











Fotos: Nuno Dantas
A vitória esteve perto mas não foi alcançada pelo OCB. Empatou, 1-1, com a equipa dos empates (cinco em seis jogos), HC Braga, hoje à tarde no municipal de Barcelos. A plateia considerável, cerca de setecentas pessoas, viu uma boa partida de hóquei, com poucas oportunidades de golo mas emocionante pela entrega dos atletas, pela agressividade e pelos casos! Não podiam faltar, não é?!
Vítor Silva surpreendeu toda a gente, convocou dois juniores, Rafael Costa e Rato, deixando de fora José Braga, Diogo Silva e João Pinto (André Torres e Miguel Viterbo não viriam sequer a entrar). Mais surpreendente foi lançar os miúdos às feras, ao mesmo tempo, ainda na primeira parte, quando a equipa já vencia por 1-0. Foi uma aposta (quase) ganha.
Hugo Azevedo, o homem de área, marcou aos seis minutos um golo pleno de oportunidade, festejando efusivamente na rede, junto da claque! Guilherme Silva, que em tempos fora o Muro barcelense, era batido. Tacticamente, os da casa estavam perfeitos, os de Braga não conseguiam chegar junto da baliza de Ginho.
A segunda parte, desde o início, foi electrizante e, embora o OCB fosse mais lúcido e inteligente, era o Braga que procurava mais a baliza adversária. Os dois jovens pupilos de Vítor Silva, ainda juniores, iam arrancando aplausos do público, a tarde/noite era deles e eles agarravam-na com coragem. A meio desta etapa, o irrequieto número 33 de Barcelos, Rato de alcunha, esgueirou-se junto da tabela e sofreu placagem violenta de André Centeno. O árbitro mais próximo da jogada não teve dúvidas em mostrar cartão vermelho ao jogador de Braga. A partir daqui, percebeu-se que o jogo fervia como água numa panela de pressão prestes a atingir o ponto de ebulição.
No outro lado da pista, o outro árbitro, o costumeiramente atónito Joaquim Carpelho, viu um penálti... Na marcação, Ginho nem precisou de defender, pois a bola saiu muito alta. Porém, a cinco minutos do final, Jorge Maceda marcou o golo bracarense. De imediato, Vitor Silva e Pedro Faria (director desportivo do OCB) foram expulsos por protestos e, ao passarem junto da mesa, foram abordados provocadoramente pelo elemento do Braga lá presente. Instalou-se a confusão que terminou rápido mas o senhor lá continuou, na mesa, indeferente ao seu acto. Quanto à partida, ficaria empatada 1-1. Quarta-feira, o OCB desloca-se a Viana para novo dérbi minhoto: sétima jornada.
_______________________________
Existe mais um projecto bloguístico dedicado ao Hóquei em Patins. O Mais Hóquei tem qualidade e muita informação relativa à modalidade, resultados sempre actualizados... etc... Para que o possa visitar já existe a ligação na barra lateral. Boa sorte para o novo blogue.
O campeonato continua! Este Sábado, 1 de Novembro, joga-se a sexta jornada: OCB - HC Braga, às 18 horas. O resultado da Maia não é animador mas não há tempo para lamúrias, agora, perante o seu público e em dia de dérbi minhoto, o OCB pode recuperar a força anímica. Os bracarenses conseguiram a sua primeira vitória na última jornada, vitória caseira de 8-2 frente ao CH Carvalhos, e continuam sem derrotas, já que contam por empates os restantes jogos realizados. As duas equipas têm os mesmos pontos (7) e procuram chegar ao fim da fase regular nos oito primeiros postos da classificação. Os embates da fase regular 2007/08 foram muito equilibrados (e polémicos) mas a vitória sorriu sempre aos de Braga, 1-3 em Barcelos, 4-3 na cidade dos arcebispos.
O OCB não sorriu na Maia. A frase de boas-vindas com que é brindado quem visita a cidade maiata ("Sorria, está na Maia!"), hoje fez pouco sentido para as hostes barcelenses, no pavilhão do CD Nortecoope, que apenas puderam esboçar um sorriso... amarelo! A equipa de Barcelos perdeu, 4-2, e caiu para o sétimo posto (com os mesmos pontos de HC Braga, quinto, SL Benfica, sexto, e HA Cambra, oitavo).
A equipa da Maia conseguiu chegar à vantagem de 2-0, aos 11 minutos da primeira parte, sem que os barcelenses conseguissem assentar o seu jogo. André Torres saiu do banco, então, e, em sticada frontal de longe, reduziu para 2-1. A prontidão do costume! Todavia, na jogada seguinte, aos 14 minutos, o jogador Pedro Nogueira do Nortecoope marcou o seu terceiro golo e pôs a sua equipa a vencer 3-1! A quebra psicológica foi notória no OCB.
A segunda parte seria jogada sobre brasas porque, para complicar, o quarto golo dos da casa surgiu antes do segundo dos forasteiros... A dupla de arbitragem tornou-se irritante, muito mal no campo disciplinar (sem querermos justificar o mau jogo); o OCB foi caindo em quezílias e, cada vez mais, o discernimento foi menos. Apenas conseguiria marcar o 4-2, por Hugo Costa, a meio desta etapa. Faltou, sobretudo, concentração e calma, pois, em vários momentos do jogo, a recuperação era possível. Sábado há nova jornada, OCB - HC Braga, onde se podem rectificar erros.
À quinta jornada, o OCB defronta o quarto clube pertencente à AP Porto e procura a terceira vitória consecutiva! Quarta-feira, às 21 horas, o antagonista é o simpático clube maiato, CD Nortecoope, na terceira deslocação barcelense à zona do Grande Porto. Agora que reencontrou os golos (e as vitórias!), o OCB encontra um adversário que possui os mesmos pontos (7) mas que se situa um lugar abaixo na tabela classificativa (quinto). O clube da Maia esteve afastado da primeira divisão por duas épocas e recordemos que na época da sua descida, 2005/06, o OCB logrou recrutar lá um jogador, Cláudio Filho - Cacau, que veio a deixar a sua marca em Barcelos! Dois anos antes, em 2004, também lá contratara outro grande goleador que deixou Barcelos, em 2006, rumo a Lisboa, ao SL Benfica: Tó Silva! Juntando o facto de nunca o OCB ter perdido na Maia (conta quatro vitórias e um empate), pode dizer-se que se trata de uma cidade talismã.
Segunda vitória consecutiva no campeonato e subida ao quarto lugar (com os mesmos 7 pontos que SL Benfica, terceiro, e CD Nortecoope e AJ Viana, quinto e sexto, respectivamente)! O jogo efectuado pelo OCB foi o paradigma de como controlar/dominar um encontro de hóquei do primeiro ao último segundo. O HA Cambra nunca incomodou a equipa da casa, por mérito desta, e saiu derrotado por 4-0. O OCB marcou tantos golos quantos havia marcado nas três primeiras jornadas; continua a ser a equipa menos batida, pois Ginho, totalista na baliza azul, apenas encaixou cinco golos nas quatro jornadas!
Ainda o público se acomodava nas cadeiras do pavilhão municipal e já João Pinto fazia estragos; com pouco mais de um minuto jogado, apareceu de trás da baliza do Cambra para abrir o placard, 1-0. O mais difícil estava feito. O golo marcado cedo podia lançar a equipa para uma actuação segura. Assim foi.
O segundo golo, porém, tardou a aparecer. Só muito perto do intervalo, a concluir uma jogada de contra-ataque ao segundo poste, Nélson Ribeiro pôs o OCB a vencer 2-0. A equipa respirava confiança.
No segundo tempo, o OCB manteve a postura perante um adversário amorfo e chegou ao 3-0 aos oito minutos, por Hugo Azevedo, em jogada de raça! Bonito golo. Vítor Silva foi utilizando, então, todos os jogadores de campo; André Torres voltou a ser um trunfo, como nos últimos desafios, mal entrou, marcou! Resultado final: 4-0.
Quarta-feira, o clube barcelense desloca-se à Maia, pavilhão do CD Nortecoope, para o jogo da quinta jornada.
Passadas três semanas e outros tantos jogos, o OCB volta a casa para jogar uma jornada do campeonato, a quarta: Sábado, OCB - HA Cambra, às 18 horas. A vitória de Valongo colocou a equipa barcelense, provisoriamente, no quinto lugar com quatro pontos (entretanto, os restantes jogos da jornada 3 disputam-se hoje, na ressaca da jornada europeia.) Essa foi uma vitória importante (a derrota de Follonica não pode interferir) e que pode ter lançado o OCB para uma série de resultados positivos; na quinta ronda vai à Maia, ao reduto da CD Nortecoope, depois recebe o HC Braga. Jogos para se ganhar. O jovem clube de Vale de Cambra, que está em igualdade pontual com o OCB, teve dificuldades, há um ano, para construir equipa, devido a instabilidade directiva, mas conseguiu manter-se entre os grandes e, nesta nova época, persegue esse mesmo objectivo. A história dos confrontos é claramente favorável aos barcelenses, dos treze jogos (total) realizados entre os dois clubes, o OCB venceu onze, empatou um e perdeu outro.
Foi lançado recentemente um novo blogue informativo de Hóquei em Patins. Chama-se Ok4ever e pretende, como referem os seus autores, "dar espaço a uma modalidade que tanto deu a Portugal e que desapareceu dos jornais e da televisão." A ligação para esta página já se encontra na barra lateral deste blogue. Boa sorte para o projecto.
"Resistir é ousar." O OCB fez mais do que isso! Ousou sem se limitar a resistir; teve a oportunidade de inaugurar o marcador, de penálti e noutras situações, mas a sorte sorriu aos italianos que, a 8 segundos (!!) do intervalo, fizeram o 1-0 por Alessandro Bertolucci! A resistência lusa ficava fragilizada, naturalmente. Na segunda parte, mesmo perante a pressão (habitual nestes jogos) da assistência, arbitragem e adversário, o OCB foi fazendo o seu jogo (uma grande exibição), marcou dois golos, por André Torres, mas a vitória seria para o Follonica que, durante esta etapa, foi marcando e gerindo a partida. Assim, o OCB perdeu o primeiro jogo no Grupo D da Liga Europeia: 5-2. Resultados e classificação do grupo mais abaixo.
A Liga dos Campeões está aí! Inicia-se este Sábado, 18 de Outubro, às 19:45 horas (portuguesas), em Itália. O primeiro adversário do OCB na competição é o Follonica Hockey, campeão italiano! Lá actuam os bem conhecidos Mirko e Alessandro Bertolucci (parece que foi ontem, mas já abandonaram Barcelos há seis anos!), bem como os irmãos Michielon e Mariotti (Massimo é treinador e já não joga), mais os argentinos Mariano Velásquez e Sebastian Molina... Esta é uma equipa que já venceu tudo recentemente, por onde já passaram os campeoníssimos e ex-barcelistas, Guilherme e Sérgio Silva! A tarefa do OCB nesta partida será complicada, muito difícil... mesmo com a força anímica que a vitória de Valongo deu ao grupo. O Grupo D é composto, ainda, pelo HC Liceo e CP Vilanova, ambos de Espanha, que jogam a outra partida. Os dois primeiros classificados do grupo apuram-se para uma inovadora final eight, o OCB terá ténues mas legítimas esperanças de apuramento. Tudo passará pelas (boas) prestações caseiras. Mas agora há que dar o melhor em Follonica!

Aí está o primeiro triunfo! O resultado de hoje, 1-2, em Valongo, coloca o OCB em quinto lugar (à condição) e empurra a AD Valongo para oitavo. Perante uma crise de golos nos primeiros jogos, o OCB recorreu ao crédito e, ao terceiro jogo do campeonato, conseguiu aplicá-lo e retirar lucro. E não se pode dizer que venha a ser crédito mal parado, pois só utilizou o estritamente necessário, pode a liquidez não abundar no futuro.
_______________________________
À procura do primeiro triunfo! O OCB entra no ringue de Valongo, Quarta-feira dia 15, às 21 horas, à procura do primeiro triunfo no campeonato nacional. As duas primeiras rondas não correram de feição aos barcelenses mas este jogo contra a AD Valongo pode lançar a equipa para uma desejada série de vitórias. Curiosamente, este é o terceiro adversário consecutivo pertencente à AP Porto, Associação com maior força no panorama actual da modalidade. Os de Valongo (7ºs classificados) vão à frente na tabela: já conquistaram três pontos contra um do OCB (11º). Recordemos que, na época passada, o jogo em Valongo terminou 1-1, mas com muitos casos... A jornada 3 joga-se à Quarta-feira porque o OCB, Sábado, joga em Follonica, Itália, o primeiro jogo da Liga dos Campeões 2008/09.
Foram aprovadas, no congresso do CIRH realizado Quarta-feira, 8 de Outubro, em Akita - Japão, onde se realizou o mundial de seniores femininos (vitória espanhola na final frente a Portugal, 3-1), as novas regras de jogo propostas pelo CERH.
