domingo, 13 de julho de 2008

OCB no Mundial de clubes!?

Depois de confirmada a sua presença na Liga dos Campeões 2008/09, o OCB confirmou, também, surpreendentemente, no sítio do clube, o convite para participar no II Mundial de Clubes, Reus 2008! Esta é segunda edição do Mundial (a primeira foi há dois anos, em Luanda, Angola) e vai coincidir com a comemoração dos cem anos de existência do Reus Deportiu - de 22 a 28 de Setembro. O clube barcelense poderá ser mesmo o único representante luso, ocupando o lugar que, de início, era do FC Porto. Vão ser chamados dezasseis clubes, integrados em grupos de quatro, que depois numa segunda fase a eliminar (quartos, meias e final) vão decidir quem sucederá ao Bassano, de Itália -primeiro campeão mundial neste formato. O grupo do OCB irá contar com o Viareggio (Itália), Quevert (França) e pelo campeão africano, ainda a apurar.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Imagem com história VI

Esta é a equipa do OCB que conquistou o primeiro ceptro nacional para o clube! Época 1992/93, onde foi conquistada, também, a Taça de Portugal e a já extinta Taça das Taças! Ano vitorioso! Em cima: Paulo Alves, Toni, Rui Fernandes, Domingos Carvalho, Alfredo Silva e Sérgio Nunes.
Em Baixo: Pedro Alves, Vítor Silva, Valentim, Guilherme Silva e Jorge Maceda.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Micha e Kika de saída para Vigo

Micha (Miguel Fernandes) e Kika (Daniel Coelho) vão deixar o clube de Barcelos; vão jogar a próxima época no Vigo Stick. Micha completou duas épocas no plantel principal do OCB mas não foi particularmente feliz, jogou pouco; Kika, embora júnior -só agora transitou para sénior- era chamado regularmente à equipa principal há já algum tempo.
Estas são mais duas saídas do plantel que vai ser, novamente, reestruturado. Como referiu recentemente Vítor Silva, "cerca de 75% desta equipa [2007/08] vai-se embora".


Assim, para já, são estas as movimentações confirmadas:

SAÍDAS

Tiago Rafael (SL Benfica)

Cacau (Bassano, Itália)

Nuno Resende (UD Oliveirense)

Micha (Vigo Stick)

Kika (Vigo Stick)

ENTRADAS

João Pinto (UD Oliveirense)

Nélson Ribeiro (Porto Santo SAD)

Hugo Azevedo (AD Valongo)

Miguel Viterbo (AA Espinho)

sábado, 5 de julho de 2008

OCB na "Champions" 2008/09!

Foi através do seu sítio na web que o OCB anunciou a presença na edição da Liga Europeia -que já foi designada de Liga dos Campeões- da próxima época, 2008/09. Algo que também foi confirmado pela CERH. O direito de entrada do clube barcelense na maior competição europeia de clubes deve-se à ainda excelente posição que ocupa no ranking europeu de clubes, sétima!
_
Lista de Clubes participantes da Liga Europeia 2008/09: Barcelona (cabeça-de-série do Grupo A), Porto (Grupo B), Reus (Grupo C), Follonica (Grupo D), Igualada, Liceo, Vic, Noia, Vilanova, Tenerife, Bassano, Valdagno, Barcelos, Iserlohn, Herne Bay, Quevert.
Os doze clubes participantes devem-se aos seguintes critérios: Campeão em Título, os dois Finalistas da Taça CERS, Campeões de Portugal, Itália, Alemanha, Inglaterra e França, e os restantes oito primeiros classificados do Ranking de Clubes.

Apraz registar, ainda, que a edição 2008/09 da Liga dos Campeões volta a ter quatro grupos de quatro equipas mas, ao contrário da época passada, onde só o líder passava à final four, os dois primeiros classificados dos grupos apuram-se para uma inovadora final eight.

