sábado, 31 de maio de 2008

OCB 5 - Candelária SC 4

O OCB voltou a vencer o Candelária SC! Já lá vão nove jogos com nove vitórias. Mas não se pense que foram favas contadas, os insulares chegaram a ter o jogo na mão, aliás, a primeira parte foi toda verde; com contra-ataques perigosíssimos, os picarotos chegaram a uma vantagem de 0-2 que não foi ampliada por falta de sorte (ou engenho). Depois, pagaram caro o desperdício. Porém, o resultado final de 5-4 acabou por ser justo e premiar a força anímica dos da casa.
O Candelária entrou forte no jogo, criou várias oportunidades mas só a meio da etapa inicial conseguiu fazer golo. O OCB não reagiu, continuou com muitas perdas de bola e, de seguida, os dos Açores fizeram o 0-2 em mais uma jogada com um jogador isolado frente a Ginho. Os ilhéus pareciam ter o jogo dominado mas, com a entrada de Hugo Costa, o ataque barcelense ganhou outra alma e assim, nos últimos três minutos da primeira parte, este jogador assinou dois golos (2-2) e pôs tudo na estaca zero!
No segundo tempo, o OCB voltou a cair nos mesmos erros e cedo o Candelária voltou a conseguir uma diferença de dois golos no placard, 2-4. A reacção dos barcelenses foi lenta mas aconteceu, Nuno Resende conseguiu iludir Paulo Matos à entrada da área e reduziu para 3-4. Mais tarde, a poucos minutos do fim, Kika, que entrara com muita garra, marcou um bom golo, de raiva, e empatou este primeiro jogo do playoff de classificação para o quinto e sexto lugares.
No penúltimo minuto da partida, o OCB instalou-se na área verde e criou oportunidades sucessivas, até que, a bola depois de chegar ao stick de Cacau (que teve tempo para tudo) só parou dentro da baliza! O brasileiro fez aquele que seria o golo da vitória e pôs as quatro centenas de barcelenses em delírio nas bancadas! Sábado há o round dois deste playoff na ilha do Pico. Em caso de vitória do OCB, acaba-se o campeonato e fica garantido o quinto posto. Em caso de derrota, há tira-teimas na Quarta-feira seguinte, em Barcelos.
__________________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Ginho, Nuno Resende, Leal, Tiago Rafael e Cacau
Jogaram ainda: Hugo Costa, José Braga e Kika
Marcadores: Hugo Costa (2); Nuno Resende; Kika; Cacau
Melhor em jogo: Hugo Costa (entrou e logo deu outra alma à equipa... e marcou dois golos!)
__________________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Playoff 5º-6º lugares: OCB 1 - Candelária SC 0
Playoff 5º-8º lugares: OCB 2 - ACR Gulpilhares 1
1/4 final playoff: AJ Viana 2 - OCB 1
Classificação da fase regular: 5º lugar com 44 pontos
Vitórias/empates/derrotas: 17/5/11
Golos marcados/sofridos: 103/92
Marcadores: Cacau (38); Tiago Rafael (15); Hugo Costa (15); Nuno Resende (11); José Braga (8); Leal (6); Micha (3); Diogo Silva (3); Kika (2); César Carvalho
Melhores em jogo: Cacau (10); Hugo Costa (8); Ginho (5); Tiago Rafael (4); Leal (2); César Carvalho; Micha; Nuno Resende; Diogo Silva
_______________________________

sexta-feira, 30 de maio de 2008

1º Jogo do playoff de classificação para o quinto e sexto lugares: OCB - Candelária SC

Sábado, às 21 horas, o OCB recebe no seu reduto os açorenhos do Candelária SC. Este vai ser o primeiro jogo do playoff de classificação para o quinto e sexto lugares e convém que o OCB entre a vencer - aproveitamento do factor casa. A tradição é totalmente favorável aos barcelenses que, em três anos, somam por vitórias todos os jogos (oito) realizados contra esta equipa insular. Mas o Candelária está recheado de bons jogadores e pode tentar, desta vez, quebrar a maldição. Espera-se uma exibição agradável por parte do OCB, na linha das duas anteriores efectuadas com o Gulpilhares.
_
Força OCB!!

