sábado, 30 de abril de 2011

AA Espinho 4 - OCB 2

No regresso do campeonato (26.ª jornada), após paragem para a Páscoa, o OCB deslocou-se ao reduto da AA Espinho, de onde saiu derrotado por 4-2, mantendo, ainda assim, o sexto posto. Os barcelenses, que continuam sem pontuar fora desde a ronda 17, foram os primeiros a marcar, aos 5', por Carlos André, e embora dominando a primeira etapa, acabaram por sofrer o empate mesmo em cima do intervalo, em lance confuso, que gerou contestação dos visitantes. Na segunda etapa, o Espinho, já dentro do quarto de hora final, marcou três golos, colocando o 'placard' em 4-1. Xixa reduziu para os oquistas, de seguida, fixando o 'score' final em 4-2.
A próxima jornada vai ser jogada em Barcelos, contra a AD "Os Limianos", no sábado 7 de Maio.
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Paulo Matos (GR), Leal, Nuno Almeida, Xixa e Carlos André
Jogaram ainda: Nuno Félix, Chumbinho, Márcio Rodrigues e Ginho (GR)
Marcador: Carlos André; Xixa
Melhor em jogo: Paulo Matos (esteve a bom nível, aliás, como quase sempre)
Marcha do marcador: 0-1; 1-1 (intervalo); 4-1; 4-2
______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação à 26.ª jornada: 6.º com 35 pontos
Vitórias/empates/derrotas: 11/2/13
Golos marcados/sofridos: 96/121
Marcadores: Xixa (32); Carlos André (29); Nuno Félix (10); Chumbinho (8); Leal (6); Márcio Rodrigues (4); Samuel Costa (4); Nuno Almeida (3)
Melhores em jogo: Carlos André (8); Xixa (7); Nuno Félix (5); Paulo Matos (3); Nuno Almeida (2); Leal
____________________________

quarta-feira, 27 de abril de 2011

26.ª jornada: AA Espinho - OCB

Sábado, às 15:30 horas, o OCB joga em Espinho, no pavilhão da Associação Académica local, a 26.ª jornada do campeonato nacional da I Divisão. A AA Espinho está na 11.ª posição da tabela classificativa, com 28 pontos, fora dos lugares de descida, mas apenas três pontos, e dois lugares, acima da 'linha d'água'. Por isso, o OCB deverá assumir maior tranquilidade no primeiro dos derradeiros cinco jogos da temporada, embora o clube barcelense (sexto, com 35 pontos), tenha agora um segundo desiderato, a conservação do lugar 'europeu'.
_
Força, OCB!!

terça-feira, 26 de abril de 2011

A última 'parte' do campeonato

Faltam cinco jogos para o OCB fechar a temporada 2010/11, um ano que prometia ser difícil, dados os percalços na construção do plantel, mas que, passo a passo, o 'staff', equipa técnica e jogadores oquistas foram simplificando. A luta pela permanência está virtualmente vencida, pois a vantagem para os clubes que ocupam os lugares de descida é de 10 pontos, assumindo-se agora a luta pelo patamar europeu, posição na qual os oquistas se encontram (sexto posto). Na terceira 'leva' do campeonato nacional da I Divisão 2010/11, o OCB desloca-se a Espinho, para defrontar a Associação Académica local, recebe a 'condenada' AD 'Os Limianos' e vai ao reduto do HC Braga. Depois, recepciona o eneacampeão FC Porto (há a possibilidade de os portistas se sagrarem campeões nesse desafio), acabando a prova em Vila Nova de Gaia, diante da ACR Gulpilhares.
26.ª Jornada, 30/4/2011: AA Espinho - OCB
27.ª Jornada, 7/5/2011: OCB - AD "Os Limianos"
28.ª Jornada, 21/5/2011: HC Braga - OCB
29.ª Jornada, 28/5/2011: OCB - FC Porto
30.ª Jornada, 4/6/2011: ACR Gulpilhares - OCB

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Portugal vence Montreux (x 16)

