estágio de preparação para o Campeonato Europeu (que se irá realizar na Alemanha, em Wuppertal, de 6 a 11 de Setembro - Portugal inicia frente à Itália!) com treze jogadores, mas, ao fim de onze dias, Luís Filipe (AJ Viana), Gonçalo Suíssas (FC Porto) e André Girão (AA Espinho) não conseguiram convencer o técnico, viajando para Alemanha apenas dez atletas, que vão tentar retirar à Espanha o título europeu. Portugal conta já com 20 campeonatos conquistados, contra 14 dos espanhóis, mas desde 1998 que não vence um Europeu. No Oviedo'2008, a selecção portuguesa perdeu a final contra a anfitriã Espanha, por 1-0. Estamos a 16 dias do início do Wuppertal'2010!
_
Fonte: FPP

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Clubes participantes nas competições do CERH 2010/11


Seis clubes portugueses vão entrar nas competições europeias 2010/11, FC Porto e Candelária SC na Liga Europeia e SL Benfica, UD Oliveirense, HC Braga e AE Física D na Taça CERS.
_
Fonte: CERH

domingo, 15 de agosto de 2010

IV Torneio "Troféu Jorge Coutinho" - Calendário do Grupo B

Bruno Matos já marca no Brasil

Bruno Matos, que esteve a última temporada em Barcelos (nove golos apontados no campeonato), regressou ao seu país para jogar no clube do coração, o Sport Clube do Recife. O pernambucano de 28 anos chegou, viu e venceu, pois já se estreou a marcar pelo Sport na vitória sobre o Náutico de Capibaribe.
Quanto ao plantel oquista para 2010/11, resta saber se será reforçado com mais um avançado e se a continuidade do ainda júnior Celso Silva é confirmada.


Permanências:

Ginho (GR)
Leal (defesa)
Chumbinho (avançado)
Xixa (avançado)

Entradas:
Paulo Matos (GR) - Candelária SC
Carlos André (avançado) - HA Cambra
Bruno Gomes (defesa) - Galegos de Penafiel
Samuel Costa (avançado) - AD "Os Limianos"
Nuno Almeida (defesa) - Porto Santo SAD

Indefinições:
Leandro Wada (avançado)
Celso Silva (defesa)

Saídas:
Kika (defesa) - Porto Santo SAD
Bruno Matos (avançado) - Sport Clube do Recife
Hugo Costa (avançado) - AJ Viana
Zé Pedro (defesa) - AJ Viana
Joca (GR) - Porto Santo SAD
Fonte: Mundo OK

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Cartoon CXLVIII

Assembleia do clube marcada para 27 de Agosto

Adianta o semanário Barcelos Popular que no dia 27 de Agosto, às 21 horas, no Pavilhão Municipal de Barcelos, se vai realizar uma Assembleia-Geral do OCB, que deverá servir para esclarecer os sócios relativamente à recém criada SAD.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Imagem com história LV

Festejos da vitória do OCB no campeonato nacional, em 2001. Ainda há dias José Querido falou com emoção desta conquista no site da FPP.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Rui Neto no site da FPP:«É obrigatório estarmos na final»

Rui Neto enfrenta, aos 41 anos, o grande desafio da sua ainda curta carreira, depois de ter brilhado na Juventude de Viana: irá liderar, pela primeira vez, a Selecção Nacional num Europeu. No dia em que começa o estágio no Luso, o técnico reconhece que Portugal pode jogar ao mesmo nível de Espanha na luta pelo primeiro lugar.
Leia a entrevista por aqui.
_
Fonte: Federação de Patinagem de Portugal

domingo, 8 de agosto de 2010

Portugal entra em estágio amanhã

É já amanhã, segunda-feira, 9 de Agosto, que a selecção nacional sénior de hóquei em patins entra no estágio de preparação para o Campeonato Europeu, que se irá realizar na Alemanha, em Wuppertal, de 6 a 11 de Setembro (Portugal faz o primeiro jogo frente à Itália!). Os treze convocados por Rui Neto, seleccionador nacional, são: Sebastian Silva e Luís Filipe (AJ Viana), Reinaldo Ventura, Pedro Moreira, Gonçalo Suíssas e André Azevedo (FC Porto), Tiago Rafael, Valter Neves, Luís Viana, Ricardo Silva e Caio (Benfica), André Girão (AA Espinho) e Ricardo Barreiros (HC Liceo). Deste lote de jogadores, três vão ser preteridos por Rui Neto, viajando para Alemanha apenas dez atletas, que vão tentar roubar à Espanha o título europeu, evitando assim que a roja chegue ao hexacampeonato consecutivo. Porém, no total Portugal conta já com 20 campeonatos conquistados, contra 14 dos espanhóis. Mas desde 1998 que os verde-rubros não vencem.

