domingo, 14 de setembro de 2008

"Apresentação da Família OCB"

Das 15 às 20 horas de hoje, algumas centenas de pessoas passaram pelo pavilhão municipal para assistirem à grande festa preparada para "Apresentação da Família OCB". Foi uma maratona de actividades (ver nas imagens abaixo) e de desfile de todos os atletas do clube que, formando duas equipas por escalão (azul-bebé e azul-cobalto), ainda realizaram um mini-jogo entre si! Os seniores acabaram num diplomático 7-7, pois o árbitro nomeado (Vítor Silva) fechou os olhos a algumas situações... Deu para os jogadores tentarem habilidades que, em competição, são mais difíceis de mostrar. Quase todos os jogadores fizeram o gosto ao stick. De azul-cobalto alinharam: Ginho (GR), Leal, Nélson Ribeiro, Diogo Silva, João Pinto e Miguel Viterbo. Pelos de azul-bebé jogaram: Luís Mendes (GR), André Torres, Hugo Azevedo, Hugo Costa e José Braga.
"Família OCB"
Seniores

Amigos da Montanha - Trial Bike


Juniores
Clube de Karaté de Barcelos
Juvenis
Iniciados
BARCELOSCLUB - Fitness
Infantis
Tuna Académica do IPCA
Escolares

Grupo Folclórico Juvenil de Galegos Santa Maria

sábado, 13 de setembro de 2008

OCB 2 - AJ Viana 4

O OCB voltou a classificar-se no segundo lugar do Torneio "Troféu Jorge Coutinho" ao perder a final, 4-2, com a AJ Viana. Depois de duas vitórias na sua série, o OCB não logrou a vitória frente à equipa da foz do Lima. A primeira parte da partida foi muito equilibrada, o pêndulo apenas tombou para os de Viana pela eficácia na finalização. O 0-2 a segundos do intervalo foi um factor determinante. Na segunda parte, os vianenses conseguiram chegar ao 0-4 mas o OCB continuou agressivo, nunca desistiu e reduziu para 2-4. Os golos foram apontados por Nélson Ribeiro (partida de grande nível) em remate forte de longe e, de penálti, no último segundo do jogo. O OCB mostrou ter uma equipa de índole combativa e, em analogia com a da época passada, mais homogénea. Vítor Silva usou os dez jogadores convocados: Luís Mendes (GR), Leal, Nélson Ribeiro (2), Hugo Costa, Hugo Azevedo, João Pinto, Diogo Silva, José Braga, André Torres e Ginho (GR).
_
Amanhã, dia do Óquei Clube de Barcelos, serão apresentados aos sócios e público em geral, todos os escalões da agremiação. Confira o programa.
Foto: Cesário Marques

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

OCB 3 - Famalicense AC 2

O OCB venceu também o segundo jogo do torneio "Troféu Jorge Coutinho", 3-2 ao Famalicense AC, ficando em primeiro lugar da sua série, com seis pontos. Joga amanhã a final, pelas 18:30 horas, no pavilhão de Ponte do Lima. Se no último jogo do dia de hoje a AJ Viana não perder com o CAR Taipense, será o adversário da final.

A exibição de hoje foi inferior à de Quarta-feira passada, ante o Seixas, mas, mesmo assim, o OCB acabou por cumprir os objectivos. Viu-se a perder no primeiro minuto e reagiu em força mas sem conseguir marcar. O 0-2 surgiu perto do intervalo e fez acordar (de vez!) os barcelenses que, nos dois minutos antes do sinal sonoro, marcaram dois golos, 2-2 (por Hugo Azevedo - bom jogo - e Diogo Silva). Na segunda parte, o jogo foi mais físico, muito duro, e só se viu um golo, por André Torres, que surgindo de trás da baliza surpreendeu o guarda-redes famalicense.

