quinta-feira, 29 de abril de 2010

22.ª jornada: OCB - FC Porto

O FC Porto é eneacampeão nacional, o que equivale a dizer que conquistou nove (!) campeonatos consecutivos (19 no total)... O feito azul-e-branco foi consumado na última jornada, na deslocação portista a Oliveira de Azeméis. Mas o OCB não vai querer participar na festa dos campeões e, sábado, 1 de Maio, pelas 18 horas, no Pavilhão Municipal de Barcelos, deverá lutar pela vitória, embora esteja sossegado na tabela... De qualquer forma, o ambiente será sempre festivo, pois a Festa das Cruzes está instalada na cidade barcelense, o que poderá levar muito público ao pavilhão.
Os oquistas vêm de uma série fantástica de vitórias (a melhor do campeonato), após derrotarem o SL Benfica, AJ Viana e Porto Santo SAD (pelo meio venceu ainda o CD Póvoa, para a Taça). Estes resultados permitem que a equipa acabe o campeonato tranquilamente, longe da desesperante luta pela sobrevivência no fundo da tabela.
_
Força, OCB!!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Tabela - 21ª jornada

21.ª Jornada
Candelária SC 11 - CD Paço d'Arcos 4
AE Física 4 - AD Oeiras 0
ACR Gulpilhares 4 - AD Valongo 5
AA Espinho 3 - SL Benfica 3
HC Braga 4 - AJ Viana 5
OCB 7 - Porto Santo SAD 4
UD Oliveirense 5 - FC Porto 7
22.ª Jornada (1 de Maio)
AD Oeiras - Candelária SC
AD Valongo - AE Física D
SL Benfica - ACR Gulpilhares
AJ Viana - AA Espinho
Porto Santo SAD - HC Braga
OCB - FC Porto
UD Oliveirense - CD Paço d'Arcos

domingo, 25 de abril de 2010

Cartoon CXXVIII

OCB 7 - Porto Santo SAD 4

A época está feita. Embora matematicamente ainda não tenha confirmado a manutenção, objectivo primordial traçado para 2009/10, à 21.ª jornada (faltam cinco) o OCB está garantido na I Divisão do próximo ano (também já existe campeão nacional: o FC Porto, próximo adversário do OCB [1 de Maio, em Barcelos], assegurou, com a vitória em Oliveira de Azeméis, o eneacampeonato - série de nove títulos).
Ontem, o conjunto de Barcelos recebeu o Porto Santo SAD e conquistou a terceira vitória consecutiva no campeonato; subiu para o nono posto da tabela, cavando um fosso de dez pontos para a linha d'água e ficando a dois pontos do oitavo lugar. O 7-4 aplicado aos insulares peca por escasso, tal o caudal ofensivo dos minhotos, particularmente no segundo tempo...

Ao intervalo, os barcelenses já venciam por 3-0: Hugo Costa, em excelente manobra por trás da baliza de João Miguel, fez o 1-0; Xixa aumentou para 2-0, com sticada surpreendente; Bruno Matos, oportuno na área, estabeleceu o 3-0. A segunda metade trouxe equilíbrio no marcador, mas os da casa, que desperdiçaram dois livres directos, dois penáltis e outras oportunidades de golo, foram largamente superiores. O melhor que conseguiu o Porto Santo foi encurtar para dois golos a distância no placard, não tendo portanto resposta para a avalancha atacante do OCB, que infligiu mais uma goleada. Mais sete golos! Zé Pedro, em bela jogada individual, apontou o 4-1; Kika, ao terceiro penálti, colocou a pequena bola preta no fundo das redes (5-2); Hugo Costa bisou no desafio, ao fazer o 6-2; Xixa assinou também um bis, fechando o encontro com o 7-4.
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Ginho (GR), Leal, Kika, Xixa e Hugo Costa
Jogaram ainda: Bruno Matos, Zé Pedro e Leandro Wada
Marcadores: Hugo Costa (2), Xixa (2), Bruno Matos, Zé Pedro e Kika
Melhor em jogo: Xixa (tem sido um habitué por aqui; um desequilibrador; aos 41 anos ainda é dono de uma grande técnica e agilidade)
Marcha do marcador: 3-0 (intervalo); 3-1; 4-1; 4-2; 6-2; 6-4; 7-4
_______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação à 21.ª jornada: 9.º lugar, com 26 pontos
Vitórias/empates/derrotas: 8/2/11
Golos marcados/sofridos: 68/83
Marcadores: Hugo Costa (21); Xixa (14); Kika (10); Leal (9); Bruno Matos (9); Zé Pedro (4); Leandro Wada
Melhores em jogo: Hugo Costa (5); Xixa (5); Zé Pedro (2); Ginho (2); Leal (2); Kika (2); Leandro Wada
_______________________________

sábado, 24 de abril de 2010

Multa aplicada ao OCB

Um "Processo Inquérito" instaurado ao OCB pela Federação de Patinagem de Portugal (FPP), após o jogo dos barcelenses em Gulpilhares, sanciona o clube de Barcelos "com Pena de interdição de campo por 1 (um) jogo bem como, com a multa correspondente a 1 (um) Salário Mínimo Nacional". As sanções devem-se a um eventual comportamento incorrecto dos adeptos do OCB no jogo realizado em Vila Nova de Gaia, em Fevereiro, onde os forasteiros saíram vitoriosos, 1-3. No entanto, como se pode ler no Comunicado Oficial de 23 de Abril no sítio da FPP, o Conselho de Disciplina decidiu "suspender a execução da pena de interdição de campo por 1 (um) jogo, até final do Campeonato Nacional I Divisão Seniores Masculinos (competição em que participa o Óquei Clube de Barcelos ), por entender que assim se mostram acauteladas as necessidades de prevenção de ilícitos disciplinares futuros.”

