quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

HC Braga 0 - OCB 0

São pouco comuns, é certo, mas sucedem: empates a zero no hóquei em patins. Na deslocação ao pavilhão das Goladas, jornada 19, o OCB empatou 0-0 com o HC Braga (o segundo empate consecutivo no campeonato). A casa bracarense encheu-se (público dividido - muitos oquistas nas bancadas) para ver um bom jogo (mais na segunda parte) mas sem golos, com proeminência para os guarda-redes: Guilherme Silva e Ginho. O clube barcelense conservou o sexto posto, com 28 pontos, a dois do rival da noite, mas vê o grupo dos seis últimos a apenas cinco pontos de si.
Os minutos iniciais mostraram que o jogo talvez fosse decidido num lance desiquilibrante, no entanto, tal situação não sucedeu nos 50 minutos. Na primeira parte o Braga atacou pouco, desperdiçou um penálti, por André Centeno, ao minuto 9, e por aí se ficou... O OCB construiu algumas boas jogadas, pelo elementro mais irrequieto em ringue - Hugo Costa (azulado no último minuto da partida), mas ou a pontaria era má ou Guilherme, il Muro, fazia a sua função.
No segundo tempo, os guarda-redes tiveram mais trabalho. Muito mais! Pois se Guilherme anulou, por várias vezes, os ataques à sua baliza (embora também ajudado pelos postes!), Ginho não quis ser menos eficiente e evitou alguns golos; os remates frontais dos visitados foram todos parados pelo keeper oquista. Os visitantes fizeram mais para vencer, contudo, faltou um pouco de acerto na finalização (um problema recorrente). Sábado existe novo dérbi minhoto: OCB - AJ Viana.
_______________________________
OCB NO JOGO
_
5 inicial: Ginho, Leal, Zé Pedro, Hugo Costa e Hugo Azevedo
Jogaram ainda: Nélson Ribeiro, Diogo Silva e André Torres
Melhor em jogo: Ginho (de volta às boas exibições)
_______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação à 19ª jornada: 6º lugar com 28 pontos
Vitórias/empates/derrotas: 8/4/7
Golos marcados/sofridos: 37/47
Marcadores: Hugo Azevedo (15); Hugo Costa (9); André Torres (4); Zé Pedro (3); Nélson Ribeiro (2); Leal (2); Diogo Silva; João Pinto
Melhores em jogo: Hugo Azevedo (4); Hugo Costa (3); Nélson Ribeiro (2); André Torres (2); Ginho (2); Leal; Rafael Costa; João Pinto; Zé Pedro
____________________________
Fotos: Nuno Dantas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

19ª Jornada: HC Braga - OCB

Em 9 pontos possíveis, neste mês de Janeiro, o OCB só conquistou 4 (os seis golos marcados à AD Valongo e os respectivos 3 pontos amealhados, infelizmente, foram a excepção e não a regra). Nas duas últimas rodadas do campeonato regressou a fraca finalização e a cedência de pontos em desafios nucleares para a concretização dos objectivos do grupo. Agora, o clube de Barcelos terá de tirar pontos aos cinco clubes que seguem no topo da classificação (tarefa naturalmente complicada) e aos que lutam directamente consigo pela presença nos playoffs. Na próxima Quarta-feira, às 21 horas, o OCB (no rescaldo de uma semana atribulada) desloca-se ao pavilhão das Goladas para cumprir o jogo da 19ª jornada frente ao HC Braga (quinto classificado com mais 2 pontos que o OCB: 29). Os bracarenses também não estão numa fase muito positiva, à goleada sofrida em Fânzeres, 11-3, seguiu-se a inesperada derrota caseira com a ACR Gulpilhares, 2-3; conquanto, no jogo dos Carvalhos (onde só o OCB perdeu pontos!), na última jornada, o Braga venceu 2-4. Na jornada europeia de Sábado tiveram sortes iguais; o OCB perdeu com o Follonica, 1-2, e o Braga com o Viareggio, 2-3. No conflituoso jogo da primeira volta o OCB esteve a vencer quase até ao apito final mas o resultado final foi um empate, 1-1.
_
Força OCB!!