sábado, 7 de agosto de 2010

Nuno Almeida fecha a defesa

O experientíssimo defesa/médio Nuno Almeida, de 37 anos, que jogou as últimas oito temporadas no Porto Santo SAD, é reforço para o OCB (o quinto). A administração da SAD fechou a contratação do jogador lisboeta que é conhecido pela determinação colocada em cada jogada. Mas o plantel oquista para 2010/11 poderá ainda não estar encerrado, pois ainda haverá espaço para um avançado...

Permanências:

Ginho (GR)
Leal (defesa)
Chumbinho (avançado)
Xixa (avançado)

Entradas:
Paulo Matos (GR) - Candelária SC
Carlos André (avançado) - HA Cambra
Bruno Gomes (defesa) - Galegos de Penafiel
Samuel Costa (avançado) - AD "Os Limianos"
Nuno
Almeida (defesa) - Porto Santo SAD

Indefinições:
Leandro Wada (avançado)
Celso Silva (defesa)

Saídas:
Kika (defesa) - Porto Santo SAD
Bruno Matos (avançado)
Hugo Costa (avançado) - AJ Viana
Zé Pedro (defesa) - AJ Viana
Joca (GR) - Porto Santo SAD

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

OCB volta a ter femininos

Ainda que no imediato o objectivo deva ser apenas o recrutamento de atletas, os femininos serão uma realidade no OCB. Cláudia Rego, a ex-capitã da selecção nacional, vai ser a responsável técnica dos escalões femininos. Curiosamente, durante esta semana, a ex-hoquista esteve em destaque neste blogue devido a uma homenagem que o seu antigo treinador na selecção lhe dedicou, após a decisão da jogadora em abandonar a carreira. Ontem, também foram dados a conhecer os treinadores para todos os escalões do clube barcelense. Confira abaixo.

Treinadores do OCB para 2010/11
Seniores: José Fernandes
Juniores: Paulo Machado (Adjunto: Alfredo Silva)
Juvenis: Sérgio Nunes (Adjunto: Alfredo Silva)
Iniciados e infantis: Paulo Matos
Escolares: Chumbinho e Paulo Brito
Escolinhas e femininos: Cláudia Rego
Fonte: Jogar e Vencer

Samuel Costa é o quarto reforço

Samuel Costa, avançado barcelense de 22 anos, que fez toda a formação no OCB, é o quarto reforço para a época 2010/11 dos oquistas. O atleta, que se estreou na I Divisão em 2007 com o símbolo barcelense, competiu pela última vez ao serviço da AD "Os Limianos", na época passada. Ao plantel oquista, que conta até ao momento com oito jogadores, deverá faltar um defesa e um avançado.


Permanências:

Ginho (GR)
Leal (defesa)
Chumbinho (avançado)
Xixa (avançado)

Entradas:
Paulo Matos (GR) - Candelária SC
Carlos André (avançado) - HA Cambra
Bruno Gomes (defesa) - Galegos de Penafiel
Samuel Costa (avançado) - AD "Os Limianos"

Indefinições:
Leandro Wada (avançado)
Celso Silva (defesa)

Saídas:
Kika (defesa) - Porto Santo SAD
Bruno Matos (avançado)
Hugo Costa (avançado) - AJ Viana
Zé Pedro (defesa) - AJ Viana
Joca (GR) - Porto Santo SAD
Fonte: Kaos Barcelense
Foto: AD "Os Limianos"

