sábado, 11 de abril de 2009

Portugal 1 - Espanha 1

Na meia-final, a selecção portuguesa vai defrontar a sua congénere angolana! Amanhã, às 18:30 horas portuguesas, com transmissão televisiva na TVI24. No jogo de hoje, última jornada do Grupo A, Portugal empatou 1-1 com a eterna rival, a Espanha, e, assim, colocou-se no primeiro posto do agrupamento. Mas não se pode dizer que Portugal evitou o adversário mais forte (a Argentina de Carlos Nicolia, Mariano Velásquez, Pablo Alvarez e Emanuel Garcia - Carlos López, Martin Payero e Reinaldo Mallea estão ausentes), pois Angola estabeleceu grandes marcas nos seus três jogos do Torneio (perdeu apenas com os sul-americanos, 3-0). A selecção africana afastou das "meias" a Suíça, finalista no Mundial'2007, sendo preponderantes para a façanha os atletas do nosso campeonato, André Centeno e Johe (que em 2006/07 defendeu as cores do OCB). A Espanha, muito modificada em relação ao Europeu de Oviedo'2008 (sem Panadero, Pedro Gil, Teixidó, Mia Ordeig, Marc Gual, Egurrola...), liderada pelos experientes Josep Lamas (autor do golo), Jordi Bargalló e Guillem Trabal, está longe de ser a máquina demolidora que tantos elogiam e Portugal voltou a mostrar argumentos. O golo português foi apontado por Luís Viana, imediatamente a seguir ao espanhol, no minuto 3 da primeira parte. Outro dado que o Torneio revelou, até ao momento, é coesão defensiva de Portugal, em três jogos apenas sofreu um golo, o do espanhol Lamas.
Grupo A
1º- Portugal, 7 pontos (3 jogos), GM 7, GS 1
2º- Espanha, 7 pontos (3 jogos), GM 10, GS 4
---------------------------------
3º- França, 3 pontos (3 jogos), GM 3, GS 7
4º- Montrex HC, 0 pontos (3 jogos), GM 4, GS 12
Fonte: Coupe des Nations
_
Veja o resumo do Portugal 1 - Espanha 1 no sítio do Micaelense.

Portugal 5 - Montreux HC 0

Os portugueses impuseram o seu jogo frente à equipa da casa, o Montreux HC, resolvendo a partida com uma grande primeira parte (4-0). Os cinco golos lusos foram apontados por Reinaldo Ventura (2), Ricardo Barreiros (2) e Luís Viana. Ao vencer o seu segundo encontro do grupo, Portugal conseguiu o acesso à meia final (Argentina, Angola ou Suíça serão os adversários) e continua em segundo, persegue a Espanha (venceu a França, esta tarde, por 5-0), precisamente o antagonista da última jornada, logo, às 21 horas portuguesas.
Grupo A
1º- Espanha, 6 pontos (2 jogos), GM 9, GS 3
2º- Portugal, 6 pontos (2 jogos), GM 6, GS 0
3º- França, 3 pontos (3 jogos), GM 3, GS 7
4º- Montrex HC, 0 pontos (3 jogos), GM 4, GS 12
_
Fonte: Coupe des Nations
_
Veja o resumo do jogo no sítio do Micaelense.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Portugal 1 - França 0

A superioridade lusa foi contrariada, quase durante toda a partida, pelos franceses, nomeadamente pelo guarda-redes Olivier Gellebarte. Todavia, a dois minutos do fim do jogo, Ricardo Pereira descansou os muitos fãs portugueses ao apontar o único golo deste encontro da primeira jornada do Grupo A do Torneio das Nações, Montreux´2009. Amanhã será encerrado o grupo: Portugal joga às 15 horas contra o Montreux HC e, às 21, com a Espanha, transmissão televisiva na TVI24.
Grupo A
1º- Espanha, 3 pontos (1 jogo), GM 4, GS 3
2º- Portugal, 3 pontos (1 jogo), GM 1, GS 0
3º- França, 3 pontos (2 jogos), GM 3, GS 2
4º- Montrex HC, 0 pontos (2 jogos), GM 4, GS 7
_
Fonte: Coupe des Nations
_
Veja o resumo da partida no sítio do Micaelense.