Ontem, na final da 64.ª edição do Torneio das Nações de Montreux, Portugal arrecadou o 16.º título de vencedor da prova suíça, contra 17 triunfos dos espanhóis, precisamente o adversário derrotado na final, 2-1! Como em 2009, quando quebrou a série de cinco conquistas seguidas, a selecção portuguesa 'vergou' o conjunto do país vizinho! No primeiro tempo, Valter Neves, em jogada individual, fez o 1-0 e, na segunda etapa, em desconcentração momentânea dos portugueses, a Espanha chegou ao empate. Depois, Portugal ainda teve de aguentar dois minutos com menos um elemento, por cartão azul a Reinaldo Ventura, para nos minutos finais Caio disparar, de meia distância, para o triunfo luso! A Argentina ocupa a última posição do pódio; Angola ficou no quarto lugar.
Portugal venceu os cinco embates do torneio: 10-1 à Alemanha, 6-1 ao Montreux HC e 3-1 à congénere espanhola, na fase de grupos; 6-2 a Angola, nas meias-finais, e 2-1, de novo à Espanha, na final da competição. Os 27 golos portugueses na prova foram marcados por: Caio (7), Vítor Hugo (7), Diogo Rafael (3), João Rodrigues (3), Ricardo Barreiros (3), André Azevedo (2) e Valter Neves (2). Os guarda-redes Ricardo Silva e Domingos Pinho só sofreram 7 golos e dos jogadores 'de pista', só Reinaldo Ventura não 'fez o gosto' ao stick.
_
Foto: Coupe des Nations

sábado, 23 de abril de 2011

Boa páscoa

Portugal na final de Montreux!

Portugal está a uma vitória de repetir o êxito de 2009, quando quebrou a hegemonia espanhola de doze anos no Torneio das Nações de Montreux. Ontem, na última jornada do Grupo A, os lusos venceram mesmo os eternos rivais espanhóis, por 3-1, garantindo o primeiro lugar do agrupamento. Já hoje, na meia-final com o segundo classificado do Grupo B, Angola, selecção que possui muitos jogadores do campeonato português, Portugal voltou a vencer, por 6-2, assegurando a presença na final de amanhã, contra o vencedor da outra semi-final: Argentina - Espanha.
_
Foto: Coupe des Nations

sexta-feira, 22 de abril de 2011

"Topo e Fundo" do campeonato 2010/11 - parte II

Carlos André. É a revelação do OCB, porventura até do campeonato, este jogador que veio da II Divisão, do HA Cambra. É um concretizador nato e um especialista na marcação de penáltis (13 remates certeiros da marca de penálti!). Nesta segunda 'leva' do campeonato marcou 14 golos (28, no total - é o 2.º melhor marcador da equipa e 10.º da prova) e foi por 5 vezes, neste blogue, considerado o melhor da equipa (8, em todo o campeonato).
**********
Xixa e Nuno Félix. O veterano Xixa, de 42 anos, é o melhor marcador da equipa (tem 31 golos) e continua bem posicionado na lista de marcadores do nacional: é 8.º. Nesta segunda 'parte' do campeonato, de Janeiro à Páscoa, marcou 15 golos e foi, por duas vezes, o melhor oquista em ringue (7, no total). O atacante Nuno Félix, que veio fechar o plantel barcelense em Dezembro, de Janeiro a Abril foi 3 vezes o melhor do OCB (5, ao todo) e marcou 7 golos (10, no total - 3.º melhor marcador da equipa). Estes dois avançados, e o supra-citado Carlos André, são os atletas mais produtivos do OCB. E merecem destaque.
**********
As goleadas de Azeméis, Tomar e Luz. Foram os momentos baixos de uma campanha regular e positiva. Costuma dizer-se que "perdido por um, perdido por mil", mas os 9-2, 9-5 e 11-5 infligidos pela UD Oliveirense, SC Tomar e SL Benfica, respectivamente, não deixaram de ter um impacto negativo.

Portugal 'encara' hoje a Espanha

Portugal vai 'encarar' hoje a Espanha na última ronda do Grupo A do prestigiado Torneio das Nações de Montreux'2011 (que vai na 64.ª edição), 'ante-câmara' do Mundial, que, este ano, se realiza em San Juan, na Argentina. A selecção orientada por Rui Neto chega ao jogo com a Espanha em primeiro lugar do grupo, pois venceu 10-1 a Alemanha (os espanhóis derrotaram os germânicos por 7-0) e o Montreux HC por 6-1 (a Espanha ganhou à equipa da casa apenas por 6-3). O primeiro classificado do Grupo A joga com o segundo do Grupo B nas meias-finais, que serão realizadas amanhã. A Argentina também já carimbou a passagem às semi-finais, devendo a outro lugar ser ocupado pela França, que ontem empatou a quatro bolas com Angola.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Resumo do campeonato 2010/11 - parte II