Ouça o relato da partida por estas ligações:


sábado, 17 de janeiro de 2009

OCB 1 - Follonica Hockey 2

Adeus "Champions". O OCB está sem hipóteses matemáticas de alcançar a final eight da Liga Europeia 2008/09: em quatro jogos, quatro derrotas. Perdeu, hoje à tarde, com o Follonica Hockey dos manos Bertolucci, 1-2. No entanto, realizou uma partida agradável escondendo um pouco o ambiente de guerrilha que existe no seio do clube (sobre isso fica aqui a notícia: no fim do jogo, a direcção do clube reuniu-se e deu um voto de confiança ao treinador, Vítor Silva). Foi, na verdade, um encontro com vários sentimentos à mistura!

O clube transalpino marcou a meio da primeira parte, por Alessandro Bertolucci, a finalizar uma triangulação, quando, até então, já havia enviado algumas bolas ao poste da baliza de Ginho. Mas não se pense que o OCB não esteve afoito, a partida foi, de princípio a fim, equilibrada! Ao minuto 8 da segunda parte, Sebastian Molina marcou o 2-0, numa falha defensiva dos oquistas, facto que levou o público barcelense a soltar-se e a ajudar a claque da casa com cânticos e palmas até ao fim. Hugo Costa reduziu (golo dedicado ao técnico), na recta final do desafio, e acreditava-se num resultado positivo mas, do outro lado, Alessandro comandou a sua equipa com mestria (Zé Pedro, a poucos segundos do fim, foi ingénuo ao optar por desviar a bola do jogador toscano que se havia deitado na área para impedir o remate - caso o fizesse, era assinalado penálti!). É de referir que Mirko e Leal foram expulsos pelo rigorosíssimo árbitro galego (por acumulação de três cartões amarelos). E, na saudação ao público, Alessandro fez questão de salientar que leva Barcelos no coração!








































______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Ginho, Leal, Zé Pedro, Hugo Azevedo e Hugo Costa
Jogaram ainda: Nélson Ribeiro
Marcador: Hugo Costa
Melhor em jogo: Hugo Costa (sempre lutador; marcou o golo)
Marcha do marcador: 0-1 (intervalo); 0-2; 1-2

Direcção decide futuro de Vítor Silva

O treinador do OCB, Vítor Silva, pôs o seu lugar à disposição da direcção do clube que, agora, terá de se reunir para decidir a sua continuidade ou não à frente das equipas técnicas dos vários escalões do clube barcelense. Este divórcio mostra, definitivamente, a falência do projecto (?) desta direcção e do staff técnico. Não há uma linha orientadora, não há uma voz de comando no clube, tudo se limita, há largos meses, a uma primária gestão de crise. O problema não é o treinador nem a direcção: é toda a estrutura do clube que, nos últimos dois anos, perdeu os seus activos mais importantes!
**************
Notícia retirada integralmente do jornal Record:
Vítor Silva coloca lugar à disposição
NA SEQUÊNCIA DAS DECLARAÇÕES DE PEDRO FARIA

Vítor Silva, treinador do OC Barcelos, colocou ontem o lugar à disposição. A decisão do treinador surge na sequência de uma entrevista do director-desportivo do clube ao Record, onde Pedro Faria dizia já não ter confiança no técnico.“Apesar de me dedicar ao clube de uma forma sem precedentes, nos mais diversos escalões, só me resta colocar o lugar à disposição do líder da direcção”, disse Vítor Silva, nitidamente agastado com o sucedido. “Não entendo por que razão o presidente não me abordou, pelo menos para me informar como estão as coisas e se concorda com o que foi dito.” O técnico explicou que pretende “deixar o caminho livre para a direção tomar a decisão que entender”, garantindo: “Não estou nem nunca estive agarrado ao lugar. Mas tenho de referir o que sinto e penso. Gosto mais deste clube do que muita gente com responsabilidades e sei que a direção sabe disso.”A direção não quis reagir, informando apenas que haverá uma reunião e que oportunamente será divulgado um comunicado.

500 posts!!

E aí está o post 500!! Está já lançado meio milhar de notícias, das quais mais de cem são artigos dos jogos! É uma marca que, de início, parecia distante... Mas já vamos na terceira temporada de postagens!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

"Record" de asneiras no OCB!!