quarta-feira, 28 de maio de 2008

OCB 6 - ACR Gulpilhares 4


O OCB conseguiu dar a volta por cima neste playoff. Depois de, no primeiro jogo, ter perdido, venceu com mérito o segundo e terceiro jogos e está, agora, no playoff de classificação para o quinto e sexto lugares. O primeiro jogo é já Sábado, às 21 horas, no pavilhão municipal de Barcelos, com o Candelária SC.
A partida de hoje ficou 6-4 para os da casa que pareceram ter sempre a partida controlada. Embora a equipa gaiense tivesse entrado mais forte, com o seu jogo típico de remates frontais violentos com aproveitamento de ressaltos, aos poucos, os barcelenses foram tomando conta da contenda.
O primeiro golo da partida surgiu aos treze minutos, por Cacau, quando três minutos antes, Tiago Rafael, já tinha falhado um penálti. O 2-0 tardou pouco, o brasileiro que já está confirmado no Bassano de Itália, melhor marcador da equipa (37 golos), marcou de novo!
O 3-0 surgiu por Hugo Costa, recém entrado em ringue, que viria, também, a marcar o quarto golo em excelente sticada cruzada. Pelo meio, os de Gulpilhares marcaram o seu primeiro golo e, momentos antes de terminar a etapa, reduziram para 4-2.
A segunda parte foi o prolongamento da primeira, o OCB controlou sempre, marcou mais dois golos, pelo inevitável Cacau, e sofreu outros tantos (6-4). Vítor Silva fez rodar os jogadores de pista e a equipa da casa acabou o jogo com o sentimento de dever cumprido.
__________________________________
O OCB NO JOGO
5 inicial: Ginho, Nuno Resende, Leal, Tiago Rafael e Cacau
Jogaram ainda: Hugo Costa, Diogo Silva, José Braga e Chumbinho
Marcadores: Cacau (4); Hugo Costa (2)
Melhor em jogo: Cacau (eficaz e lutador; vai deixar saudades)
__________________________________

O OCB NO CAMPEONATO

Playoff 5º-6º lugares: OCB - Candelária SC

Playoff 5º-8º lugares: OCB 2 - ACR Gulpilhares 1

1/4 final playoff: AJ Viana 2 - OCB 1

Classificação da fase regular: 5º lugar com 44 pontos

Vitórias/empates/derrotas: 16/5/11

Golos marcados/sofridos: 98/88

Marcadores: Cacau (37); Tiago Rafael (15); Hugo Costa (13); Nuno Resende (10); José Braga (8); Leal (6); Micha (3); Diogo Silva (3); César Carvalho; Kika

Melhores em jogo: Cacau (10); Hugo Costa (7); Ginho (5); Tiago Rafael (4); Leal (2); César Carvalho; Micha; Nuno Resende; Diogo Silva

_______________________________

terça-feira, 27 de maio de 2008

3º Jogo do playoff de classificação do 5º ao 8º lugares: OCB - ACR Gulpilhares

Aí está o terceiro jogo do playoff de classificação do quinto ao oitavo lugares, o de desempate - Quarta-feira, 28 de Maio, pelas 21 horas. Curiosamente, desde a época passada (quando foi adoptado este sistema), que os cinco playoffs do OCB chegaram a terceiro jogo! Em caso de vitória, o OCB vai defrontar o Candelária SC, em caso de derrota, terá como adversário o Porto Santo SAD. Depois da desilusão do primeiro jogo (derrota caseira, no prolongamento, com golo de ouro), o OCB fez uma exibição convincente, em Gulpilhares, o que leva a crer que dificilmente volta a escorregar e que garantirá a presença no playoff de classificação do quinto e sexto lugares.
_
Força OCB!!

sábado, 24 de maio de 2008

ACR Gulpilhares 2 - OCB 4

O OCB conseguiu hoje, em Gulpilhares, uma exibição (e resultado, 2-4) consideravelmente melhor do que a anterior com a ACR Gulpilhares. Uma segunda parte de grande nível permitiu aos comandados de Vítor Silva atingirem um score de 0-4 que só foi atenuado pelos da casa no último minuto do encontro. O terceiro jogo, de desempate deste playoff, será já Quarta-feira, em Barcelos. O OCB recuperou o factor casa.