O sorteio dos grupos será feito no último dia do Europeu de Nações 2008, em Oviedo, 26 de Julho, e a primeira jornada da fase de grupos será jogada a 18 de Outubro.

domingo, 29 de junho de 2008

OCB 4 - FC Porto 5

O OCB não conseguiu o acesso à final da Taça de Portugal: perdeu a meia-final por 4-5 com o FC Porto. A simpática e bonita vila de Aljustrel pôde presenciar um bom jogo de hóquei onde houve emoção até ao fim. O golo da vitória portista apareceu a um minuto do fim do prolongamento, golo de ouro! Uma injustiça para os de Barcelos, que fizeram o suficiente para merecerem jogar a final.
A viagem foi longa, Aljustrel fica no Baixo Alentejo, e foi, ainda, preciso lidar com uma temperatura muito elevada no pavilhão, uma autêntica sauna - mas normal para a época. O Porto cedo marcou, logo aos três minutos, num lance muito consentido pelo OCB, mas não foi isso que fez com que os jogadores de Vítor Silva fossem menos afoitos. Cacau, uma dezena de minutos mais tarde, empataria a meia-final e o OCB mostrava, então, um hóquei bonito.
No segundo tempo, o OCB entrou fortíssimo e marcou por duas vezes, 3-1, primeiro por Tiago Rafael, de penálti, depois por Leal. Os barcelenses dominavam o jogo, tinham tudo para vencerem mas ainda faltavam muitos minutos para se jogar. O 3-2 para o Porto surgiu em nova falha da defesa e guarda-redes, idêntico ao primeiro, o que fez com que o Porto voltasse a acreditar. De seguida, uma avalancha portista, com mais dois golos, pôs o Porto na frente do placard, 3-4. O OCB reagiu, de novo, e conseguiu empatar, por Cacau, a três minutos do fim do jogo. Prolongamento!
No tempo extra, o OCB mandou uma bola ao ferro e esta foi devolvida para a pista, o que fez os barcelenses desesperarem com o azar. A um minuto de tudo ser decidido na marcação de penáltis, o Porto, em forte remate frontal de Pedro Moreira, atirou uma bola ao poste que caiu para dentro da baliza. Golo de ouro! Eliminação do OCB.
Este não foi só o último jogo da época, foi, também, o último de Cacau, Nuno Resende, Kika e Tiago Rafael com a camisola do clube de Barcelos, pois vão mudar de ares. Para eles, um até sempre!
O OCB NO JOGO:
5 inicial: Ginho, Nuno Resende, Leal, Tiago Rafael e Cacau
Jogaram ainda: Diogo Silva, Zé Braga e Kika
Marcadores: Cacau (2); Tiago Rafael; Leal
Melhor em jogo: Tiago Rafael (seguro a defender e a transportar a bola para o ataque; o Porto teve a sua melhor fase quando, na segunda parte, aproveitou o descanso do número quatro barcelense)

quarta-feira, 25 de junho de 2008

"Final four" da Taça de Portugal - Aljustrel 2008

A final four da Taça de Portugal realiza-se em Aljustrel, Baixo Alentejo, nos dias 28 e 29 de Junho - já no fim-de-semana próximo! O OCB tentará conquistar um título que lhe escapa há quatro anos. Para isso, terá de vencer na meia-final, dia 28 pelas 17 horas, o FC Porto (hepta campeão nacional!, desde Sábado), e depois defrontar o HC Braga ou o S. Alenquer e Benfica que jogam entre si a outra meia-final. A final joga-se às 17 horas do dia 29 (não há jogo de classificação para o terceiro e quarto lugares). Depois da classificação no sexto lugar do campeonato, nada melhor do que ganhar um título e conquistar, assim, o Alentejo! Mas será sempre muito difícil. Hugo Costa, castigado, não vai poder dar o seu contributo à equipa.
_
Força OCB!!
_
A Kaos Barcelense preparou deslocação:
Os relatos podem ser ouvidos por aqui:

Transmissão televisiva:

terça-feira, 24 de junho de 2008

Imagem com história V

OCB vencedor da Taça de Portugal, Julho de 2003, nos Açores, na final frente ao Benfica. Troféu que viria a vencer, pela quarta vez (e última), no ano seguinte, em Oliveira de Azeméis.