quarta-feira, 21 de abril de 2010

21.ª jornada: OCB - Porto Santo SAD


É importante uma vitória para o OCB frente ao Porto Santo SAD, mas mais será para os insulares: estão imediatamente acima da linha d'água, com menos cinco pontos que os barcelenses. Os de Barcelos seguem na 10.ª posição, com 23 pontos, e nesta série de quatro jogos caseiros, que inicia sábado, 24 de Abril (às 18 horas), têm a possibilidade de assegurar a permanência. Há um dado histórico bastante favorável ao OCB: nunca os oquistas perderam em Barcelos com o Porto Santo SAD, sendo o melhor registo dos madeirenses um empate a quatro bolas, no ano de 2005. No jogo da primeira volta, o OCB conquistou um precioso ponto na Madeira, igualdade a três.
O OCB parte para esta partida, que marca o regresso de Zé Braga ao Pavilhão Municipal, com a moral elevada, após duas goleadas infligidas fora de Barcelos: em Viana do Castelo para o campeonato, 4-7; e na Póvoa de Varzim, 3-7, para a Taça.
_
Força, OCB!!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Resultados dos 16 avos da Taça

CP Sobreira 1 - Porto Santo SAD 3
HC Braga 5 - AA Espinho 4
HA Cambra 4 - AJ Viana 6
SC Tomar 6 - AD Valongo 4
GD Sesimbra 4 - C Infante Sagres 3
LMR Algés 1 - HC Turquel 7
ACR Gulpilhares 3 - AE Física D 4
CD Paço d'Arcos 4 - AD Oeiras 3
SCM Aljustrelense 2 - GDS Cascais 15
G Stella Maris 2 - Candelária SC 6
HC "Os Tigres" 7 - SCL Marrazes 5
CD Póvoa 3 - OCB 7
CA Feira 5 - Biblioteca IR 1
Riba d'Ave HC - UD Oliveirense (21 de Abril)
HC Marco - SL Benfica (25 de Abril)
Fundação Nortecoope - FC Porto (21 de Abril)

Oitavos-de-final (8 de Maio)
HC Marco/SL Benfica - Riba d'Ave HC/UD Oliveirense
HC "Os Tigres" - GDS Cascais
SC Tomar - HC Braga
Candelária SC - AJ Viana
GD Sesimbra - CD Paço d'Arcos
AE Física D - Fundação Nortecoope/FC Porto
HC Turquel - OCB
CA Feira - Porto Santo SAD
Fonte: União Micaelense

domingo, 18 de abril de 2010

CD Póvoa 3 - OCB 7


O OCB vai disputar os oitavos-de-final da Taça de Portugal no recinto do HC Turquel (8 de Maio). Ontem, venceu o CD Póvoa (3-7) em jogo dos dezasseis-avos-de-final. Porém, a marca final não mostra as dificuldades encontradas pelo conjunto de José Fernandes durante todo o primeiro tempo.
A dois segundos do intervalo, o placard ainda assinalava um nulo mas, na conversão de um livre directo, Xixa fez o primeiro golo da partida. O mais difícil foi mesmo inaugurar o marcador. O segundo período começou da melhor forma, com Zé Pedro a apontar o 2-0. A robusta equipa poveira não tinha a frescura e lucidez dos 25 minutos iniciais e só reduziu quando os barcelenses já venciam por quatro golos (Leandro Wada bisou). Depois, Xixa também marcou pela segunda vez e Leal e Kika fizeram os derradeiros golos oquistas. O encontro, que contou com bastantes barcelenses na bancada, teve poucas faltas: nenhum emblema atingiu as 10 faltas de equipa.
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Ginho (GR), Leal, Kika, Xixa e Hugo Costa
Jogaram ainda: Zé Pedro, Leandro Wada, Bruno Matos, Celso Silva e Filipe (GR)
Marcadores: Xixa (2), Zé Pedro, Leandro Wada (2), Leal e Kika
Melhor em jogo: Xixa (foi o "abre-latas" do encontro; está em grande forma)
Marcha do marcador: 0-1 (intervalo); 0-4; 1-4; 1-6; 3-6; 3-7





