quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

HA Cambra 2 - OCB 1

A vaga de frio polar que atinge o país, por estes dias, parece ter congelado o OCB em Vale de Cambra. Esta era uma partida importantíssima mas a derrota averbada, 2-1, mesmo quebrando a bonita série de três vitórias, não pode afastar os barcelenses dos seus objectivos! O OCB continua em sexto lugar, viu o grupo dos seis últimos aproximar-se um ponto, e tem já no próximo Sábado a oportunidade de regressar aos triunfos: recebe o CD Nortecoope.
A primeira metade do desafio foi bastante desinteressante, com pouca velocidade e sem jogadas de perigo para os guarda-redes; cedo se percebeu que o OCB lutador do jogo caseiro frente ao Valongo não tinha viajado para a terra do mel. A etapa complementar não foi nada doce para os visitados, embora o jogo ganhasse alguma emoção e rapidez (mas nem por isso foi bem jogado); o golo dos da casa, marcado aos 30 segundos desta etapa, atordoou, de certa forma, os oquistas, que, mesmo assim, ao minuto 6 chegavam ao empate, parecendo soltos, definitivamente, do frio. Mas à finalização de André Torres junto ao segundo poste, a passe de Zé Pedro, seguiram-se lances de pouca mecanização, o que não permitiu que a equipa marcasse mais golos. A dois minutos do fim, Leal teve a infelicidade de escorregar na área e, em contacto com o solo, tocar a bola, tendo a dupla de arbitragem marcado o devido penálti. Na cobrança, Rui Fernandes fez o resultado final: 2-1 favorável ao HA Cambra.

_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial:
Ginho, Leal, Zé Pedro, Hugo Costa e Hugo Azevedo
Jogaram ainda: Nélson Ribeiro e André Torres
Marcador: André Torres
Melhor em jogo:
André Torres (pela forte entrada na partida)
_______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação à 17ª jornada: 6º lugar com 26 pontos
Vitórias/empates/derrotas:
8/2/7
Golos marcados/sofridos: 35/45
Marcadores: Hugo Azevedo (15); Hugo Costa (7); André Torres (4); Zé Pedro (3); Nélson Ribeiro (2); Leal (2); Diogo Silva; João Pinto
Melhores em jogo: Hugo Azevedo (4); Nélson Ribeiro (2); Hugo Costa (2); André Torres (2); Ginho; Leal; Rafael Costa; João Pinto; Zé Pedro
_____________________________

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

17ª Jornada: HA Cambra - OCB

Esta é, talvez, a deslocação mais importante da época... até ao momento... Mesmo depois da vitória sobre a AD Valongo - a terceira consecutiva no campeonato! Pois Vale de Cambra é um terreno tradicionalmente favorável aos barcelistas que se torna essencial manter assim para se fugir à necessidade de ganhar, obrigatoriamente, aos clubes da frente da tabela, de forma a poder efectivar-se, tranquilamente, a classificação para os playoffs. A vitória dará um grande conforto para se encararem os dificílimos desafios finais da fase regular - ver no calendário da barra lateral. O HA Cambra ocupa a 13ª posição, penúltima, com 12 pontos, e tem encontrado muitas dificuldades para conseguir os pontos necessários à manutenção no primeiro escalão, objectivo do clube, algo que, com maiores ou menores entraves, tem conseguido, desde 2002. No jogo da primeira volta, o OCB conseguiu o melhor resultado da época, 4-0, e nesta deslocação a Vale de Cambra, onde não perde desde Dezembro de 2004, vai tentar dar sequência à série de vitórias! O jogo tem início às 21 horas de Quarta-feira, 7 de Janeiro.
_
Força OCB!!
_
Ouça o relato da partida por estas ligações:


sábado, 3 de janeiro de 2009

OCB 6 - AD Valongo 3

As festas de Natal e fim-de-ano, ao que parece, fizeram muito bem ao OCB! Ou então, as férias de Natal foram preenchidas com trabalhos de casa para melhoria de notas neste novo período. Os homens de Barcelos conseguiram colocar a pequena bola preta no fundo da baliza adversária seis vezes (ultrapassando as quatro ao HA Cambra), mas, melhor do que isso, é mesmo a interessante sequência de três vitórias no campeonato, também algo inédito na presente temporada! Os 26 pontos recolhidos permitem a colagem ao HC Braga, quinto classificado, e a fuga ao grupo dos seis últimos, que hoje ficou a 8 pontos de distância!
O golo madrugador (30 segundos) de Zé Pedro agourava uma boa partida; era também uma entrada com o patim direito no ano de 2009! O remate de longe, algo enrolado, do número 8, ainda júnior, deu o 1-0 aos da casa. Mas, por volta do minuto 3, os visitantes empatavam a contenda na marcação de um penálti. As duas equipas mostravam um hóquei rápido e musculado, por vezes, sem grande técnica, mas emotivo. O equilíbrio verificado durante bastante tempo só foi desfeito a nove minutos do intervalo, por Hugo Azevedo, depois de primorosa assistência do capitão, Leal.
Na segunda parte, os valonguenses abusaram da dureza e os árbitros puxaram dos cartões para com eles. Foram penalizados com cartões de todas as cores (Chico Barreira viu mesmo vermelho por acumulação) e com dois livres directos, porém, desperdiçados pelos visitados. Entretanto, indiferentes a tudo isso, os oquistas já tinham feito o 3-1, por Zé Pedro, a concluir uma jogada de contra-ataque junto ao segundo poste. A limitação da AD Valongo foi notória quando Hugo Azevedo, o homem do jogo, em três minutos (dos 41 aos 43), marcou três golos! O sentido de oportunidade do dianteiro barcelense é impressionante e faz com que seja, de longe, o melhor marcador da equipa (15 golos no nacional)! O score de 6-1 passava a ser o melhor registo de golos marcados da época e, só nos dois minutos finais, os de verde esbativeram a diferença com dois tentos, um deles por Miguel Viterbo. Este triunfo de 6-3 deixa o OCB bem lançado para a jornada de Quarta-feira próxima no recinto do HA Cambra.
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial:
Ginho, Leal, Zé Pedro, Hugo Costa e Hugo Azevedo
Jogaram ainda: Nélson Ribeiro, Diogo Silva, Zé Braga e André Torres
Marcadores: Zé Pedro (2); Hugo Azevedo (4)
Melhor em jogo: Hugo Azevedo (é forte a recuperar bolas, a construir lances de ataque e, cada vez mais, a acertar na baliza!: hoje, a pontaria esteve certeira por quatro vezes!)
_______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação à 16ª jornada: 6º lugar com 26 pontos
Vitórias/empates/derrotas:
8/2/6
Golos marcados/sofridos: 34/43
Marcadores: Hugo Azevedo (15); Hugo Costa (7); Zé Pedro (3); André Torres (3); Nélson Ribeiro (2); Leal (2); Diogo Silva; João Pinto
Melhores em jogo: Hugo Azevedo (4); Nélson Ribeiro (2); Hugo Costa (2); Ginho; Leal; André Torres; Rafael Costa; João Pinto; Zé Pedro
_____________________________

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

16ª Jornada: OCB - AD Valongo

Este vai ser o primeiro embate do ano de 2009! E será importantíssimo! O OCB precisa de vencer estes confrontos caseiros para, o mais cedo possível, conseguir o objectivo da época. O jogo da primeira volta correu de feição aos barcelenses, pois conseguiram a primeira vitória da época em Valongo, 1-2, mas, agora, os valonguenses estão mais coesos, os resultados confirmam-no, estão numa fase ascendente e contam, há cerca de dois meses, com o ex-oquista Miguel Viterbo. A AD Valongo encontra-se no 12º lugar, com 12 pontos, e o OCB em sexto com 23. A partida tem início às 18 horas de Sábado, 3 de Janeiro, no pavilhão municipal de Barcelos.
_
Força OCB!! Boa sorte para todos os atletas, e demais representantes do clube, em 2009; que todas as dificuldades sejam meras contingências da vida, naturalmente ultrapassáveis.

61 anos de vida!!

O Óquei Clube de Barcelos completa hoje 61 anos de existência (oficial). Desde cedo sentiu dificuldades, o clube, mas a tenacidade de quem o sonhou e fundou não deixou que a sua actividade fosse efémera. Passados tantos anos, só podemos agradecer a sagacidade desses homens. A quem construiu este clube, muito obrigado. Construíram um mito. Falar do OCB é falar de títulos e troféus. Muitos e de todos. Estes são os principais e que podem servir de estímulo para o futuro!:
Campeão do mundo
Campeão Europeu
Tri-campeão nacional
Tetra-vencedor da Taça de Portugal
Vencedor da Taça das Taças
Vencedor da Taça CERS
Tetra-vencedor da Supertaça de Portugal

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Ano novo!!