A cinco jornadas do fim do campeonato nacional da I Divisão de hóquei em patins, o OCB situa-se no sexto lugar da tabela classificativa (com 35 pontos), em posição europeia e completamente fora da 'balbúrdia' do fundo tabela, da luta pela manutenção.
Dizíamos, ao fim de doze jornadas, na paragem de Natal, quando o clube barcelense era quinto (com 18 pontos), que o mês de Janeiro podia funcionar como 'alavanca' para uma prova ainda mais tranquila, já que os oquistas faziam três jogos em casa, com o HC Braga, ACR Gulpilhares e AE Física D. Mas esse acabou mesmo por ser o pior momento dos oquistas na prova, pois nos quatro jogos de Janeiro apenas 'amealharam' 2 pontos. Empataram a seis golos com o Braga e a dois com o Gulpilhares, perdendo, pelo meio, tangencialmente no Dragão, com o FC Porto (6-5). A fechar o mês, a formação de Torres Vedras veio a Barcelos vencer 2-3 e lançar a 'confusão' na auto-estima da turma barcelense, que 'encaixava' quatro jogos sem vencer.
Mas a abrir Fevereiro, na deslocação a Monserrate, Viana do Castelo, o OCB regressou aos triunfos felizes, vencendo sensacionalmente, por 3-4, nos últimos instantes do encontro (até ao momento, o único êxito fora de casa, na segunda volta). Depois, nas deslocações a Azeméis e à cidade do Nabão, os barcelenses foram goleados com a 'chapa 9': 9-2 com a UD Oliveirense e 9-5 com o SC Tomar. Contudo, pelo meio das goleadas, havia derrotado com grande espírito e raça o Valongo, em Barcelos, por um curto 4-3.
Em Março, coisa rara, o OCB venceu o GDS Cascais e o Porto Santo por dois golos! 4-2 foi o resultado desses dois embates caseiros. Entre vitórias, os oquistas foram a Vale de Cambra perder por 2-1, em exibição que provocou a ira de José Fernandes.
Já no corrente mês de Abril, os barcelenses foram 'cilindrados' em Lisboa, no Pavilhão da Luz, por 11-5, mas não foi esse desaire que inibiu o colectivo oquista, antes de ir para as 'mini férias' da Páscoa, de vencer o Candelária SC, por 5-4, no Pavilhão Municipal de Barcelos.
As marcas do OCB conseguem ser superiores às das últimas épocas. No quadro comparativo (onde apresentamos os 'scores' finais dos campeonatos/fases regulares das temporadas passadas - a prova era mais curta, tinha 14 'emblemas', 26 jornadas), mesmo com menos uma ronda (25 jogos), na presente época, o OCB sobe genericamente relativamente às temporadas de 2008/09 e 2009/10. Melhora a posição na tabela, tem mais pontos, mais vitórias e mais golos marcados (marca superior às dos últimos três anos!). Porém, sofre mais golos do que nunca. Finalmente, está a dar-se uma inversão, quando no passado, de ano para ano, os itens iam evoluindo negativamente.
Tabela classificativa: União Micaelense
Fotos: Jornal de Barcelos

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Tabela - 25.ª jornada

26.ª jornada (30 de Abril)
HA Cambra - GDS Cascais
Porto Santo SAD - SC Tomar
SL Benfica - AD Valongo
Candelária SC - UD Oliveirense
AA Espinho - OCB
AD 'Os Limianos' - AE Física D
HC Braga - ACR Gulpilhares
FC Porto - AJ Viana
25.ª jornada
AJ Viana 4 - GDS Cascais 0
SC Tomar 5 - HA Cambra 6
AD Valongo 5 - Porto Santo SAD 5
UD Oliveirense 1 - SL Benfica 11
OCB 5 - Candelária SC 4
AE Física D 3 - AA Espinho 3
ACR Gulpilhares 5 - AD "Os Limianos" 1
FC Porto 8 - HC Braga 2

domingo, 17 de abril de 2011

OCB 5 - Candelária SC 4

Na paragem do campeonato para Páscoa, os barcelenses assumem uma candidatura a um lugar europeu, pois venceram os açorianos do Candelária SC, ontem, por 5-4, em jogo adiado da jornada 25, e subiram novamente ao sexto posto da tabela classificativa (têm 35 pontos). O primeiro objectivo da temporada, a permanência, garantido que está virtualmente, pode permitir ao OCB, agora, aspirar a classificar-se para a Taça CERS.
Este foi o 11.º triunfo barcelense no campeonato nacional da I Divisão 2010/11, o quarto consecutivo em casa. A próxima ronda, a 26.ª, só será disputada a 30 de Abril, com a deslocação oquista ao reduto da AA Espinho.

O primeiro tempo da partida foi dominado pelos da casa, que surpreendentemente (ou não) chegaram ao intervalo a vencer 3-0. Carlos André, por duas vezes, e Leal foram os autores dos golos oquistas. Como o OCB não ganha os jogos folgadamente, era de esperar, na segunda metade, uma recuperação dos insulares, que têm uma equipa com grandes argumentos. E assim foi. À entrada do último quarto de hora do encontro, o Candelária já havia igualado o marcador, 3-3. Mas Chumbinho, que entretanto entrara no cinco oquista, em boa jogada individual, e contra a corrente do jogo, disparou fulminante para o 4-3. E depois, o inevitável Carlos André, em mais um penálti cobrado como só ele sabe, ampliou para 5-3, fazendo o segundo 'hat-trick' consecutivo (havia marcado três golos na Luz)! O Candelária ainda reduziu (5-4), por Jorge Silva, que também rubricou um 'hat-trick', mas em lance precedido de falta. Contudo, seria Xixa a ter a oportunidade de fechar o 'placard', mas por duas vezes falhou, primeiro em livre directo respeitante à 10.ª falta de equipa dos picarotos, e depois em enorme perdida, quando conseguiu 'tirar' o guarda-redes da baliza mas errou o 'alvo'.
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Paulo Matos (GR), Leal, Nuno Almeida, Xixa e Carlos André
Jogaram ainda: Nuno Félix, Ginho (GR), Chumbinho e Samuel Costa
Marcador: Carlos André (3); Leal; Chumbinho
Melhor em jogo: Carlos André (já vai em 28 remates certeiros no campeonato; segundo 'hat-trick' consecutivo, com bons golos!)
Marcha do marcador: 3-0 (intervalo); 3-3; 5-3; 5-4
______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação à 25.ª jornada: 6.º com 35 pontos
Vitórias/empates/derrotas: 11/2/12
Golos marcados/sofridos: 94/117
Marcadores: Xixa (31); Carlos André (28); Nuno Félix (10); Chumbinho (8); Leal (6); Márcio Rodrigues (4); Samuel Costa (4); Nuno Almeida (3)
Melhores em jogo: Carlos André (8); Xixa (7); Nuno Félix (5); Paulo Matos (2); Nuno Almeida (2); Leal
_____________________________

terça-feira, 12 de abril de 2011

25.ª jornada: OCB - Candelária SC

A jornada 25 do campeonato nacional da I Divisão foi repartida por quatro dias, devido às competições europeias. Assim, no sábado passado disputaram-se três encontros, ficando duas partidas agendadas para amanhã, outra para quinta feira e duas para sábado (16 de Abril), uma das quais o OCB - Candelária SC (às 18 horas, no Pavilhão Municipal de Barcelos). O Candelária conseguiu, na ronda europeia, o apuramento para a 'final eight' da Liga Europeia, frente aos italianos do Viareggio, por 5-1; e 'domesticamente' está 'estacionado' no quarto lugar da tabela classificativa desde a sétima jornada (tem 47 pontos). O OCB está no sétimo posto, com 32 pontos, e vai defrontar os insulares após duas semanas de 'descanso'.
_
Força, OCB!!