Fotos: Nuno Dantas

quarta-feira, 14 de abril de 2010

16 Avos da Taça de Portugal: CD Póvoa - OCB

É na Póvoa de Varzim que o OCB vai disputar os dezasseis-avos-de-final da Taça de Portugal 2009/10: sábado, 17 de Abril, às 21 horas. O CD Póvoa já garantiu o acesso à II Divisão, visto ser o líder demolidor da III Divisão Zona Norte. É natural que os barcelenses venham a sentir dificuldades (embora o adversário seja de dois escalões abaixo), porquanto o treinador poveiro, Carlos Silva, conhece bem a equipa do OCB, sendo até o técnico dos escalões de iniciados e juvenis oquistas. Quem também mora na Póvoa é Luís Mendes, o guarda-redes que nas duas últimas temporadas fez parelha com Ginho na baliza do OCB.
Após o estonteante jogo de Viana, os de Barcelos seguem na máxima força, em grande forma, mas não podem subestimar o conjunto do CD Póvoa. O OCB procurará a passagem aos oitavos-de-final da Taça, prova em que tem deixado marca, nos últimos tempos, e na qual pode ir bem longe, em 2010.
_
Força, OCB!!
Relatos da partida:

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Tabela - 20.ª jornada

20.ª Jornada
Candelária SC 1 - AE Física D 4
AD Oeiras 4 - ACR Gulpilhares 4
AD Valongo 0 - AA Espinho 3
SL Benfica 4 - HC Braga 5
AJ Viana 4 - OCB 7
Porto Santo SAD 11 - UD Oliveirense 9
FC Porto - CD Paço d'Arcos (13/4/2010)
21.ª Jornada (24 de Abril)
Candelária SC - CD Paço d'Arcos
AE Física - AD Oeiras
ACR Gulpilhares - AD Valongo
AA Espinho - SL Benfica
HC Braga - AJ Viana
OCB - Porto Santo SAD
UD Oliveirense - FC Porto

1000 posts!!

domingo, 11 de abril de 2010

Cartoon CXXVII

AJ Viana 4 - OCB 7



Passados dois anos, o OCB regressou aos triunfos em Viana do Castelo! E novo triunfo estrondoso, com goleada! Do dérbi minhoto da 20.ª jornada resultou um 4-7 favorável aos barcelenses, que ainda se deram ao luxo de desperdiçar quatro livres directos e de fazer contenção em grande parte do segundo período do jogo. A garantia da permanência está a uma vitória de distância (recordemos que o OCB vai ter, no próximo mês, quatro jogos consecutivos em casa, embora sábado se desloque à Póvoa, mas para a Taça!)... Portanto, o campeonato corre de feição.
Com traços simples se desenhou a vitória do OCB no Pavilhão de Monserrate. E o mais difícil é mesmo isso: conseguir ser simples. Os oquistas construíram sucessivas jogadas ofensivas com a simplicidade de uma criança que, com lápis de cor, faz desenhos em papel.
O lápis só esteve para escorregar por uma vez, quando, no regresso das cabinas, a Juventude fez logo dois golos (a primeira parte já havia tido dois golos do OCB. Hugo Costa e Xixa foram os autores dos riscos iniciais). Com o encontro em 2-2 e com os da casa em ascensão, moralizados, só um super OCB ultrapassaria o momento. E num ápice (dos 7' aos 9'), os barcelenses voltaram à folha de papel, com força (e simplicidade, claro), e coloriram o placard com um 2-6! Formidável! O experiente Xixa fez o traço que deu o mote; Kika e Hugo Costa (duas vezes - terceira na partida) imitaram-no. Todos os jogadores foram fantásticos, mas dois houve que estiveram indomáveis no Monserrate (ambos com hat trick): Xixa (fez ainda o sétimo tento) e Hugo Costa. Quem esteve quase a borrar a pintura foi o árbitro Rego Lamela, que inventou um cartão azul para o técnico José Fernandes, situação que pôs a equipa a jogar com menos um atleta: os de Viana aproveitaram então para reduzir, 3-6. Porém, o desenho estava concluído. A Juventude só marcaria mais um golo (4-7), aos 17', ficando os minutos finais reservados à glorificação do desenho artístico barcelense. Festival, festival, festival...
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Ginho (GR), Leal, Kika, Xixa e Hugo Costa
Jogaram ainda: Zé Pedro, Bruno Matos e Leandro Wada
Marcadores: Hugo Costa (3), Xixa (3) e Kika
Melhor em jogo: Xixa (sereno. Jogou e fez jogar. Marcou. Por três vezes! Hugo Costa também esteve em grande nível (bem como Zé Pedro), mas Xixa destacou-se no irrepreensível colectivo oquista, pois foi dele o momento decisivo no jogo, o 2-3)
Marcha do marcador: 0-2 (intervalo); 2-2; 2-6; 3-6; 3-7; 4-7

_______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação à 20.ª jornada: 10.º lugar com 23 pontos
Vitórias/empates/derrotas: 7/2/11
Golos marcados/sofridos: 61/79
Marcadores: Hugo Costa (19); Xixa (12); Leal (9); Kika (9); Bruno Matos (8); Zé Pedro (3); Leandro Wada
Melhores em jogo: Hugo Costa (5); Xixa (4); Zé Pedro (2); Ginho (2); Leal (2); Kika (2); Leandro Wada
_______________________________
Fotos: Nuno Dantas