A cada novo ano se renova a esperança. Muitos sucessos para o clube. São os votos do Roller Barcelos.

sábado, 27 de dezembro de 2008

"Topo e Fundo" da fase regular - parte I

Hugo Azevedo. Chegou a Barcelos, esta época, vindo da AD Valongo e, desde logo, conquistou a simpatia dos barcelenses. É um jogador lutador que faz da persistência a sua arma. Melhor marcador da equipa, com 11 golos, e "melhor em jogo" por três vezes.
***************
Nélson Ribeiro. Também é um atleta novo clube mas titular indiscutível na defesa oquista. Um número 4 na esteira dos seus antecessores: Tiago Rafael e Paulo Almeida. Marcou 2 golos e, por duas vezes, foi o "melhor em jogo".
***************
As goleadas sofridas. Aconteceram em Viana, na Luz e em Fânzeres: 8-1, 6-0 e 7-1, respectivamente. Foram os piores momentos do clube (desportivamente) até este ponto intermédio da fase regular.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Resumo da fase regular 2008/09 - parte I

Chegada a paragem de Natal/Ano novo (15ª jornada da fase regular), o OCB encontra-se no sexto lugar, com 23 pontos. Até a este momento, o OCB jogou sob o signo da irregularidade, com exibições e resultados inconstantes; está dentro dos objectivos traçados (oito primeiros lugares), contudo, verifica-se uma quebra (natural, depois da saída de três jogadores do cinco base 2007/08) em todos os itens (excepto nas vitórias: são igualmente 7) relativamente ao "Natal de 2007", que já tinha, por sua vez, sofrido uma quebra idêntica em comparação com o "Natal de 2006"... Os oquistas têm o terceiro pior ataque da prova, 28 golos, que não chega a dar a média de 2 por jogo (!), só superando, neste aspecto, o Carvalhos e o Cambra, últimos classificados.
Existiram dois "OCBês" distintos nestas primeiras quinze jornadas da fase regular 2008/09: um que joga em casa, outro que joga fora! Em casa, não fosse a derrota inicial com o Gulpilhares e o empate com o Braga, seria uma campanha perfeita. As vitórias ao Cambra, Candelária, Oeiras e Carvalhos confirmaram o favoritismo dos da casa e, na recepção à Oliveirense, o OCB, vindo do fracasso de Viana, arrancou, surpreendentemente, uma exibição portentosa, o melhor desempenho caseiro! Fora de Barcelos é que as contas se complicam, em oito jogos o OCB só conseguiu marcar outros tantos golos... Mas, os dados mais assombrosos são os dos golos sofridos: 28!! Porém, essa enorme décalage entre golos marcados e sofridos nos jogos fora, ainda permitiu que se vencessem os duelos de Gulpilhares (0-1) e Valongo (1-2). As visitas aos recintos da Juventude de Viana, Porto e Benfica, todavia, foram um pesadelo, goleadas à moda antiga. Mas não podem ser atribuídas responsabilidades aos jogadores, pois o clube viveu grande instabilidade: saída do preparador físico, professor Fernando Sousa; saída do atleta Miguel Viterbo, primeiro, de João Pinto, depois; incidentes no jogo OCB 1 - HC Braga 1 com posterior corte de relações institucionais entre os dois clubes; blackout decretado pela direcção (incompreensível, pois as moscas apanham-se com mel e não com fel!); confirmação da grave situação financeira do clube, revelada, em conferência de imprensa surpresa, pelos dirigentes do grémio barcelense (salários em atraso, suspensão - por um dia!! - de todas as competições nacionais por incumprimento do pagamento de taxas federativas, atraso na aprovação do PEC com consequente retenção de patrocínios de empresas e subsídios camarários... etc...). Por tudo isto, pode concluir-se que os atletas foram briosos ao máximo, pois era difícil abstraírem-se totalmente dos problemas do clube.
Em Janeiro, o OCB terá os jogos com o Valongo e Nortecoope, em casa, Cambra e Braga fora, e, se destes quatro jogos vencer três, fará 32 pontos, ficando a um pequeno passo de garantir a entrada nos playoffs... Ainda com sete jornadas por cumprir! Atendamos ao facto que, o Cambra, em 2007, ficou em oitavo, com 30 pontos, e, em 2008, foi o Gulpilhares o último a entrar nos playoffs, com 37 pontos... Mas, nesta época, deverá ser cavado um fosso entre os primeiros oito e os últimos seis classificados da tabela, sendo seguro que 34/35 pontos serão suficientes para serem atingidos os playoffs. Força OCB!! Um grande 2009!!
_
Tabela classificativa retirada do blogue Mais Hóquei

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Natal!