Cartoon XXXIV

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Imagem com história XVI

Torneio de Montreux'2007. Depois de empatar a zero com a Espanha, na fase de grupos, Portugal perdeu a final, 3-0, para os nuestro hermanos.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Portugal no Torneio de Montreux'2009

O 63º Torneio de Montreux (acontecimento bienal), que decorrerá entre 10 e 13 de Abril, e que Portugal não ganha desde 1997, servirá para testar a equipa para o Mundial de hóquei em patins, que se disputará em Vigo, Espanha, em Julho. O seleccionador nacional, Luís Sénica, chamou oito dos 10 jogadores que em 2008 se sagraram vice-campeões europeus (mas, à última hora, Caio foi substituído por Jorge Silva), e, ainda, André Girão, vencedor da Taça Latina, pela selecção sub-23 de Portugal, em 2008 (Coimbra), e Pedro Afonso do Candelária SC. Os jogos da selecção lusa terão transmissão televisiva na TVI24, canal informativo por cabo. O Roller Barcelos, salvo algum imprevisto, postará aqui as incidências da participação portuguesa em terras suíças.

Convocados:

Guarda-redes: Ricardo Silva (AJ Viana) e André Girão (AA Espinho)

Jogadores de pista: Luís Viana (AJ Viana), Pedro Afonso (Candelária SC), Jorge Silva (FC Porto), Reinaldo Ventura (FC Porto), Ricardo Barreiros (SL Benfica), Ricardo Pereira (SL Benfica), Tiago Rafael (SL Benfica) e Valter Neves (SL Benfica).

Grupo A:

Portugal, Espanha, França e Montreux HC.

GrupoB:

Argentina, Suíça, Angola e Macau.

***************

Sexta-feira, 10 de Abril: Portugal - França às 21:15

Sábado, 11 de Abril: Portugal - Montreux HC às 15 horas e Portugal - Espanha às 21 horas

Domingo, 12 de Abril: meias-finais

Segunda-feira, 13 de Abril: final

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Imagem com história XV

Portugal vencedor da Taça Latina - Coimbra'2008 (selecções sub-23 de Portugal, Espanha, França e Itália), com um 3-0 à Espanha no último dia da prova, depois de três anos sem conseguir derrotar os espanhóis. Este foi o 12º troféu conquistado pelos lusitanos em 25 edições! O oquista Hugo Costa e João Pinto, que passou fugazmente por Barcelos, ergueram a taça!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

1/4 final da Taça de Portugal, OCB - HC Braga, ADIADO!

Estava marcado para o próximo Sábado, pelas 18 horas, o jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal OCB - HC Braga, mas em virtude de o Pavilhão Municipal de Barcelos se encontrar ocupado com um concerto, as direcções dos dois clubes acordaram realizar a partida no dia 3 de Maio, Domingo e feriado municipal de Barcelos, às 18:30 horas. Atempadamente, será aqui feito o lançamento do jogo. Assim sendo, o OCB só regressa à competição no dia 25 de Abril, com a deslocação a Valongo (terceira jornada da Prova 3), pois, entretanto, as competições nacionais param para a realização do Torneio de Montreux, onde a selecção portuguesa estará presente, e para a celebração da Páscoa.

Mundial'2009 passa de Vigo para Barcelos!

Barcelos vai acolher o 39º Mundial de hóquei em patins! Primeiramente, seriam as cidades galegas de Pontevedra e Vigo a receber os jogos do Mundial'2009 mas, incomodado com o pouco interesse e atrasos a todos os níveis dos espanhóis, o CIRH resolveu atribuir a organização do grande evento à cidade de Barcelos, que, pela segunda vez, tem a possibilidade de ter um Mundial de Nações (o primeiro aconteceu em 1982)! O edil barcelense mostra-se entusiasmado, afirmando que, "em ano de eleições temos de ser dinâmicos, e desde o inédito Rali de Barcelos que estamos habituados a derrapagens no orçamento camarário! E sabendo eu que muita gente me quer pôr uns patins, eu antecipo-me e ponho essa malta a patinar em Barcelos!" Terminou dizendo que o certame "não só é importante para a cidade do galo, como para toda a região Minho!" Mas um treinador de um clube pertencente à Associação de Patinagem do Minho não se mostra muito receptivo, "a realidade da região não dá para festas dessas, as pessoas andavam mal acostumadas. O Mundial vai mostrar vedetas da modalidade que podem roubar espaço aos jovens valores da terra." Um ex- presidente de um clube minhoto, confrontado com a tranferência do campeonato do mundo para a região, mostrou-se surpreendido: "Não sabia. Francamente, não sei o que dizer sobre isso. Não sei se é bom ou mau para a terra. Mas, depois de reunir com os restantes ex-elementos da minha ex-direcção, terei uma opinião formada sobre o assunto." Como não podia deixar ser, foi também auscultado o cidadão comum: "Mundial? Portugal não consegue o apuramento. O Queiroz não tem pulso firme e o Cristiano Ronaldo na selecção não joga como no Manchester!" Foi desta forma equivocada que, Marcolino Courel, residente em Bastuço S. João - Barcelos, taxista na praça barcelense há mais de vinte anos, reagiu à notícia. Desfeito o equívoco, o homem inquiriu: "ainda jogam lá, na selecção de hóquei, o Pedro Alves e o Paulo Almeida?". Esses já abandonaram a equipa nacional, respondemos. "Então esqueçam o Mundial!", rematou o senhor, sorrindo por debaixo do bigode, enquando retirava o palito dos dentes e o colocava na orelha.