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Imagem com história LIV

Vitória barcelense em Viana do Castelo, 4-7, que deixou o OCB a um pequeno passo de assegurar a manutenção, ainda a seis jornadas do fim do campeonato 2009/10. A equipa oquista agradece o apoio brutal dado pela sua claque.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Curiosidade: Reportagem TSF - Cláudia Rego (19/5/2009)

Começa assim a reportagem (clique aqui ou no logótipo da TSF - vale a pena ouvir!) feita pela TSF há mais de um ano: "Ia ser, a mãe tinha-o prometido, uma manhã de sábado diferente. Cláudia Rego colocou os patins num saco e sentou-se no banco de trás do carro para a curta viagem até ao pavilhão do Óquei de Barcelos, onde ia ter a primeira aula de patinagem... artística! Seria a primeira e última aula, porque Cláudia, com a autoridade dos seus quatro anos, tomou uma decisão que iria mudar por completo a sua vida..."

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Barcelense Cláudia Rego abandona a carreira de hoquista

"Um dos maiores símbolos de sempre do hóquei em patins feminino, a ex-capitã da selecção de Portugal e capitã da Fundação Nortecoope, várias vezes melhor marcadora dos nacionais femininos, vice-campeã mundial de selecções, vice-campeã europeia, vencedora de uma Taça da Europa de sub-18, vencedora de uma Taça da Europa de Clubes, vice-campeã europeia de clubes, campeã nacional e vencedora da Taça de Portugal várias vezes, vencedora de várias Supertaças, duas vezes nomeada pela FPP atleta do ano, duas vezes nomeada e candidata a melhor atleta do ano na gala anual da Confederação e Instituto do Desporto Português, com um palmarés riquíssimo, fruto de uma dedicação extrema à modalidade, deixa este ano a modalidade. A Cláudia Rego foi e é incontornável no hóquei em patins. Fiz-lhe e dediquei-lhe uma pequena homenagem na minha página do Facebook, que gostaria de partilhar convosco e fazer assim com que todos possamos aplaudir e dar uma palavra a esta atleta a quem o hóquei patins muito deve. Gostaria também com isto, poder contribuir de alguma forma, e com a vossa ajuda incentivar, para que quem de direito faça uma merecida homenagem, para assim todos agradecermos à Cláudia o seu contributo e dedicação ao hóquei em patins."
Rafael Oliveira
(ex-seleccionador nacional de hóquei em patins feminino)

domingo, 1 de agosto de 2010

OCB já com sete nomes garantidos

Vai construindo o plantel para a próxima temporada o OCB, com o qual conta alcançar a manutenção no campeonato nacional. Como se esperava, Ginho, Leal, Xixa e Chumbinho continuam a defender as cores barcelenses, estando já confirmadas as suas permanências. Juntam-se agora a estes as contratações da última semana: Paulo Matos (em cima, na imagem), Carlos André (ao meio, na imagem) e Bruno Gomes (em baixo, na imagem). Paulo Matos, campeão nacional e vice-campeão europeu pelo OCB, que representou de 2000 a 2005, após cinco anos no Candelária SC, regressa a Barcelos. O guarda-redes de 35 anos volta assim a um clube que também é seu. O avançado Carlos André, de 25 anos, que se sagrou campeão nacional da II Divisão na época passada, pelo HA Cambra, aceitou o convite da administração da SAD oquista e vai agora voltar a jogar na I Divisão, onde havia estado por três ocasiões. Também Bruno Gomes, defesa de 28 anos, que vem da APD Galegos de Penafiel, vai vestir de azul em 2010/11. Apesar de vir do segundo escalão, o jogador natural de Valongo já competiu na divisão principal do hóquei português por duas vezes, no CD Nortecoope e na AA Espinho.

Permanências:
Ginho (GR)
Leal (defesa)
Chumbinho (avançado)
Xixa (avançado)

Entradas:
Paulo Matos (GR) - Candelária SC
Carlos André (avançado) - HA Cambra
Bruno Gomes (defesa) - Galegos de Penafiel

Indefinições:
Leandro Wada (avançado)
Celso Silva (defesa)

Saídas:
Kika (defesa) - Porto Santo SAD
Bruno Matos (avançado)
Hugo Costa (avançado) - AJ Viana
Zé Pedro (defesa) - AJ Viana
Joca (GR) - Porto Santo SAD