Equilibrada, sem golos e sem grandes oportunidades para tal. Foi assim a primeira parte. O melhor da partida parecia estar reservado para o segundo tempo. Aí, logo aos cinco minutos, Cacau, a concluir uma bonita triangulação, fez o 0-1. O embalo para a vitória poderia ter sido travado então pelos gaienses, pois de seguida, um dos árbitros inventou um livre directo para o Gulpilhares e deu cartão azul a Leal. Ginho foi superior ao executante do Gulpilhares e fechou a baliza. Por volta dos dez minutos, novo grande golo, por Hugo Costa, que torneou o guarda-redes e, já em queda, fez o 0-2. Aqui o OCB ficou mais forte ainda e percebeu-se que venceria. O buliçoso número nove, Hugo Costa, tornou-se imparável (só mesmo com falta era anulado!), teve grandes pormenores técnicos e ajudou a construir mais dois bons golos, apontados por Cacau e José Braga (0-4); entretanto, sofrera, ainda, um penálti e um livre directo que não foram aproveitados. Com o vencedor da partida encontrado, só ao cair do pano os da casa marcaram (por duas vezes, 2-4). Quarta-feira temos tira-teimas.
__________________________________
O OCB NO JOGO
5 inicial: Ginho, Nuno Resende, Leal, Diogo Silva e Cacau
Jogaram ainda: Hugo Costa, José Braga e Kika
Marcadores: Cacau (2); Hugo Costa; José Braga
Melhor em jogo: Hugo Costa (pelo enunciado no artigo)
__________________________________
O OCB NO CAMPEONATO
Playoff 5º-8º lugares: OCB 1 - ACR Gulpilhares 1
1/4 final playoff: AJ Viana 2 - OCB 1
Classificação da fase regular: 5º lugar com 44 pontos
Vitórias/empates/derrotas: 15/5/11
Golos marcados/sofridos: 92/84
Marcadores: Cacau (33); Tiago Rafael (15); Hugo Costa (11); Nuno Resende (10); José Braga (8); Leal (6); Micha (3); Diogo Silva (3); César Carvalho; Kika
Melhores em jogo: Cacau (9); Hugo Costa (7); Ginho (5); Tiago Rafael (4); Leal (2); César Carvalho; Micha; Nuno Resende; Diogo Silva
_______________________________

quinta-feira, 22 de maio de 2008

2º Jogo do playoff de classificação do 5º ao 8º lugares: ACR Gulpilhares - OCB

O primeiro jogo foi uma desilusão. O OCB parte em desvantagem para o segundo jogo do playoff de classificação do quinto ao oitavo lugares, que se vai jogar em Gulpilhares, Sábado (24 de Maio), às 18 horas. Este é mesmo um duelo onde vai estar em causa a honra, pois, em caso de derrota, o OCB cai para o playoff de discussão do sétimo e oitavo lugares! Espera-se um OCB menos displicente e mais empenhado, sem "instabilidade", para que possa trazer a discussão desta eliminatória para um terceiro jogo em Barcelos.
_
Força OCB!!

quarta-feira, 21 de maio de 2008

A assembleia

Prometia ficar para a história, a assembleia, pelo número de listas a concurso para a direcção do OCB. Estavam prometidas três mas só duas chegaram à mesa da assembleia. Dessas duas, uma foi recusada (a liderada por Susana Araújo) por quotizações por regularizar de alguns elementos; a outra, encabeçada por Paulo Pereira, foi a única a ir a votos e, como seria óbvio, venceu - não se compreende o gáudio. Fica o registo da forma canhestra como decorreram os trabalhos. Todos os sócios mereciam maior lisura.

Cartoon III

domingo, 18 de maio de 2008

OCB 2 - ACR Gulpilhares 3

O OCB está em desvantagem no playoff de classificação do quinto ao oitavo lugares. A derrota caseira, 2-3, diante da ACR Gulpilhares, pode ter comprometido a passagem para o playoff de discussão do quinto e sexto lugares. Os da casa estiveram por duas vezes na frente do marcador mas, por duas vezes, se deixaram empatar.