segunda-feira, 30 de março de 2009

"Topo e Fundo" da "Champions" 2008/09

Nélson Ribeiro. Foi o jogador mais regular na participação barcelense na edição deste ano da "Champions". Duas vezes "melhor em jogo" e dois golos marcados. Contributo importante no ponto alto da campanha europeia: vitória em Vilanova, 1-3.
***************
"Bertoluccis" em Barcelos. Mesmo não tendo uma equipa que possa dar cartas na Europa, a participação na "Champions" é sempre benéfica para o OCB. Permite aos jogadores menos experientes, e aos mais jovens, defrontarem grandes equipas e jogadores de topo. Este ano, passou por Barcelos o Liceo de José Querido e o Follonica dos geniais manos Bertolucci. Os atletas jogaram a grande nível e os adeptos mataram saudades dos ídolos de outrora, vendo bom hóquei.
***************
Derrotas caseiras. As três derrotas no pavilhão Municipal de Barcelos, frente ao Vilanova, Liceo e Follonica, 1-3, 2-5 e 1-2, respectivamente, não permitiram ao OCB sonhar com uma presença na final eight... Uma vitória que fosse podia mesmo baralhar as contas e dar outro ânimo!

Cartoon XXXI

sábado, 28 de março de 2009

OCB 4 - CD Nortecoope 1


Num momento de declarada crise e instabilidade directiva, os jogadores do OCB mostraram, mais uma vez, que são os mais dignos representantes do clube. A agremiação barcelense segue na Taça de Portugal e, já no próximo Sábado, em jogo dos quartos-de-final, defronta o HC Braga, em Barcelos, onde pode carimbar a passagem para a final four da prova pelo segundo ano consecutivo. Hoje, os oquistas puseram todo o seu brio em ringue e, pela segunda vez na temporada, derrotaram o CD Nortecoope, desta vez por 4-1.
Foram os maiatos os primeiros a festejar golo, a meio da primeira parte, mas não foi por muito tempo que conservaram a vantagem. Pouco depois, Diogo Silva fez uma emenda certeira, junto à baliza, e colocou o marcador em 1-1. Antes do descanço, Rafael Costa, jogador júnior lançado por Vítor Silva, pôs o OCB a vencer, 2-1.
Na segunda parte, a qualidade do jogo dos barcelenses melhorou substancialmente (embora os forasteiros não reagissem) e, paulatinamente, foram criando oportunidades de golo. Já na parte final do desafio, Hugo Azevedo fez dois golos, 4-1, dando expressão ao domínio exercido pelo conjunto da casa.
No final do jogo, aos microfones da Cávado FM, o demissionário vice-presidente para a área financeira, Pedro Ribeiro, prestou declarações sobre o momento crítico do clube. Referiu que o OCB, na situação actual (atraso na aprovação do PEC), não é viável e que, dificilmente, sairá uma solução de uma assembleia geral. Questionado sobre se havia alguma hipótese destes elementos directivos continuarem, o vice-presidente foi taxativo: "Neste momento, consideramo-nos incompetentes para gerir o clube."
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Ginho, Leal, Nélson Ribeiro, Hugo Azevedo e Hugo Costa
Jogaram ainda: Diogo Silva, Rafael Costa e Zé Braga
Marcadores: Diogo Silva; Rafael Costa; Hugo Azevedo (2)
Melhor em jogo:
Hugo Azevedo (pelos golos marcados)
Marcha do marcador: 0-1; 2-1 (intervalo); 4-1
_______________________________

sexta-feira, 27 de março de 2009

OCB está sem direcção!

