
Fotos: Nuno Dantas
Em novo dérbi minhoto, novo confronto renhido! O OCB esteve muito bem na partida de hoje, todavia, foi penalizado pelo conhecido défice de concretização (para agravar, Hugo Azevedo, lesionado, não jogou) e pela arbitragem (evitou marcar penáltis mas que os houve, houve!). O resultado de 1-2 frente à AJ Viana foi discutido até ao último segundo, os barcelenses mereciam ser mais felizes mas... se a velhice já não pode o que se sabe, a juventude também não sabe o que pode...
Novo dérbi minhoto este Sábado, às 18 horas! Ao confronto com o HC Braga segue-se o duelo com os vianenses! Além dos preciosos pontos em disputa (pois a classificação para os playoffs está longe de estar segura) há, na recepação à AJ Viana, uma questão de orgulho: a goleada de Viana terá de ser desmistificada, os oquistas terão de lutar até ao último segundo por um resultado positivo provando, dessa forma, que o resultado da primeira volta foi um precalço. Os juventinos estão no quarto lugar, com 35 pontos, e vêm de uma vitória, 9-2, sobre o CH Carvalhos; o OCB está no sexto lugar e tem amealhados 28 pontos.
São pouco comuns, é certo, mas sucedem: empates a zero no hóquei em patins. Na deslocação ao pavilhão das Goladas, jornada 19, o OCB empatou 0-0 com o HC Braga (o segundo empate consecutivo no campeonato). A casa bracarense encheu-se (público dividido - muitos oquistas nas bancadas) para ver um bom jogo (mais na segunda parte) mas sem golos, com proeminência para os guarda-redes: Guilherme Silva e Ginho. O clube barcelense conservou o sexto posto, com 28 pontos, a dois do rival da noite, mas vê o grupo dos seis últimos a apenas cinco pontos de si.
Os minutos iniciais mostraram que o jogo talvez fosse decidido num lance desiquilibrante, no entanto, tal situação não sucedeu nos 50 minutos. Na primeira parte o Braga atacou pouco, desperdiçou um penálti, por André Centeno, ao minuto 9, e por aí se ficou... O OCB construiu algumas boas jogadas, pelo elementro mais irrequieto em ringue - Hugo Costa (azulado no último minuto da partida), mas ou a pontaria era má ou Guilherme, il Muro, fazia a sua função.
No segundo tempo, os guarda-redes tiveram mais trabalho. Muito mais! Pois se Guilherme anulou, por várias vezes, os ataques à sua baliza (embora também ajudado pelos postes!), Ginho não quis ser menos eficiente e evitou alguns golos; os remates frontais dos visitados foram todos parados pelo keeper oquista. Os visitantes fizeram mais para vencer, contudo, faltou um pouco de acerto na finalização (um problema recorrente). Sábado existe novo dérbi minhoto: OCB - AJ Viana.
_______________________________
Em 9 pontos possíveis, neste mês de Janeiro, o OCB só conquistou 4 (os seis golos marcados à AD Valongo e os respectivos 3 pontos amealhados, infelizmente, foram a excepção e não a regra). Nas duas últimas rodadas do campeonato regressou a fraca finalização e a cedência de pontos em desafios nucleares para a concretização dos objectivos do grupo. Agora, o clube de Barcelos terá de tirar pontos aos cinco clubes que seguem no topo da classificação (tarefa naturalmente complicada) e aos que lutam directamente consigo pela presença nos playoffs. Na próxima Quarta-feira, às 21 horas, o OCB (no rescaldo de uma semana atribulada) desloca-se ao pavilhão das Goladas para cumprir o jogo da 19ª jornada frente ao HC Braga (quinto classificado com mais 2 pontos que o OCB: 29). Os bracarenses também não estão numa fase muito positiva, à goleada sofrida em Fânzeres, 11-3, seguiu-se a inesperada derrota caseira com a ACR Gulpilhares, 2-3; conquanto, no jogo dos Carvalhos (onde só o OCB perdeu pontos!), na última jornada, o Braga venceu 2-4. Na jornada europeia de Sábado tiveram sortes iguais; o OCB perdeu com o Follonica, 1-2, e o Braga com o Viareggio, 2-3. No conflituoso jogo da primeira volta o OCB esteve a vencer quase até ao apito final mas o resultado final foi um empate, 1-1.

Adeus "Champions". O OCB está sem hipóteses matemáticas de alcançar a final eight da Liga Europeia 2008/09: em quatro jogos, quatro derrotas. Perdeu, hoje à tarde, com o Follonica Hockey dos manos Bertolucci, 1-2. No entanto, realizou uma partida agradável escondendo um pouco o ambiente de guerrilha que existe no seio do clube (sobre isso fica aqui a notícia: no fim do jogo, a direcção do clube reuniu-se e deu um voto de confiança ao treinador, Vítor Silva). Foi, na verdade, um encontro com vários sentimentos à mistura!





O treinador do OCB, Vítor Silva, pôs o seu lugar à disposição da direcção do clube que, agora, terá de se reunir para decidir a sua continuidade ou não à frente das equipas técnicas dos vários escalões do clube barcelense. Este divórcio mostra, definitivamente, a falência do projecto (?) desta direcção e do staff técnico. Não há uma linha orientadora, não há uma voz de comando no clube, tudo se limita, há largos meses, a uma primária gestão de crise. O problema não é o treinador nem a direcção: é toda a estrutura do clube que, nos últimos dois anos, perdeu os seus activos mais importantes!
Quando, por estes dias, a comunicação social dava conta de melhorias na vida financeira (iminente aprovação do PEC!!) e falava de estabilidade no OCB (a conferência de imprensa surpresa, que tão desprestigiante foi para o clube, parecia ser apenas uma má recordação para os adeptos), eis que surge de novo o clube na imprensa nacional (jornal Record) pelos piores motivos!! E em fase melindrosa da época: a oito jornadas do fim da fase regular, quando há um lugar nos playoffs que é preciso garantir!! Querem bater algum record com esta exposição negativa do clube?! Pedro Faria, director-desportivo, revelou ao periódico nacional que, depois do empate com o CD Nortecoope, não tem confiança no treinador! Vítor Silva mostrou-se estupefacto e refuta a argumentação do dirigente dizendo que construiu a equipa com ele e mediante o orçamento disponível. Relembremos então que foi esta direcção e esta equipa técnica que, ainda há oito meses, desceram ufanosas (e unidas!!) as escadas do salão do quartel dos Bombeiros... Pelo que se torna difícil saber quem tem razão, ou saber se ela existe...
Já lá vão seis anos! Foi em 2002 que os geniais manos italianos, Mirko e Alessandro Bertolucci, abandonaram o OCB. Estes atletas estiveram pela última vez em Barcelos quando, na pré-eliminatória da "Champions" 2002/03, se deslocaram ao pavilhão municipal em representação do Primavera Prato (eliminatória vencida pelo clube transalpino). Mas esquecendo o reencontro, o passado e os momentos de hóquei espectacular proporcionados pela dupla italiana, há agora um jogo para tentar vencê-los, por honra, pois o apuramento para a final eight, depois de três derrotas em outras tantas jornadas, é já uma miragem. O Follonica Hockey está no terceiro lugar do grupo D, com 4 pontos, e irá tentar mostrar o hóquei que o fez chegar, em 2006, ao topo da Europa! No jogo de Itália, o OCB até fez uma excelente partida mas perdeu por 5-2. Espera-se, apenas, um bom jogo!: Sábado, às 18 horas, em Barcelos.