O Roller Barcelos deseja a todos, dadas as circunstâncias, o melhor Natal possível!!

sábado, 20 de dezembro de 2008

OCB 4 - CH Carvalhos 3

Três pontos. Foi o que de melhor deu este jogo. O pouquíssimo público presenciou uma indigente partida de hóquei; em tempo de Natal ninguém foi presenteado, embora o OCB tivesse arriscado oferecer pontos ao adversário, a equipa mais frágil do campeonato. O curto 4-3 foi segurado, é esse o termo, na última meia dúzia de minutos, quando os oquistas optaram por congelar a bola no meio-ringue do CH Carvalhos.
Vítor Silva fez alinhar o mesmo cinco inicial do último jogo, que bom resultado deu, mas no dia de hoje a exibição foi bastante pobre; Zé Pedro voltou a ser uma peça influente na equipa e até marcou um golo, o segundo, depois de Hugo Azevedo ter inaugurado o marcador. O jogo descaracterizado dos da casa permitiu, depois, que o Carvalhos reduzisse, 2-1, antes de soar o apito para o intervalo.
Leal, com um remate enrolado, já na segunda metade, conseguiu marcar o 3-1, mas, de novo, os gaienses voltaram ao jogo com um golo fortuito. A meio desta etapa, surge o lance mais bonito da partida: golo de Hugo Costa na transformação de um livre directo. Mas já que o dia era de sofrimento, pelo espectáculo pobre, passou a sê-lo também pelo resultado, pois, com o terceiro golo dos forasteiros (4-3), nos últimos minutos tudo podia acontecer.
O OCB fez 23 pontos e colocou-se, provisoriamente, no sexto lugar da tabela classificativa. O campeonato regressa no dia 3 de Janeiro: OCB - AD Valongo.
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial:
Ginho, Leal, Zé Pedro, Hugo Costa e Hugo Azevedo
Jogaram ainda: Nélson Ribeiro e Diogo Silva
Marcadores: Hugo Azevedo; Zé Pedro; Leal; Hugo Costa
Melhor em jogo: Zé Pedro (equilibrador; seguro a sair com a bola no stick)
_______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação à 15ª jornada: (6º) lugar com 23 pontos
Vitórias/empates/derrotas:
7/2/6
Golos marcados/sofridos: 28/41
Marcadores: Hugo Azevedo (11); Hugo Costa (7); André Torres (3); Nélson Ribeiro (2); Leal (2); Diogo Silva; João Pinto; Zé Pedro
Melhores em jogo: Hugo Azevedo (3); Nélson Ribeiro (2); Hugo Costa (2); Ginho; Leal; André Torres; Rafael Costa; João Pinto; Zé Pedro
_____________________________

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

15ª Jornada: OCB - CH Carvalhos

O OCB recebe o CH Carvalhos em jogo da jornada 15 que encerra desportivamente o ano civil (as competições hoquísticas sofrerão um interregno de duas semanas para os festejos de Natal e ano novo). E nada melhor do que uma vitória antes do fim-de-ano, precavendo dificuldades futuras mas sempre com esperança de que o ano novo pode ser, de facto, sinónimo de vida nova. O Carvalhos é aquela equipa que não vence ninguém, queda-se pelo último posto, sofreu 83 golos, marcou 22, tem 13 derrotas e apenas 1 ponto, resultante de um empate com o... OCB!! Precisamente! Mas o jogo da segunda jornada já é passado. Os barcelenses, apesar de tudo o que se passou extra-hóquei, durante a última semana, mostraram, na Quarta-feira passada, o seu valor. E Sábado vão mostrá-lo diante do seu público! O jogo tem início às 18 horas, 20 de Dezembro.
_
Força OCB!!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