GUARDA-REDES:
Terminou em empate, 1-1, o segundo jogo do OCB no campeonato. Podia muito bem ter sido a primeira vitória, contudo, faltou o segundo golo à exibição combativa dos barcelenses. Oportunidades não faltaram. Desde cedo a perder 1-0, o OCB foi gradualmente instalando o seu jogo na área adversária e, quando o guarda-redes dos CH Carvalhos não defendia, a pontaria dos atacantes de Barcelos não era a melhor. O resultado ao intervalo era algo injusto. A entrada para a segunda parte foi mais feliz, André Torres (que entrara bem, já no primeiro tempo) rematou de longe e a bola, talvez sofrendo ligeiro desvio, só parou nas redes da baliza do Carvalhos, 1-1! A equipa da casa passou a não conseguir sair para o ataque, tal a pressão alta feita pelo OCB, mas o resultado iria manter-se até ao fim em 1-1. A materialização em golos das situações de ataque criadas pelo OCB (que foram muitas!) é muito baixa.
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Ginho, Leal, Nélson Ribeiro, João Pinto e Hugo Costa
Jogaram ainda: Hugo Azevedo, André Torres, José Braga e Miguel Viterbo
Marcador: André Torres
Melhor em jogo: Nélson Ribeiro (jogou o tempo todo; incansável e muito seguro)
_______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação: 11º lugar
Vitórias/empates/derrotas: 0/1/1
Golos marcados/sofridos: 2/4
Marcadores: Diogo Silva; André Torres
Melhores em jogo: Ginho; Nélson Ribeiro
_______________________________
Na segunda jornada, o OCB desloca-se ao recinto do CH Carvalhos, de Vila Nova de Gaia, clube recém-promovido ao primeiro escalão. Pelas 18:30 horas de Sábado, tem início o encontro. Os dois clubes vão procurar pontuar pela primeira vez no campeonato; na jornada inaugural o Carvalhos perdeu em Valongo (6-5) e o OCB escorregou em casa; para o clube de Barcelos é imperioso vencer, pois a próxima jornada é de novo fora e em terreno tradicionalmente hostil: Valongo. A exibição contra o Gulpilhares mostrou algumas lacunas, principalmente na finalização, mas a equipa tem a oportunidade de ir rectificando jogo a jogo, começando já nos Carvalhos. Mas a fase regular promete ser mesmo muito disputada, existem vários clubes que lutam para os playoffs e que não vão caber nos oito primeiros da tabela. Haverá jogos em que a superação e a raça serão decisivas.
Um péssimo começo. Esperemos que seja apenas isso. A ACR Gulpilhares venceu (justamente) o OCB, por 1-3 (0-1 ao intervalo), e pôs a nu as dificuldades da equipa da casa em marcar golos. O OCB praticou um hóquei triste, atabalhoado e displicente, e os gaienses, coesos, aproveitaram-se disso. O Gulpilhares transformou em golo um penálti (a seis segundos do intervalo) e um livre directo, enquanto o OCB desperdiçou as mesmas oportunidades, também em momentos cruciais, e depois não foi capaz de, em jogadas de hóquei corrido, conseguir um lance de perigo para a baliza gaiense. O golo barcelense, apontado por Diogo Silva, apareceu apenas no último minuto do encontro. Muito tarde.
_______________________________
O campeonato nacional 2008/09 está prestes a começar! Sábado, dia 4 de Outubro, o OCB recebe a ACR Gulpilhares, no novo horário dos jogos, 18 horas. A pré-época apresenta um saldo aparentemente positivo; em nove jogos, o OCB venceu cinco, perdeu três e empatou um. No Torneio "Troféu Jorge Coutinho" perdeu a final para a AJ Viana e no mundial de clubes, embora com um bom começo, acabou por sair sem brilho. Mas venceu o Torneio Internacional Solverde, de Espinho, onde defrontou e venceu o primodivisionário CD Nortecoope. Espera-se que a entrada no nacional seja boa, que a mecanização da equipa esteja treinada para o clube conseguir, ao fim da fase regular, posicionar-se nos oito primeiros lugares - primeiríssimo objectivo da temporada apontado por Vítor Silva. Será curioso saber qual o primeiro cinco inicial barcelense, pois a homogeneidade do grupo é grande. O Gulpilhares é o adversário do costume, mantém a estrutura das últimas duas épocas, e imagina-se uma partida equilibrada, como foram, aliás, todas as da época passada. É sempre importante entrar a ganhar.