A direcção do OCB, eleita há menos de um ano (!!), encontra-se demissionária! Ontem, dia em que o grémio barcelense até teve uma grande propaganda no jornal A Bola (as camadas jovens do clube foram lá glorificadas), surgiu nova bronca.
O presidente do clube, Paulo Pereira, que era coadjuvado pelos vices Pedro Faria e Pedro Ribeiro, menciona que o que levou a esta queda da direcção foi, entre outras coisas, o atraso na aprovação do Plano Extrajudicial de Conciliação (PEC), por parte do Ministério das Finanças. Mas é nítida a ineficácia desta direcção a todos os níveis, pois, em menos de um ano, não conseguiu cumprir o pouco que prometera e, pelo qual, lutara com todas as armas na campanha, através do slogan: "Pela Verdade". Revelou-se um erro de casting. A equipa sénior luta pela munutenção e os jogadores (e funcionários!), com ordenados em atraso, vêem as suas vidas pessoais muito afectadas.
Pode ler a notícia do jornal Record na íntegra por aqui.
_
Fonte: Record

quarta-feira, 25 de março de 2009

1/8 final da Taça de Portugal: OCB - CD Nortecoope

Sábado há jogo da Taça em Barcelos (18 horas)! O adversário do OCB é o CD Norteccope, que ainda há uma semana perdeu com os barcelenses, por 2-0. Essa foi mesmo a primeira vitória da temporada frente aos maiatos, que agora, no campeonato, se quedam por lugares de despromoção. Prevê-se um jogo na esteira do da primeira jornada da Prova 3, com um OCB dominador que, todavia, peca na finalização. A equipa de Barcelos tem legítimas aspirações nesta competição, já eliminou o GDS Cascais (dezasseis-avos-de-final), e, caso ultrapasse o Nortecoope, jogará, de novo em Barcelos (quartos-de-final), com o Porto Santo SAD ou com o HC Braga. Como esta é uma prova organizada pela FPP, todas as pessoas têm de se munir de bilhete: 3€.
_
Força OCB!!

segunda-feira, 23 de março de 2009

A "Champions" 2008/09 em resumo

Os resultados da Liga Europeia 2008/09 foram bastante frustrantes para o OCB. A queda no ranking europeu de clubes (actualmente encontra-se em oitavo) será inevitável o que, mesmo assim, pode permitir que o clube barcelense participe na próxima edição da Liga Europeia, pois, os dezasseis clubes participantes devem-se aos seguintes critérios: Campeão Europeu em Título (se for também campeão nacional, a vaga para o campeão desse país não é ocupada), os dois Finalistas da Taça CERS, Campeões de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra e França, e os restantes oito melhores classificados do Ranking de Clubes. Portanto, quando for encerrada a época e actualizado o ranking, se o OCB ficar fora dos oito primeiros, pode ainda ter acesso à "Champions", pois alguns "campeões" estarão bem posicionados e darão entrada na competição clubes, talvez, até ao 12º lugar do referido ranking. Caso não consiga classificar-se, o OCB encerra uma década de participações muito interessantes na maior competição continental de clubes (ver abaixo). Participará na Taça CERS, então?
********************
1999/00: Fase de grupos
2000/01: Semi-final (1ª foto do post anterior)
2001/02: Final (2ª foto do post anterior)
2002/03: Pré-eliminatória
2003/04: Semi-final
2004/05: Fase de grupos
2005/06: Não participou
2006/07: Fase de grupos
2007/08: Fase de grupos
2008/09: Fase de grupos
********************
Apenas por uma vez, nesta época, o OCB venceu na Europa! A vitória (1-3) surgiu, apenas, na quinta jornada do Grupo D, no recinto do Vilanova, de Espanha. Se surgisse mais cedo, num dos três jogos consecutivos em casa (1-3 com o Vilanova, 2-5 com o Liceo e 1-2 com o Follonica), podia colocar a equipa na luta pela presença na final eight de Bassano. Porém, tal não sucedeu, talvez pela falta de competitividade (estofo) do plantel oquista. A injustiça da derrota 5-2, em Itália, na primeira jornada, não foi justificada nos outros jogos e, na Corunha, na última jornada, o OCB saiu sem honra nem glória, curvado pelos seis golos (sem resposta) impostos pelo adversário galego (nos seis jogos o OCB marcou 9 golos e sofreu 22, pior score do grupo).
*********
Marcadores:
André Torres (2)
Nélson Ribeiro (2)
Hugo Azevedo (2)
Hugo Costa (2)
Zé Braga
**********
Melhores em jogo*:
Nélson Ribeiro (2)
André Torres
Zé Pedro
Hugo Costa
*num jogo não foi destacado o "melhor em jogo"