ACR Gulpilhares 0 - OCB 1

Grande balão de oxigénio! O OCB saiu de Gulpilhares com uma vitória, 0-1, segurou o sétimo posto na tabela (tem 20 pontos) e, aos poucos, vai dando sticadas na crise... A exibição de hoje foi perfeita, defensivamente rigorosa, rápida nas transições e com situações de ataque bem delineadas. O clube de Barcelos está, agora, a um ponto do Porto Santo SAD, sexto classificado, e a três do HC Braga, quinto.
O resultado de 0-1 pode dar a entender que a partida foi monótona, mas não. Foi muito viva, jogada a grande velocidade, principalmente na segunda metade. Se o OCB foi mais ofensivo que o Gulpilhares, já na primeira parte, com meia dúzia de excelentes situações para golo, com Hugo Azevedo em evidência, na segunda parte, então, o jogo foi de sentido único! Os gaienses não conseguiam sair para o ataque, tal a pressão feita pelos homens de Vítor Silva, mas os forasteiros não conseguiam capitalizar o domínio em golos.
Destaque para a prestação de Zé Pedro, o defesa-médio júnior, que jogou o tempo todo fazendo uma exibição pendular. E, claro, para Hugo Costa, que, depois de descansar largos minutos no banco, foi lançado no jogo para desequilibrar, conseguindo, a dois minutos do fim, os seus intentos! Marcou um golo decisivo, na máscara do guarda-redes, com grande perícia e calma! Valeu três pontos!
Sábado, às 18 horas, o OCB recebe, no pavilhão municipal de Barcelos, o CH Carvalhos para a 15ª jornada do campeonato nacional.
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial:
Ginho, Leal, Zé Pedro, Hugo Costa e Hugo Azevedo
Jogaram ainda: Nélson Ribeiro, Diogo Silva e André Torres
Marcador: Hugo Costa
Melhor em jogo: Hugo Costa (decisivo; a determinação habitual!)
_______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação à 14ª jornada: (7º) lugar com 20 pontos
Vitórias/empates/derrotas:
6/2/6
Golos marcados/sofridos: 24/38
Marcadores: Hugo Azevedo (10); Hugo Costa (6); André Torres (3); Nélson Ribeiro (2); Diogo Silva; João Pinto; Leal
Melhores em jogo:
Hugo Azevedo (3); Nélson Ribeiro (2); Hugo Costa (2); Ginho; Leal; André Torres; Rafael Costa; João Pinto
_____________________________

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

João Pinto é o segundo a sair!

Primeiro foi Miguel Viterbo, agora é João Pinto a abandonar o grupo de trabalho de Vítor Silva. Foi através do sítio oficial do clube que foi conhecida a notícia. O jogador já não se deslocará a Gulpilhares, esta Quarta-feira, para realizar o jogo relativo à 14ª jornada do campeonato. As saídas de jogadores que eram apostas da direcção/treinador mostram o quão frágil é o projecto (?) do clube... Ainda agravado, Quinta-feira última, pela surreal conferência de imprensa de onde saiu a não menos surreal frase: "Não adianta pagarmos os 1 700 € à FPP para o clube poder jogar, pois, de qualquer forma, continuará bloqueado..." Com este raciocínio, "Pela Verdade", o clube encerraria.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

14ª Jornada: ACR Gulpilhares - OCB

Teve um começo de campeonato prometedor, o Gulpilhares, ao vencer, em Barcelos, por 1-3, em tarde agreste para o OCB. Mas, depois, os gaienses acumularam uma série de resultados negativos e, ao fim da primeira volta, ocupavam a décima posição, com 15 pontos (o OCB era sétimo com 17 pontos). Agora, no primeiro jogo da segunda volta, 14ª jornada, os barcelistas vão a Gulpilhares tentar recuperar os pontos perdidos em casa, com um adversário directo, refira-se, de forma a chegarem à paragem de Natal/Ano novo num patamar seguro. Mas o momento é delicado, a direcção expôs publicamente, na semana passada, as fragilidades do clube ao mundo hoquista, os jogadores têm sido briosos mas sentem que a estrutura não lhes transmite esperança. A campanha do OCB fora de portas também tem sido muito negativa, em sete jogos só venceu um, e apenas tem 7 golos marcados contra 28 sofridos! É claro que, em Gulpilhares, as dificuldades serão imensas, mas a partida deverá ser equilibrada e decidida em pormenores. No fim-de-semana, os dois clubes jogaram para as competições europeias com desempenhos semelhantes: o OCB foi derrotado em Barcelos com o HC Liceo para a Liga Europeia, 2-5, e os gaienses perderam 4-1 com o CH Lloret, em Espanha, na primeira mão dos oitavos-de-final da Taça CERS. Na época transacta, os de Barcelos venceram os dois jogos do campeonato realizados em Vila Nova de Gaia: 2-3 e 2-4. O jogo terá início às 21 horas, Quarta-feira, 17 de Dezembro, no pavilhão da ACR Gulpilhares.
_
Força OCB!!
Relatos do encontro: