domingo, 30 de janeiro de 2011

OCB 2 - AE Física D 3

Ontem, de novo com uma casa bem composta, o OCB voltou a frustrar os seus apaniguados, entrando assim da pior forma na segunda volta do campeonato. A derrota, 2-3, com a AE Física D vem confirmar o mau momento dos oquistas na prova, pois ainda não venceram qualquer jogo em 2011 (e em Janeiro tiveram três embates caseiros, contra equipas do 'mesmo campeonato', e apenas um fora). O OCB está agora na oitava posição e vai ao reduto da AJ Viana na próxima ronda, a 17.ª, na sexta-feira, 4 de Fevereiro.

A primeira parte teve um nível muito fraco, não havendo, por parte dos anfitriões, uma única oportunidade de golo ou mesmo jogada de algum perigo. Vítor Fortunato, o treinador-jogador dos de Torres Vedras, a um minuto do intervalo, complicou ainda mais a organização do OCB, ao marcar o 0-1. 'Engatando' esta etapa sem golos do OCB à segunda parte do jogo com o Gulpilhares, em que os oquistas também ficaram em 'branco', percebe-se que há uma enorme dificuldade em 'facturar' (cerca de uma hora de hóquei sem um golo sequer).

Aos 7' da segunda metade, Carlos André 'abanou' a equipa da casa e conseguiu o empate, porém, aos 17', Alan Fernandes, em lance muito contestado pelos barcelenses, voltou a colocar a Física a vencer (1-2). A seis minutos do fim do encontro, Xixa regressou à pista para marcar um livre directo e colocar tudo empatado (2-2), contudo, o mesmo jogador cometeu falta, dois minutos depois, que os árbitros, exageradamente, consideraram ser passível de punição com cartão azul (o que não é de estranhar, visto a equipa da Física ser recheada de 'mergulhadores') e, consequentemente, livre directo. Na marcação, Carlos Godinho fez o 2-3 que seria final, embora cada um dos conjuntos ainda desperdiçasse um livre directo.
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Paulo Matos (GR), Leal, Nuno Almeida, Xixa e Samuel Costa
Jogaram ainda: Chumbinho, Márcio Rodrigues, Nuno Félix, Carlos André e Ginho (GR)
Marcadores: Carlos André; Xixa
Melhor em jogo: Carlos André (marcou um golo importante - e já leva 16 na conta pessoal! -, que veio trazer novo fulgor, esbatendo a apatia instalada na equipa)
Marcha do marcador: 0-1 (intervalo); 1-1; 1-2; 2-2; 2-3
______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação à 16.ª jornada: 8.º com 20 pontos
Vitórias/empates/derrotas: 6/2/8
Golos marcados/sofridos: 60/72
Marcadores: Xixa (24); Carlos André (16); Márcio Rodrigues (4); Leal (4); Samuel Costa (4); Chumbinho (4); Nuno Félix (3); Nuno Almeida
Melhores em jogo: Xixa (6); Carlos André (4); Paulo Matos (2); Nuno Félix (2); Leal; Nuno Almeida
_____________________________

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

16.ª jornada: OCB - AE Física D

Amanhã, 29 de Janeiro (às 18 horas), o OCB volta a jogar em casa para o campeonato. O antagonista da 16.ª jornada, a primeira da segunda volta, é a AE Física D, de Torres Vedras. Os dois contendores vêm de situações idênticas, ou seja, empataram no seu reduto; a Física, que está no 12.º lugar (15 pontos), não foi além de uma igualdade a um golo, a meio da semana, frente à AJ Viana (adversário oquista da ronda 17); o OCB, no sábado, empatou com a ACR Gulpilhares, 4-4, 'dobrando' o campeonato no sexto posto (20 pontos), deixando os gaienses continuarem em quinto (com mais dois pontos). Este vai ser o quarto confronto do ano 2011, que pode marcar o regresso dos oquistas aos triunfos (no mês de Janeiro 'só' adicionaram dois pontos). _
Força, OCB!!

Tabela - 15.ª Jornada

16.ª Jornada (29 de Janeiro)
OCB - AE Física D
UD Oliveirense - ACR Gulpilhares
AD Valongo - FC Porto
SC Tomar - HC Braga
GDS Cascais - AD "Os Limianos"
HA Cambra - AA Espinho
Porto Santo SAD - Candelária SC
SL Benfica - AJ Viana

15.ª Jornada:
Porto Santo SAD 3 - SL Benfica 4
HA Cambra 1 - Candelária SC 3
GDS Cascais 4 - AA Espinho 1
SC Tomar 8 - AD "Os Limianos" 4
AD Valongo 2 - HC Braga 3
UD Oliveirense 4 - FC Porto 3
OCB 4 - ACR Gulpilhares 4
AE Física D 1 - AJ Viana 1

Tabela: União Micaelense

domingo, 23 de janeiro de 2011

OCB 4 - ACR Gulpilhares 4

Teve, por três vezes, uma vantagem de dois golos no placard o OCB, mas acabou por permitir a recuperação do adversário. Novo empate (4-4) mantém barcelenses no sexto lugar, agora com 20 pontos. O OCB foi melhor na primeira parte, foi para o descanso a vencer por 4-2, porém, no reatamento, a ACR Gulpilhares foi mais forte e chegou à igualdade, não conseguindo os visitados marcar qualquer golo. No próximo sábado, no primeiro jogo da segunda volta, os oquistas podem redimir-se dos pontos desperdiçados neste início de ano, regressando às vitória no embate caseiro com a Física de Torres Vedras.

Samuel Costa, aos 6', fez o primeiro golo da partida e Xixa, de livre directo, volvidos dois minutos, ampliou para 2-0 a vantagem oquista, e o muito público, que novamente lotou o Pavilhão Municipal de Barcelos, pensaria que iria assistir a uma vitória e jogo tranquilos. Mas assim não foi. A partida foi frenética, teve uma arbitragem pouco correcta (mas com critério uniforme) e as duas equipas estiveram bastantes perdulárias. Aos 12', o Gulpilhares, aproveitando uma bola ressaltada na rede da tabela de fundo, reduziu para 2-1; aos 15', Xixa, de novo através de livre directo, repôs a diferença de dois golos, 3-1; mas, com novo golo fortuito, o Gulpilhares chegou ao 3-2; a quatro minutos do intervalo, Chumbinho, em forte remate cruzado de meia distância, apontou o 4-2.

No segundo tempo, a qualidade de jogo dos da casa caiu e, aos 9', já os forasteiros haviam chegado ao 4-4. Depois, o encontro ficou 'partido', com oportunidades flagrantes a sucederem-se nas duas balizas, com alguns cartões (Paulo Machado, preparador físico do OCB, viu cartão vermelho) e com a pontaria dos 'avançados' desafinada. Falando só das 'bolas paradas', os gaienses desperdiçaram dois penáltis e dois livres directos (o guarda-redes Ginho esteve impecável); os oquistas, por Xixa, não converteram em golo dois livres directos (um deles, muito perto do fim).
_______________________________
O OCB NO JOGO

_
5 inicial:
Paulo Matos (GR), Leal, Nuno Almeida, Xixa e Samuel Costa
Jogaram ainda: Carlos André, Chumbinho; Ginho (GR); Márcio Rodrigues, Nuno Félix
Marcadores: Samuel Costa; Xixa (2); Chumbinho
Melhor em jogo: Nuno Almeida (preponderante nos seis minutos que a equipa jogou em inferioridade numérica sem sofrer golos; enorme espírito de sacrifício)
Marcha do marcador: 2-0; 2-1; 3-1; 3-2; 4-2 (intervalo); 4-4
______________________________
O OCB NO CAMPEONATO

_
Classificação à 15.ª jornada:
6.º com 20 pontos
Vitórias/empates/derrotas: 6/2/7
Golos marcados/sofridos: 58/69
Marcadores: Xixa (23); Carlos André (15); Márcio Rodrigues (4); Leal (4); Samuel Costa (4); Chumbinho (4); Nuno Félix (3); Nuno Almeida
Melhores em jogo: Xixa (6); Carlos André (3); Paulo Matos (2); Nuno Félix (2); Leal; Nuno Almeida
_____________________________

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

15.ª jornada: OCB - ACR Gulpilhares

Sábado, às 18 horas, o OCB regressa aos jogos no Pavilhão Municipal de Barcelos (aliás, como esta vai ser a última jornada da primeira volta do campeonato, os barcelenses vão realizar dois jogos seguidos am casa: a AE Física D vem ao Minho na ronda 16). O adversário da próxima partida é a ACR Gulpilhares, que desde Maio de 2008 o OCB não vence nos embates caseiros, embora em Gaia tenha vindo a conseguir bons resultados. Os gaienses estão na quinta posição, com 21 pontos, mais dois que os barcelenses, que seguem em sexto. Em caso de vitória, obviamente o OCB ultrapassa o opositor da jornada.
_
Força, OCB!!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Tabela - 14.ª Jornada

15.ª Jornada:
Porto Santo SAD - SL Benfica (26 de Janeiro)
HA Cambra - Candelária SC (26 de Janeiro)
GDS Cascais - Espinho
SC Tomar - AD "Os Limianos"
AD Valongo - HC Braga (26 de Janeiro)
UD Oliveirense - FC Porto (26 de Janeiro)
OCB - ACR Gulpilhares
AE Física D - AJ Viana (26 de Janeiro)

14.ª Jornada:
AJ Viana 1 - Porto Santo SAD 0
SL Benfica 6 - HA Cambra 2
Candelária SC 6 - GDS Cascais 2
AA Espinho 7 - SC Tomar 2
AD "Os Limianos" 3 - AD Valongo 2
HC Braga 2 - UD Oliveirense 4
FC Porto 6 - OCB 5
ACR Gulpilhares 1 - AE Física D 0

Tabela: União Micaelense

domingo, 16 de janeiro de 2011

FC Porto 6 - OCB 5

Com a derrota (6-5) de ontem no Dragão Caixa, reduto do FC Porto, o OCB desceu para o sexto lugar, sendo ultrapassado pelo Gulpilhares. Os barcelenses foram melhores que os azuis-e-brancos, mas a partida foi decidida pelos penáltis inexistententes (3) assinalados pela dupla de arbitragem a favor dos anfitriões. Na próxima jornada, a última da primeira volta, o OCB recebe precisamente o quinto classificado, o Gulpilhares.

Leal, aos 15' do primeiro tempo, marcou um grande golo, quando fez uma 'picadinha' por trás da baliza de Edo Bosch, mas já o FC Porto havia marcado dois golos, aos 8', por andré Azevedo, e aos 11', por Pedro Gil. Com o resultado em 2-1, o árbitro José Monteiro 'tratou' de desequilibrar a contenda, em penálti que Reinaldo Ventura, na recarca, converteu em golo. Mas Xixa, aos 17', e Leal, aos 24', tiveram o mérito de repor justiça no 'placard', com dois golos que deixavam tudo em aberto para a segunda etapa, 3-3.

Contudo, após o descanso, mais dois penáltis 'inventados', aos 3' e 10', puseram o OCB a perder por 5-3. Mas os visitantes continuavam a acreditar num resultado positivo e nem as bolas ao ferro da baliza do 'keeper' Edo Bosch os fazia cair em descrença. Márcio Rodrigues reduziu, aos 13', em sticada poderosa antes do meio ringue (a bola sofreu desvio num defensor), mas no minuto seguinte, Gonçalo Suissas ampliou para 6-4 a vantagem portista. A sete minutos do fim do encontro, Xixa marcou, de livre directo, o 6-5, e depois até poderia ter apontado o golo do empate, quando nos derradeiros segundos esteve na 'cara' do guarda-redes da casa.
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Ginho (GR), Leal, Nuno Almeida, Xixa e Samuel Costa
Jogaram ainda: Carlos André, Márcio Rodrigues, Nuno Félix, Ginho (GR) e Chumbinho
Marcadores: Leal (2); Xixa (2); Márcio Rodrigues
Melhor em jogo: Leal (fez um bom desafio e marcou dois golos, um deles em excelente execução técnica; sem responsabilidades no cartão azul que viu)
Marcha do marcador: 2-0; 2-1; 3-1; 3-3 (intervalo); 5-3; 5-4; 6-4; 6-5
______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação à 14.ª jornada: 6.º com 19 pontos
Vitórias/empates/derrotas: 6/1/7
Golos marcados/sofridos: 54/65
Marcadores: Xixa (21); Carlos André (15); Márcio Rodrigues (4); Leal (4); Nuno Félix (3); Samuel Costa (3); Chumbinho (3); Nuno Almeida
Melhores em jogo: Xixa (6); Carlos André (3); Paulo Matos (2); Nuno Félix (2); Leal
_____________________________

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

14.ª jornada: FC Porto - OCB

É no Dragão Caixa, na cidade do Porto, que o OCB vai jogar (sábado, 15 de Janeiro, às 18 horas) a 14.ª ronda do campeonato nacional da I Divisão. O anfitrião, o eneacampeão FC Porto, é segundo da tabela, com 34 pontos, e persegue o décimo título consecutivo; vem de uma vitória, 1-6, em Torres Vedras sobre a Física. O OCB, após o empate no emocionante dérbi minhoto, conseguiu manter o quinto posto da classificação, com 19 pontos. Há bastantes anos que os oquistas não vencem os azuis e brancos; no ano passado, foram mesmo 'esmagados' por 10-1 no reduto portista. Mas nesta temporada, José Fernandes deverá tentar surpreender os campeões, aproveitando o bom momento da sua equipa na prova.
_
Força, OCB!!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tabela - 13.ª Jornada

14.ª Jornada:
AJ Viana - Porto Santo SAD
SL Benfica - HA Cambra
Candelária SC - GDS Cascais
AA Espinho - SC Tomar
AD "Os Limianos" - AD Valongo
HC Braga - UD Oliveirense
FC Porto - OCB
ACR Gulpilhares - AE Física D

13.ª Jornada:
Porto Santo SAD 5 - HA Cambra 3
GDS Cascais 3 - SL Benfica 14
SC Tomar 3 - Candelária SC 7
AD Valongo 3 - AA Espinho 2
UD Oliveirense 12 - AD "Os Limianos" 1
OCB 6 - HC Braga 6
AE Fisica D 1 - FC Porto 6
AJ Viana 2 - ACR Gulpilhares 6

Tabela: União Micaelense

domingo, 9 de janeiro de 2011

OCB 6 - HC Braga 6

Terminou com um empate (o primeiro do OCB) a seis bolas o dérbi minhoto da 13.ª jornada. O OCB esteve várias vezes a vencer mas, na parte final do jogo, o HC Braga passou para a frente. A 40'' do fim, foi Carlos André a fazer o último golo do desafio, colocando justiça no marcador. O encontro foi equilibrado (pese alguma superioridade barcelense no primeiro tempo); as equipas são de valor semelhante.
O OCB continua no quinto posto da tabela classificativa, agora com 19, mas tem 'à perna' a ACR Gulpilhares, que triunfou em Viana e vem a Barcelos na ronda 15, última da primeira volta. No próximo sábado, os oquistas deslocar-se-ão ao Dragão Caixa, reduto do FC Porto.
O ambiente foi 'infernal' e merece referência a forma como o clube de Barcelos está a conseguir que os barcelenses reavivem o carinho de sempre pelo clube; cerca de dois milhares de pessoas vibraram ao vivo pelo OCB. O primeiro tempo teve um OCB mais forte. Xixa, em remate frontal, fez o 1-0, aos 4', e só passados dez minutos o Braga empatou, com um desvio fortuito (auto-golo). Chumbinho, nesse mesmo minuto, desfez a iguladade, com um remate cruzado que só parou no fundo da baliza de Guilherme Silva; e aos 21', Xixa, após brilhante assistência de Nuno Félix, bisou, 3-1. Porém, alguma desconcentração dos da casa nos últimos minutos da etapa inicial permitiu aos bracarenses chegarem ao 3-3.
No segundo período, entrou de novo forte o OCB, com Xixa a fazer, em jogada de insistência na área, logo no primeiro minuto, o 'hat trick', 4-3. Aos 9' o Braga voltou e empatar e aos 13' passou para a frente do marcador, 4-5. Mas Chumbinho, que esteve em dia sim, no golpe de saída imediato, com uma 'fulminante' sticada frontal, fez o quinto golo barcelense: 5-5. A seis minutos do fim do embate, o Braga adiantou-se novamente mas, depois de Carlos André não conseguir superar o 'keeper' bracarense da marca de penálti, no derradeiro minuto, o n.º6 apontou mesmo o sexto golo dos da casa. E depois, Xixa até podia ter garantido o triunfo, mas Guilherme Silva fez uma defesa incrível, 'fechando' a baliza nos segundos finais.
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Paulo Matos (GR), Leal, Nuno Almeida, Xixa e Carlos André
Jogaram ainda: Chumbinho, Nuno Félix, Márcio Rodrigues, Ginho (GR) e Samuel Costa
Marcadores: Xixa (3); Chumbinho (2); Carlos André
Melhor em jogo: Xixa (mais um 'hat trick' e uma excelente exibição; é o elemento desequilibrador no ataque do conjunto de José Fernandes)
Marcha do marcador: 1-0; 1-1; 3-1; 3-3 (intervalo); 4-3; 4-5; 5-5; 5-6; 6-6
______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação à 13.ª jornada: 5.º com 19 pontos
Vitórias/empates/derrotas: 6/1/6
Golos marcados/sofridos: 49/59
Marcadores: Xixa (19); Carlos André (15); Nuno Félix (3); Samuel Costa (3); Márcio Rodrigues (3); Chumbinho (3); Leal (2); Nuno Almeida
Melhores em jogo: Xixa (6); Carlos André (3); Paulo Matos (2); Nuno Félix (2)
_____________________________

Fotos: Nuno Dantas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

13.ª jornada: OCB - HC Braga

O primeiro jogo do OCB no ano 2011 é com o HC Braga (sábado, 8 de Janeiro, às 18 horas). O dérbi minhoto conta para 13.ª jornada e promete pôr ao rubro o Pavilhão Municipal de Barcelos. Os oquistas, que vêm precisamente de um triunfo num dérbi do Minho (3-4 em Ponte do Lima), estão a fazer um excelente campeonato, estando no quinto lugar, com 18 pontos. Os bracarenses têm menos quatro pontos e estão no oitavo posto da tabela classificativa. Recorde-se que, na época passada, este encontro foi um dois melhores realizados em Barcelos; na altura, José Fernandes derrotou Vítor Silva por um tangencial 3-2.
_
Força, OCB!!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Tabela - 12ª Jornada

13.ª Jornada:
Porto Santo SAD - HA Cambra
GDS Cascais - SL Benfica
SC Tomar - Candelária SC
AD Valongo - AA Espinho
UD Oliveirense - AD "Os Limianos"
OCB - HC Braga
AE Fisica D - FC Porto
AJ Viana - ACR Gulpilhares

12.ª jornada
HA Cambra 7 - AJ Viana 4
GDS Cascais 4 - Porto Santo SAD 3
SL Benfica 11 - SC Tomar 0
AD Valongo 5 - Candelária SC 6
AA Espinho 4 - UD Oliveirense 6
AD "Os Limianos" 3 - OCB 4
HC Braga 5 - AE Física D 2
FC Porto 5 - ACR Gulpilhares 2

Tabela: União Micaelense

sábado, 1 de janeiro de 2011

Conheça a segunda "etapa" do campeonato

O quinto lugar na tabela classificativa e os 18 pontos conquistados até ao momento (12.ª jornada), dão uma grande tranquilidade ao OCB para a segunda 'leva' do campeonato, que este ano vai ter a segunda paragem muito tarde (a Páscoa é a 24 de Abril, a última jornada antes da paragem é a 16 de Abril - a 25.ª). Portanto, vai ser nestes quatro primeiros meses do ano 2011 que (quase) tudo se vai decidir. Até à Páscoa, vão realizar-se 13 jornadas (ver ao fundo), e se o OCB mantiver a média de vitórias (50%) e o nível exibicional, deverá ter garantida a manutenção muito antes da paragem... Estatisticamente 'falando'... Estará a 5/6 triunfos do desiderato primordial assumido pela SAD e pelo técnico José Fernandes no início da temporada.
O mês de Janeiro até pode funcionar como 'alavanca' para uma prova ainda mais tranquila, já que os oquistas fazem três jogos em casa, com o HC Braga, ACR Gulpilhares e AE Física D, saindo de Barcelos apenas para jogar no Dragão. Mas em Fevereiro inverte-se a situação, ou seja, o OCB tem três 'saídas', a Viana (o dérbi minhoto joga-se a uma Sexta-feira - 4 de Fevereiro), a Azeméis e a Tomar, recebendo a AD Valongo. Março é, teoricamente, um mês favorável, pois os barcelenses recepcionam o GDS Cascais e o Porto Santo SAD, indo, pelo meio, a Cambra. Em Abril, o conjunto de José Fernandes vai a Lisboa, ao recinto do SL Benfica, e joga no Pavilhão Municipal de Barcelos com o Candelária SC.
A primeira das derradeiras cinco jornadas realiza-se a 30 de Abril, com a ida a Espinho.
13.ª jor, 8 Jan: OCB - HC Braga
14.ª jor, 15 Jan: FC Porto - OCB
15.ª jor, 22 Jan: OCB - ACR Gulpilhares
16.ª jor, 29 Jan: OCB - AE Física D
17.ª jor, 4 Fev: AJ Viana - OCB
18.ª jor, 12 Fev: UD Oliveirense - OCB
19.ª jor, 19 Fev: OCB - AD Valongo
20.ª jor, 26 Fev: SC Tomar - OCB
21.ª jor, 5 Mar: OCB - GDS Cascais
22.ª jor, 19 Mar: HA Cambra - OCB
23.ª jor, 26 Mar: OCB - Porto Santo SAD
24.ª jor, 2 Abr: SL Benfica - OCB
25.ª jor, 16 Abr: OCB - Candelária SC