sábado, 9 de abril de 2011

64.º Torneio das Nações de Montreux

Sapo Desporto: Portugal no Torneio de Montreux para revalidar título

Portugal começa a preparar o 64.º Torneio de Montreux a 15 de abril no Pavilhão Municipal do Luso, estando previsto um jogo treino a 18, com o Paços d’Arcos, no pavilhão deste.
O seleccionador nacional de hóquei em patins, Rui Neto, assumiu o objectivo de Portugal em revalidar o título de campeão no Torneio de Montreux, na Suíça, de 20 a 24 de Abril, para o qual foram divulgados, a 30 de Março, os convocados.
Portugal integra o Grupo A, conjuntamente com Espanha, Alemanha e Montreux HC, o clube organizador do torneio, e Rui Neto declarou que «ganhar» está sempre presente na mente da equipa.
A selecção portuguesa, que em 2009 quebrou uma série de cinco triunfos consecutivos da Espanha, estreia-se a 20 de Abril, com a Alemanha, enquanto o embate com o Montreux HC está programado para o dia seguinte.
O esperado embate com Espanha realiza-se na última jornada da primeira fase, a 22 de Abril.
«O objectivo na primeira fase é ficar em primeiro lugar. Os dois primeiros passarão às meias-finais, mas o nosso objectivo é, claramente, ganhar o Grupo A, para encontrarmos o segundo do Grupo B», declarou Rui Neto, considerando que a Espanha, que conquistou cinco títulos consecutivos, é o adversário mais temível do agrupamento de Portugal.
Se Portugal passar à fase seguinte, programada para 23 e 24 de Abril, defrontará nas meias-finais um dos seleccionados do Grupo B, constituído por Argentina, Angola, Macau e França.
Para a participação na edição do torneio comemorativa do centenário do Montreux HC, Rui Neto procedeu a quatro alterações relativamente à convocatória anterior, para o Europeu de hóquei em patins.
O seleccionador nacional espera que Domingos Pinho, Vítor Hugo e Diogo Rafael e João Rodrigues (estes dois últimos estreias absolutas) «correspondam à confiança» que é depositada neles e justificou a convocação.
«Foi nossa intenção enquadrar um misto: um núcleo de jogadores que já têm bastantes anos de selecção com jogadores mais novos que nunca tiveram presença na selecção A, mas que têm qualidade para isso», salientou, acrescentando: «Vai havendo uma mescla de jogadores, que nos dê condições de futuro também».

Lista dos 10 convocados:
- Guarda-redes: Ricardo Silva (SL Benfica) e Domingos Pinho (UD Oliveirense).
- Defesa: Valter Neves (SL Benfica).
- Médio/avançado: Ricardo Oliveira (SL Benfica), Ricardo Barreiros (HC Coinasa Liceo), Reinaldo Ventura (FC Porto), André Azevedo (FC Porto) e Diogo Rafael (SL Benfica) e João Rodrigues (SL Benfica).
- Avançado: Vítor Hugo (AA Espinho).

terça-feira, 5 de abril de 2011

Imagem com história LIX

No corrente ano, passam 10 anos sobre o último campeonato arrecadado pelo OCB, 20 anos sobre a conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus e, ainda, 25 anos sobre a subida à I Divisão, façanha de que vamos falar. «O sonho feito uma realidade». Barcelos vivia, em 1986, no fulgor da indústria têxtil e, após vários campeonatos de nível internacional, que incutiram «exigência» nos barcelenses, o clube da terra alcançou, finalmente, o patamar que lhe era devido.
Abaixo, temos dois recortes de jornais da época e, pelo meio, está transcrita toda uma reportagem sobre o OCB, após a subida de divisão. O segundo recorte mostra-nos o nome de todos os elementos que compunham a equipa oquista em 1986.
«Pela primeira vez no seu historial, o Óquei Clube de Barcelos ascendeu à I Divisão do hóquei em patins. Fundado no começo do ano de 1948, por um grupo de rapazes, foi-se enraizando e, hoje em dia, é mais um dos clubes que vai medir forças com o Porto, Benfica, Sporting e outros. Foi um sonho de há muitos anos que se tornou realidade. Todos os barcelenses diziam «já é tempo de o nosso clube estar na I Divisão. Barcelos merece isso.» E mereceu: aí está a equipa da «catedral» do hóquei na divisão maior. Os barcelenses viram passar pelo seu pavilhão dois campeonatos da Europa de juniores, um campeonato do mundo de seniores e, por último, um «europeu» de seniores, de tão triste memória. Em todos eles, Portugal foi o vencedor, excepção feita ao último, como muita gente ainda se recorda. Sempre se assistiu a bom hóquei em Barcelos e, por essa razão, o público é exigente, não admitindo que o seu clube cometa erros ou perca. Agora, com a I Divisão, tudo vai ser diferente e a estruturação do clube terá de ser forçosamente alterada. A começar, os sócios (cerca de 1 700), que pagam uma quota mensal de 100 escudos, terão de desembolsar mais uns tostões. A Divisão maior do hóquei patinado português assim o exige. Jorge Coutinho é, actualmente, o presidente do clube. Homem polémico, que teve um ponto importante da sua actuação na questão da fase final da II Divisão. Comandou, com todos os sacrifícios, uma equipa que teria de subir de escalão. Há três anos que o seu clube andava a lutar pela subida, mas em vão...

«ALTOS VOOS NEM PENSAR»

Depois da festa e dos foguetes lançados em Barcelos, o Óquei pensa já no futuro. Na I Divisão, na Taça de Portugal, em fazer um bom trabalho e em conquistar um bom lugar. Sobre o futuro, Jorge Coutinho salienta:

- Temos de encarar o futuro com realismo e com a noção de que somos estreantes na I Divisão. Como tal, não podemos partir com aspirações a altos voos, pois isso só acontecerá com o decorrer dos tempos. O que queremos, sim, é solidificar uma posição, ou seja, mantermo-nos muitos anos na I Divisão.

- O público barcelense é muito exigente, isso não poderá trazer problemas?

- Em Barcelos, está mais do que demonstrado o afecto dos associados e do público pela modalidade. Tudo fruto dos campeonatos a nível internacional que aqui tiveram lugar. Devido a isto, todos são muito exigentes. Habituaram-se a ver bons jogos de hóquei e, por isso, exigem que a sua equipa esteja sempre ao mesmo nível.

- E sente-se esse reflexo nos jogadores?

- É evidente que sim. Os jogadores sentem o «peso» do pavilhão. A massa associativa não perdoa muitas falhas. Mas, apesar disso, o público acorre às chamadas que o Óquei faz. O número de sócios tem vindo a crescer, de dia para dia, e, com a subida de divisão, espera-se que se venham a verificar muitas mais adesões.

«TUDO VAI AO HÓQUEI MINHA GENTE»

Em Barcelos, quando há jogo de hóquei em patins, «tudo pára». As ruas ficam desertas, não há vivalma. Tudo se concentra no recinto barcelense. As bilheteiras, pouco tempo depois, fecham. A explicação é dada por Jorge Coutinho:

- A modalidade proporciona que venham aos jogos não só os homens, mas também as senhoras. A maior parte dos associados, e daqueles que vêm ver o Óquei, trabalham nas fábricas, durante a semana, e, ao fim-de-semana, aproveitam, muitos deles, para tratar do campo e dos cultivos. Depois, à noite, todos se concentram no pavilhão. E, apesar de tudo, são muito exigentes e já sabem muito da modalidade.

Durante a época que está prestes a terminar, e que deu muitas alegrias à turma comandada por Pedro Simões, o clube gastou 3 200 contos com o hóquei, que, a comparar com outras equipas, é uma quantia irrisória. Os jogadores utilizaram cerca de 190 sticks e, nos treinos, apesar de os sticks, patins e luvas serem dadas pelo clube, o resto do equipamento é dos próprios jogadores. Equipamento do clube só para os jogos. Até mesmo as toalhas são trazidas de casa pelos hoquistas.

«COMEÇÁMOS E ACABÁMOS AINDA MELHOR»

Pedro Simões comandou a equipa do princípio ao fim. Antigo jogador do Académico de Braga, passou, depois, a treinar a equipa de juniores do Óquei e, este ano, encontra-se à frente da equipa sénior. Quanto à época, prestes a terminar, foi feito um balanço pelo técnico:

- Começámos muito bem. Disputámos a Taça de Portugal, onde, de eliminatória em eliminatória, o nosso rendimento foi subindo, de forma notória. Quando nos qualificámos para os quartos-de-final, alterámos bastante a preparação que tínhamos (com vista ao campeonato nacional). Como fomos longe na Taça de Portugal, houve que acelerar a preparação. Surgiu-nos pela frente o FC Porto, que é, sem dúvida, uma das melhores equipas do mundo, e fomos eliminados. Quando entrámos no «Nacional» houve um abaixamento de forma, pois fomos defrontar equipas completamente diferentes, já que eram clubes mais modestos e que não davam tanta luta. Tivemos, então, a determinada altura, que quebrar a forma, para, no final, estarmos outra vez na «mó de cima». Todos os jogadores corresponderam ao que lhes foi pedido e todos estavam à altura. Quando havia necessidade de colmatar algum lugar, os substitutos desempenhavam o seu papel o melhor possível.