Quando, por estes dias, a comunicação social dava conta de melhorias na vida financeira (iminente aprovação do PEC!!) e falava de estabilidade no OCB (a conferência de imprensa surpresa, que tão desprestigiante foi para o clube, parecia ser apenas uma má recordação para os adeptos), eis que surge de novo o clube na imprensa nacional (jornal Record) pelos piores motivos!! E em fase melindrosa da época: a oito jornadas do fim da fase regular, quando há um lugar nos playoffs que é preciso garantir!! Querem bater algum record com esta exposição negativa do clube?! Pedro Faria, director-desportivo, revelou ao periódico nacional que, depois do empate com o CD Nortecoope, não tem confiança no treinador! Vítor Silva mostrou-se estupefacto e refuta a argumentação do dirigente dizendo que construiu a equipa com ele e mediante o orçamento disponível. Relembremos então que foi esta direcção e esta equipa técnica que, ainda há oito meses, desceram ufanosas (e unidas!!) as escadas do salão do quartel dos Bombeiros... Pelo que se torna difícil saber quem tem razão, ou saber se ela existe...
************
Artigos retirados (integralmente) do jornal Record:

Pedro Faria: «Vítor Silva não tem a minha confiança»

DIRETOR-DESPORTIVO DO OC BARCELOS DESCONTENTE COM TREINADOR

Pedro Faria não está satisfeito com o desempenho de Vítor Silva à frente dos destinos do OC Barcelos. O director-desportivo dos minhotos considera que “a equipa não está estável” e que “há mau ambiente no seio do plantel”.“Como treinador não tem a minha confiança. Quando diz depois de um jogo contra a Nortecoope (que luta para não descer) que as limitações da equipa vieram ao de cima, que fará diante da Oliveirense ou do Benfica? Por mim o OC Barcelos contratava outro treinador”, conta-nos aquele responsável, salientando, todavia, que por questões financeiras a questão só poderá ser revista no final da época. O director-desportivo acrescenta que os resultados não estão a ser os mais desejados. “Globalmente estou insatisfeito. Perdemos o Miguel Viterbo e o João Pinto em Dezembro e, apesar de a equipa se manter nos oito primeiros, cedemos pontos em jogos que não devíamos ter perdido. Sentimos que a equipa não está estável. Os activos dos clubes são os jogadores e se eles não rendem... Algo de mau se passa.” O OC Barcelos, refira-se, é 6.º classificado, com 27 pontos.
************
Vítor Silva estupefacto com afirmações de Pedro Faria

TÉCNICO BARCELENSE REAGE AO DIRETOR DESPORTIVO
“Estou estupefacto!” Foi desta forma que Vítor Silva reagiu quando confrontado com as declarações de Pedro Faria. “É a primeira vez que ouço uma coisa destas! Isso não faz sentido, fiz a equipa com ele, em função do orçamento que tinha disponível. Os resultados, tirando um ou outro menos bom, estão dentro do que seria normal, não entendo. E o director-desportivo diz isto a um jornal, antes de falar comigo...”, constata o treinador, acrescentando: “Estas coisas têm de ser resolvidas dentro do clube e não na praça pública. Passam-se coisas muito graves no OC Barcelos, sobre as quais eu prefiro não falar, por respeito à instituição. Mas vou continuar a trabalhar, mesmo que as pessoas não queiram assumir os seus actos.”

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

4ª Jornada do Grupo D, Liga dos Campeões 2008/09: OCB - Follonica Hockey

Já lá vão seis anos! Foi em 2002 que os geniais manos italianos, Mirko e Alessandro Bertolucci, abandonaram o OCB. Estes atletas estiveram pela última vez em Barcelos quando, na pré-eliminatória da "Champions" 2002/03, se deslocaram ao pavilhão municipal em representação do Primavera Prato (eliminatória vencida pelo clube transalpino). Mas esquecendo o reencontro, o passado e os momentos de hóquei espectacular proporcionados pela dupla italiana, há agora um jogo para tentar vencê-los, por honra, pois o apuramento para a final eight, depois de três derrotas em outras tantas jornadas, é já uma miragem. O Follonica Hockey está no terceiro lugar do grupo D, com 4 pontos, e irá tentar mostrar o hóquei que o fez chegar, em 2006, ao topo da Europa! No jogo de Itália, o OCB até fez uma excelente partida mas perdeu por 5-2. Espera-se, apenas, um bom jogo!: Sábado, às 18 horas, em Barcelos.
_
Força OCB!!

sábado, 10 de janeiro de 2009

OCB 2 - CD Nortecoope 2

A equipa barcelense voltou a marcar passo num jogo crucial. O empate da jornada 18, 2-2, terceiro da época, castiga a falta de ambição do conjunto de Vítor Silva. Não estava nos planos do OCB voltar a perder pontos (perdera o jogo da Maia) com o CD Nortecoope mas, como na véspera até nevara em Barcelos, também no dia de hoje aconteceram improbabilidades... E assim se perderam cinco pontos com um adversário recém-promovido... Os barcelenses conservaram o sexto lugar, agora com 27 pontos, mas deixaram o HC Braga avançar dois pontos e permitiram a recuperação da generalidade dos clubes que se encontram atrás de si; o grupo dos seis últimos está a apenas seis pontos...
A entrada dos da casa foi forte mas o Nortecoope não se mostrava inibido; a partida não tinha uma equipa declaradamente superior à outra. O primeiro golo apareceu aos 5 minutos, por Hugo Costa, em emenda preciosa a remate de longe de Leal; aos 12 minutos, os maiatos empataram, em lance semelhante, sticada frontal desviada junto ao poste. Volvidos três minutos, os visitantes voltavam a marcar, desta vez em excelente triangulação! Estavam na frente, 1-2! Mas, inconformado, Hugo Costa avançou com a bola, driblou vários adversários e, já dentro da área, enganou o guarda-redes, 2-2! Grande golo! Nos restantes oito minutos desta etapa, os oquistas podiam ter alcançado vantagem no placard mas, como em Vale de Cambra, foi desperdiçado um livre directo. O segundo tempo foi marcado pela falta de ambição do OCB que, em metade do tempo, jogou com quatro jogadores de características defensivas. O Nortecoope, particularmente o seu keeper, ia tapando os caminhos da baliza maiata e nem em novo livre directo (por agressão, com o stick, de Bruno Gomes - expulso com vermelho directo - a Nélson Ribeiro) os visitados conseguiram marcar. Nos minutos finais (e com os números eclipsados do placard electrónico!), em duas jogadas de insistência, defendendo sucessivos remates, o guarda-redes forasteiro encarregou-se de confirmar o nó no marcador.
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Ginho, Leal, Zé Pedro, Hugo Costa e Hugo Azevedo
Jogaram ainda: Nélson Ribeiro, Diogo Silva e André Torres
Marcador: Hugo Costa (2)
Melhor em jogo: Hugo Costa (o mais lutador; marcou dois golos, o segundo foi de grande categoria)
_______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação à 18ª jornada: 6º lugar com 27 pontos
Vitórias/empates/derrotas: 8/3/7
Golos marcados/sofridos: 37/47
Marcadores: Hugo Azevedo (15); Hugo Costa (9); André Torres (4); Zé Pedro (3); Nélson Ribeiro (2); Leal (2); Diogo Silva; João Pinto
Melhores em jogo: Hugo Azevedo (4); Hugo Costa (3); Nélson Ribeiro (2); André Torres (2); Ginho; Leal; Rafael Costa; João Pinto; Zé Pedro
_____________________________

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

18ª Jornada: OCB - CD Nortecoope

O início de ano tem sido agridoce: no último Sábado, os oquistas venceram a AD Valongo e, ontem, saíram de Vale de Cambra com uma derrota. E, já no próximo Sábado, 10 de Janeiro, jogam a 18ª jornada do campeonato nacional; o OCB - CD Nortecoope tem início às 18 horas no pavilhão municipal de Barcelos. Os maiatos regressam à cidade minhota depois de dois anos de ausência do primeiro escalão do hóquei patinado luso; ocupam a nona posição com 19 pontos. O OCB foi derrotado no jogo da primeira volta, 4-2, mas em casa pode rectificar a pálida imagem deixada na Maia; ocupa o sexto lugar na classificação, com 26 pontos, estando a algumas vitórias do objectivo da época. Por isso, e também pela derrota sofrida frente ao Cambra, na última partida, este jogo assume grande importância: não se pode deixar para amanhã o que se pode ganhar hoje.
_
Força OCB!!