Não mais de trezentas pessoas assistiram a um mau jogo de hóquei em patins com direito a prolongamento. O golo da vitória dos gaienses (2-3) surgiu já quase no fim da segunda parte das horas extras, de penálti. No insipiente primeiro tempo da partida só aconteceu um golo, marcado por José Braga. Embora os da casa fossem naturalmente mais afoitos, percebia-se que, se os forasteiros quisessem, podiam baralhar as contas. Então, já na segunda parte, surgiu o golo do empate (1-1), mas mesmo assim, o jogo continuava sem rasgos de classe. Volvidos alguns minutos, na melhor jogada do desafio, Tiago Rafael marcou o 2-1. Todavia, a três minutos do final, depois de já ter desperdiçado um livre directo, o Gulpilhares empatou de novo a contenda (2-2). No prolongamento, dominado pelo OCB, o golo de ouro gaiense acabou por pôr o Gulpilhares em vantagem no playoff: 0-1.
__________________________________
O OCB NO JOGO
5 inicial: Ginho, Nuno Resende, Leal, Tiago Rafael e Cacau
Jogaram ainda: Hugo Costa, José Braga e Diogo Silva
Marcadores: José Braga; Tiago Rafael
Melhor em jogo: Ginho
__________________________________
O OCB NO CAMPEONATO
Playoff 5º-8º lugares: OCB 0 - ACR Gulpilhares 1
1/4 final playoff: AJ Viana 2 - OCB 1
Classificação da fase regular: 5º lugar com 44 pontos
Vitórias/empates/derrotas: 14/5/11
Golos marcados/sofridos: 88/82
Marcadores: Cacau (31); Tiago Rafael (15); Nuno Resende (10); Hugo Costa (10); José Braga (7); Leal (6); Micha (3); Diogo Silva (3); César Carvalho; Kika
Melhores em jogo: Cacau (9); Hugo Costa (6); Ginho (5); Tiago Rafael (4); Leal (2); César Carvalho; Micha; Nuno Resende; Diogo Silva
_______________________________

quinta-feira, 15 de maio de 2008

1º Jogo do playoff de classificação do 5º ao 8º lugares: OCB - ACR Gulpilhares

No próximo Sábado (17 de Maio), pelas 21 horas, o OCB recebe o ACR Gulpilhares para o primeiro jogo do playoff de classificação do quinto ao oitavo lugares ('à melhor de três', só mesmo a final, que decide o campeão, será 'à melhor de cinco'). Este é um jogo dos playoffs 'descendentes' onde não há grandes objectivos, apenas a honra de, falhado o acesso à meia-final, tentar chegar-se a um indiferente mas honroso quinto lugar. No playoff seguinte, para a classificação do quinto e sexto lugares ou do sétimo e oitavo, o OCB terá um adversário insular, os madeirenses do Porto Santo SAD ou os açoreanos do Candelária SC.
Nos confrontos, esta época, frente ao Gulpilhares, o saldo é favorável ao OCB: excelente vitória em Gaia, 2-3, empate 2-2, em Barcelos (mas com exibição muito má). Espera-se então, um OCB motivado o suficiente para fazer frente à sempre aguerrida formação gaiense.
_
Força OCB!!

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Curiosidade: Rink-hockey.net Database

Este é o site que tem a maior base de dados sobre resultados de hóquei em patins (equipas seniores de clubes). Para procurar os dados estatísticos entre dois clubes, basta clicar na imagem, em baixo, depois colocar em "team 1" e "team 2" os nomes aproximados dos clubes, seleccionar os clubes propostos pelo serviço e esperar pelos dados. Para exemplo, como o próximo desafio do OCB é com a ACR Gulpilhares, escolhi os oponentes Barcelos - Gulpilhares. Como se pode verificar, o OCB tem um registo dominador, 33 vitórias contra 5, 85.9% de pontos contra 14.1... Para além destes dados, tem todos os resultados em todas as competições, entre os dois clubes, desde 1996...

sexta-feira, 9 de maio de 2008

"Final Four" da Liga dos Campeões

Este fim-de-semana o campeonato pára, o próximo jogo do OCB realizar-se-á apenas no dia 17 de Maio. A FPP calendarizou o campeonato nacional com um hiato de uma semana prevendo a ida de equipas portuguesas à final four no Palau Blaugrana, em Barcelona, que se realiza Sábado e Domingo (10 e 11 de Maio). Todavia, as equipas portuguesas não se conseguiram apurar e o título europeu será discutido, apenas, por equipas espanholas: FC Barcelona, HC Liceo, CP Vic e Reus D.


Vídeo promocional da final four