Óquei de Barcelos, 37 anos à espera que um sonho se tornasse realidade. Estar na I Divisão Nacional...»

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Tabela - 24.ª jornada

25.ª jornada
AJ Viana - GDS Cascais
SC Tomar - HA Cambra
AD Valongo - Porto Santo SAD
UD Oliveirense - SL Benfica
OCB - Candelária SC (16 de Abril)
AE Física D - AA Espinho
ACR Gulpilhares - AD "Os Limianos"
FC Porto - HC Braga
24.ª jornada
GDS Cascais 5 - SC Tomar 4
HA Cambra 5 - AD Valongo 7
Porto Santo SAD 3 - UD Oliveirense 6
SL Benfica 11 - OCB 5
Candelária SC 2 - AE Física D 3
AA Espinho 4 - ACR Gulpilhares 1
AD "Os Limianos" 2 - FC Porto 8
HC Braga 3 - AJ Viana 1
_
Tabela: União Micaelense

domingo, 3 de abril de 2011

SL Benfica 11 - OCB 5

Não correu da melhor forma a deslocação do OCB, ontem, ao reduto do SL Benfica, de onde saiu derrotado por 11-3. A partida da 24.ª ronda ficou marcada pela goleada de dois dígitos aplicada pelos lisboetas ao clube barcelense, que caiu um posto na tabela (está em sétimo), sendo ultrapassado pela AD Valongo. Contudo, os oquistas estão tranquilos na tabela classificativa, oito pontos acima dos lugares de descida, quando faltam seis encontros para o fim do campeonato.
O jogo OCB - Candelária SC, relativo à 25.ª jornada, só será realizado dentro de duas semanas, no dia 16 de Abril, antes da pausa do campeonato, para a Páscoa.

Embora o resultado final não sofra contestação, há que salientar que o Benfica embalou para a goleada com a ajuda de um penálti e um livre directo (e cartão azul injusto para Chumbinho) inexistentes que, mesmo com o golo 'inaugural' de Nuno Félix (aos 5'), aos 19' colocaram os da casa a vencer por 4-1. Aos 21', de penálti, Carlos André marcou o seu primeiro golo, reduzindo para 4-2, contudo, no minuto seguinte, o Benfica voltou a 'facturar', fixando o 'placard' em 5-2 ao intervalo.

O início do segundo tempo foi o pior período do OCB, pois aos 4' já perdia por 8-2. Carlos André, em contra-ataque puro, após uma boa recuperação de bola, fez o terceiro golo oquista, aos 5', mas, aos 10', os 'encarnados' haviam chegado ao 10-3! Nos últimos quinze minutos do desafio, os lisboetas só acertaram uma vez na baliza oquista (aos 21'), mas antes, aos 19', Chumbinho havia apontado o quarto golo do OCB. A fechar, Carlos André, em novo penálti exemplarmente batido, estabeleceu o 11-5 final.
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Paulo Matos (GR), Leal, Nuno Almeida, Xixa e Nuno Félix
Jogaram ainda: Carlos André, Ginho (GR), Chumbinho, Márcio Rodrigues e Samuel Costa
Marcador: Nuno Félix; Carlos André (3); Chumbinho
Melhor em jogo: Carlos André (mais três golos para a conta pessoal, que já vai em 25 remates certeiros; voltou a demonstrar eficácia brutal nos penáltis)
Marcha do marcador: 0-1; 4-1; 4-2; 5-2 (intervalo); 8-2; 8-3; 10-3; 10-4; 11-4; 11-5
______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação à 24.ª jornada: 7.º com 32 pontos
Vitórias/empates/derrotas: 10/2/12
Golos marcados/sofridos: 89/113
Marcadores: Xixa (31); Carlos André (25); Nuno Félix (10); Chumbinho (7); Leal (5); Márcio Rodrigues (4); Samuel Costa (4); Nuno Almeida (3)
Melhores em jogo: Xixa (7); Carlos André (7); Nuno Félix (5); Paulo Matos (2); Nuno Almeida (2); Leal
_____________________________