Vítor Silva utilizou todos os jogadores disponíveis: Ginho (GR), Leal, Miguel Viterbo, João Pinto, José Braga, Diogo Silva (1), Nélson Ribeiro, André Torres (1), Hugo Azevedo (1) e Luís Mendes (GR).
Foto: Cesário Marques

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

OCB 8 - Seixas HC 2


Vitória no primeiro jogo da pré-época! O OCB jogou, em Fão, com o Seixas HC a segunda jornada (ontem folgou) do Torneio "Troféu Jorge Coutinho", vencendo por expressivos 8-2 e com exibição agradável.
A vitória começou a ser construída cedo e foi com naturalidade que o resultado se fixou em 5-0 ao intervalo. A equipa já mostra alguns mecanismos e entrosamento.
No segundo tempo, a equipa de Caminha conseguiu marcar por duas vezes mas os barcelenses voltarariam a subir no ringue marcando mais três golos: 8-2.
O OCB jogou com: Luís Mendes (GR), Leal, Miguel Viterbo (1), Diogo Silva (1), André Torres (1), João Pinto (1), José Braga (2), Hugo Azevedo (2), Rafa e Ginho (GR).
O segundo jogo do OCB no torneio é Sexta-feira, com o Famalicense AC, no pavilhão de Monserrate - Viana do Castelo, às 20 horas.
O clube de Barcelos está no primeiro lugar da sua série (B) e, em virtude da derrota do Famalicense com o Seixas e da diferença de golos que possui, tem praticamente assegurado o lugar na final (Sábado) do torneio.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Agenda do Torneio "Troféu Jorge Coutinho"

Torneio "Troféu Jorge Coutinho"
10 de Setembro, 21:15 horas: OCB - Seixas (pavilhão de Fão)
12 de Setembro, 20 horas: OCB - Famalicense AC (pavilhão de Viana do Castelo)
13 de Setembro: jogo final do Torneio (pavilhão de Ponte do Lima)

sábado, 6 de setembro de 2008

Imagem com história XII

Abril de 2008, quartos-de-final do playoff: AJ Viana 2 - OCB 1.
Hugo Costa recebe a bola de Cacau para fazer golo!
A festa do golo!

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Mundial de clubes Reus'2008

Como já é sabido há muitas semanas, o OCB vai participar no II Mundial de clubes, em Reus, de 22 a 28 de Setembro, sendo o representante único de Portugal. A competição será dividida em quatro grupos de quatro equipas, onde os dois primeiros classificados serão apurados para os quartos-de-final. Os restantes clubes jogarão as eliminatórias descendentes, de forma a apurarem a sua posição de 9º a 16º. Depois de algumas indecisões quanto aos clubes participantes na prova, o OCB ficou a saber que integra o grupo D e que vai defrontar três clubes de diferentes continentes, o Decatur (EUA), GDJ Viana (Angola) e AH Valdagno (Itália); tem fortes possibilidades de passar aos quartos-de-final e, segundo o treinador, Vítor Silva, «pode fazer uma boa campanha, para dignificar o nome da cidade, do país e honrar a camisola.» O timoneiro barcelense, referiu, ainda, que «muitos clubes portugueses gostariam de aproveitar a vaga deixada pelo FC Porto mas os organizadores convidaram o OCB pelo prestígio que tem e pela excelente posição que ocupa no ranking europeu de clubes [sétimo - segundo clube português]
Os restantes clubes participantes no evento, em representação de onze países e três continentes, são: o actual campeão do mundo, Bassano (Itália), Iserlohn (Alemanha), León Prado (Chile), Wimmis (Suíça), Petro de Luanda (Angola), Centro Valenciano (Argentina), Recife (Brasil), Liceo (Espanha), Quevert (França), Barcelona (Espanha), Conceptión (Argentina) e os anfitriões, Reus Deportiu (Espanha).

22 de Setembro, 19:30 horas: OCB - Decatur (EUA)

23 de Stembro, 20:00 horas: AH Valdagno (Itália) - OCB

24 de Setembro, 20:00 horas: OCB - GDJ Viana (Angola)

26 de Setembro: quartos-de-final ou classificação de 9º a 16º

27 de Setembro: meia-final ou classificação de 5º a 8º

28 de Setembro: final ou jogo de 3º e 4º lugar

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Apresentação aos sócios!

Domingo, dia 14 de Setembro, o OCB vai apresentar todos os seus escalões de formação e o plantel sénior aos sócios, e público em geral, de uma forma diferente dos outros anos. Não haverá jogo de hóquei, a tarde será dedicada a várias actividades! A iniciativa começa por volta das 15 horas e só terminará às 20 com a foto de família. Confira todo o programa no cartaz (clique para aumentar).

(clique no cartaz para aumentá-lo)

domingo, 31 de agosto de 2008

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Jogos às 18 horas de Sábado

Os jogos do campeonato 2008/09, em Barcelos, vão passar a ser realizados ao Sábado à tarde, às 18 horas, abandonando-se assim, o tradicional horário (21 horas). Qual a sua opinião, 18 horas, 21... ou outra? Sondagem aberta na barra lateral até 15 de Setembro.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Curiosidade: Euros e Mundiais em Portugal

Portugal, como grande potência do Hóquei, já acolheu bastantes Europeus (11) e Mundiais (10) da modalidade. E tem um registo (quase) absoluto de sucessos caseiros; só perdeu uma competição realizada em solo luso, para nossa pena, precisamente em Barcelos (Europeu de 1985)! A nossa cidade era, até então, um palco talismã onde a selecção lusitana vencera competições internacionais em camadas jovens e o Mundial Barcelos'82!
A selecção nacional soma 35 título internacionais (20 Europeus e 15 Mundiais) dos quais 20 foram conquistados intra-muros.

sábado, 23 de agosto de 2008

Arrancou a temporada!

Arrancou a temporada 2008/09 para o OCB! O dia de ontem marcou o início dos treinos do plantel sénior e a sua respectiva apresentação à comunicação social. De manhã, os jogadores tiveram mesmo uma aparição pública inédita, ao apresentarem-se em directo televisivo, para todo o mundo português, no programa Verão Total da RTP que se realizou no Largo da Porta Nova, na cidade de Barcelos. Ao fim da tarde, foram então mostrados os reforços (e permanências), no pavilhão municipal, a toda a comunicação social, e apresentadas, também, as ambições para a temporada que se inicia e o programa de pré-época que inclui o Torneio "Troféu Jorge Coutinho", Torneio de Espinho e o Mundial de Clubes Reus'2008 (calendário mais abaixo).
Vítor Silva voltou a usar o discurso dos últimos tempos: «Este é um plantel em função das escolhas do treinador e em função da disponibilidade financeira do clube. Ficaram outros nomes por contratar que também eram escolha mas que não cabiam no orçamento. Quanto àquilo que o plantel poderá dar, aí vamos ver, a perspectiva é de trabalho. O nome deste clube e os títulos obrigam a que haja muito trabalho e uma perspectiva de luta, com uma pressão muito grande, porque é um clube com pergaminhos.» O treinador barcelense salientou, ainda, que os jogadores «não têm nomes sonantes mas são gente que quer trabalhar para chegar longe» e que tem como objectivo pôr o clube num «patamar digno [oito primeiros lugares do campeonato - playoffs

Os reforços: João Pinto, Nélson Ribeiro, André Torres, Hugo Azevedo e Miguel Viterbo (foto de A BOLA)

___________________________

Plantel 2008/09

1- Luís Mendes (OCB) - GR

2- António Leal (OCB) - DM

3- Diogo Silva (OCB) - DM

4- Nélson Ribeiro (Porto Santo SAD) - DM

33- Hugo Azevedo (AD Valongo) - A

6- João Pinto (UD Oliveirense) - A

7- José Braga (OCB) - A

8- Miguel Viterbo (AA Espinho) - DM

9- Hugo Costa (OCB) - A

10- Ginho (OCB) - GR

77- André Torres (Riba d'Ave HC) - DM

__________________

Pré-época

*

Torneio "Troféu Jorge Coutinho"

10 de Setembro: OCB - Seixas (pavilhão de Fão)

12 de Setembro: OCB - Famalicense AC (pavilhão de Viana do Castelo)

13 de Setembro: jogo final do Torneio (pavilhão de Ponte do Lima)

*

Apresentação aos sócios

14 de Setembro

*

Torneio de Espinho

19 e 20 de Setembro

*

Mundial de Clubes Reus'2008

22 de Setembro: OCB - Decatur (EUA)

23 de Setembro: OCB - Viareggio

24 de Setembro: OCB - GDJ Viana - Angola

26 de Setembro: quartos-de-final (ou jogo de classificação do 9º ao 16º lugares)

27 de Setembro: meia-final (ou jogo de classificação do 9º ao 16º lugares)

28 de Setembro: final (ou jogo de classificação do 9º ao 16º lugares)

Início do campeonato

4 de Outubro: OCB - ACR Gulpilhares

Fontes: A Bola; O Jogo; Record; Correio do Minho

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Início dos trabalhos!

Sexta-feira, dia 22 de Agosto, pelas 17:30, o plantel sénior 2008/09 do OCB inicia os trabalhos da época com a sua apresentação à comunicação social, no pavilhão municipal. Confira aqui os jogadores que vão compor a equipa de Vítor Silva para esta nova temporada.
_
Boa época!!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Curiosidade: os anéis olímpicos

O que representam os anéis olímpicos? Os cinco continentes, cada cor identifica um: Azul - Europa, Amarelo - Ásia, Preto - África, Verde - Oceania - e Vermelho - América. Estão entrelaçados em alusão ao espírito olímpico: a união entre os povos e o desportivismo.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Imagem com história XI

Em maré de Jogos Olímpicos, convém recordar a única presença do Hóquei em Patins (como modalidade demonstração) no maior evento desportivo do planeta. Foi nos Jogos de Barcelona'92 (acontecimento reconhecidamente bem organizado, um sucesso global que elevaria, irreversivelmente, o nível dos JO). A selecção portuguesa de Hóquei em Patins campeã mundial no ano anterior (Porto'1991) e campeã europeia nesse mesmo ano de 1992 (Wuppertal - Alemanha), surpreendentemente, teve uma prestação frustrante e acabou em quarto lugar atrás das restantes três potências da modalidade: Argentina - campeã olímpica, Espanha - medalha de prata - e Itália - medalha de bronze. Faltou aquilo que realmente interessava: uma medalha. Estes foram mesmo os JO de pior memória para as cores lusas, nem uma medalha foi conquistada pela delegação portuguesa (em Pequim'2008, pelo menos uma medalha de prata já foi conquistada)...
Actualmente, o Hóquei patinado continua sem ser uma das modalidades olímpicas, alguns dizem que por má vontade do Comité Olímpico Internacional, mas, por sua vez, o COI argumenta que o Hóquei não está suficientemente disseminado pelos cinco continentes. O que não deixa de ser verdade, pois apenas tem forte presença em três países europeus e em um da América (Argentina), sendo esporádico e insipiente em África e na Ásia e inexistente na Oceania.
Treinador: António Livramento
Jogadores: Rui Lopes, Tó Neves, Paulo Almeida, Vítor Fortunato, Paulo Alves, Luís Ferreira, Pedro Alves, António Chambel, Franklim Pais e Vítor Hugo

sábado, 16 de agosto de 2008

Imagem com história X

Selecção portuguesa campeã do mundo, em Itália - 1993, na qual actuavam três barcelistas de então: Guilherme Silva, Paulo Alves e Pedro Alves.
Filipe Santos marcou o único golo no desempate por penáltis e desfez o empate 3-3. Guilherme Silva foi o "Muro" e defendeu as cinco penalidades!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Imagem com história IX

Portugal, sexto classificado no Mundial Montreux'2007, eliminado nos quartos-de-final, 3-2, pela Suíça.
A equipa portuguesa era composta por: Carlos Silva e Ricardo Silva (guarda-redes); Valter Neves, Reinaldo Ventura, Tiago Rafael, Ricardo Figueira, Sérgio Silva (capitão), Rui Ribeiro, Tó Silva e Caio.