sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Outro blogue da modalidade: Mais Hóquei

Existe mais um projecto bloguístico dedicado ao Hóquei em Patins. O Mais Hóquei tem qualidade e muita informação relativa à modalidade, resultados sempre actualizados... etc... Para que o possa visitar já existe a ligação na barra lateral. Boa sorte para o novo blogue.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

6ª Jornada: OCB - HC Braga

O campeonato continua! Este Sábado, 1 de Novembro, joga-se a sexta jornada: OCB - HC Braga, às 18 horas. O resultado da Maia não é animador mas não há tempo para lamúrias, agora, perante o seu público e em dia de dérbi minhoto, o OCB pode recuperar a força anímica. Os bracarenses conseguiram a sua primeira vitória na última jornada, vitória caseira de 8-2 frente ao CH Carvalhos, e continuam sem derrotas, já que contam por empates os restantes jogos realizados. As duas equipas têm os mesmos pontos (7) e procuram chegar ao fim da fase regular nos oito primeiros postos da classificação. Os embates da fase regular 2007/08 foram muito equilibrados (e polémicos) mas a vitória sorriu sempre aos de Braga, 1-3 em Barcelos, 4-3 na cidade dos arcebispos.
_
Força OCB!!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

CD Nortecoope 4 - OCB 2

O OCB não sorriu na Maia. A frase de boas-vindas com que é brindado quem visita a cidade maiata ("Sorria, está na Maia!"), hoje fez pouco sentido para as hostes barcelenses, no pavilhão do CD Nortecoope, que apenas puderam esboçar um sorriso... amarelo! A equipa de Barcelos perdeu, 4-2, e caiu para o sétimo posto (com os mesmos pontos de HC Braga, quinto, SL Benfica, sexto, e HA Cambra, oitavo).
A equipa da Maia conseguiu chegar à vantagem de 2-0, aos 11 minutos da primeira parte, sem que os barcelenses conseguissem assentar o seu jogo. André Torres saiu do banco, então, e, em sticada frontal de longe, reduziu para 2-1. A prontidão do costume! Todavia, na jogada seguinte, aos 14 minutos, o jogador Pedro Nogueira do Nortecoope marcou o seu terceiro golo e pôs a sua equipa a vencer 3-1! A quebra psicológica foi notória no OCB.
A segunda parte seria jogada sobre brasas porque, para complicar, o quarto golo dos da casa surgiu antes do segundo dos forasteiros... A dupla de arbitragem tornou-se irritante, muito mal no campo disciplinar (sem querermos justificar o mau jogo); o OCB foi caindo em quezílias e, cada vez mais, o discernimento foi menos. Apenas conseguiria marcar o 4-2, por Hugo Costa, a meio desta etapa. Faltou, sobretudo, concentração e calma, pois, em vários momentos do jogo, a recuperação era possível. Sábado há nova jornada, OCB - HC Braga, onde se podem rectificar erros.
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Ginho, Leal, Nélson Ribeiro, Diogo Silva e João Pinto
Jogaram ainda: Hugo Costa, Hugo Azevedo, André Torres e José Braga
Marcadores: André Torres; Hugo Costa
Melhor em jogo: André Tores (entrou, a meio da primeira parte, e refrescou a equipa)
_______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação: 7º lugar com 7 pontos
Vitórias/empates/derrotas: 2/1/2
Golos marcados/sofridos: 10/9
Marcadores: André Torres (3); Nélson Ribeiro (2); Hugo Azevedo (2); Diogo Silva; João Pinto; Hugo Costa
Melhores em jogo: Nélson Ribeiro (2); Ginho; Leal; André Torres
_______________________________

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

5ª Jornada: CD Nortecoope - OCB

À quinta jornada, o OCB defronta o quarto clube pertencente à AP Porto e procura a terceira vitória consecutiva! Quarta-feira, às 21 horas, o antagonista é o simpático clube maiato, CD Nortecoope, na terceira deslocação barcelense à zona do Grande Porto. Agora que reencontrou os golos (e as vitórias!), o OCB encontra um adversário que possui os mesmos pontos (7) mas que se situa um lugar abaixo na tabela classificativa (quinto). O clube da Maia esteve afastado da primeira divisão por duas épocas e recordemos que na época da sua descida, 2005/06, o OCB logrou recrutar lá um jogador, Cláudio Filho - Cacau, que veio a deixar a sua marca em Barcelos! Dois anos antes, em 2004, também lá contratara outro grande goleador que deixou Barcelos, em 2006, rumo a Lisboa, ao SL Benfica: Tó Silva! Juntando o facto de nunca o OCB ter perdido na Maia (conta quatro vitórias e um empate), pode dizer-se que se trata de uma cidade talismã.
_
Força OCB!!

sábado, 25 de outubro de 2008

OCB 4 - HA Cambra 0


Segunda vitória consecutiva no campeonato e subida ao quarto lugar (com os mesmos 7 pontos que SL Benfica, terceiro, e CD Nortecoope e AJ Viana, quinto e sexto, respectivamente)! O jogo efectuado pelo OCB foi o paradigma de como controlar/dominar um encontro de hóquei do primeiro ao último segundo. O HA Cambra nunca incomodou a equipa da casa, por mérito desta, e saiu derrotado por 4-0. O OCB marcou tantos golos quantos havia marcado nas três primeiras jornadas; continua a ser a equipa menos batida, pois Ginho, totalista na baliza azul, apenas encaixou cinco golos nas quatro jornadas!
Ainda o público se acomodava nas cadeiras do pavilhão municipal e já João Pinto fazia estragos; com pouco mais de um minuto jogado, apareceu de trás da baliza do Cambra para abrir o placard, 1-0. O mais difícil estava feito. O golo marcado cedo podia lançar a equipa para uma actuação segura. Assim foi.
O segundo golo, porém, tardou a aparecer. Só muito perto do intervalo, a concluir uma jogada de contra-ataque ao segundo poste, Nélson Ribeiro pôs o OCB a vencer 2-0. A equipa respirava confiança.
No segundo tempo, o OCB manteve a postura perante um adversário amorfo e chegou ao 3-0 aos oito minutos, por Hugo Azevedo, em jogada de raça! Bonito golo. Vítor Silva foi utilizando, então, todos os jogadores de campo; André Torres voltou a ser um trunfo, como nos últimos desafios, mal entrou, marcou! Resultado final: 4-0.
Quarta-feira, o clube barcelense desloca-se à Maia, pavilhão do CD Nortecoope, para o jogo da quinta jornada.
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Ginho, Leal, Nélson Ribeiro, Diogo Silva e João Pinto
Jogaram ainda: Hugo Costa, Hugo Azevedo, André Torres e Miguel Viterbo
Marcadores: João Pinto; Nélson Ribeiro; Hugo Azevedo; André Torres
Melhor em jogo: Leal (pela regularidade da sua exibição)
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação: 4º lugar
Vitórias/empates/derrotas: 2/1/1
Golos marcados/sofridos: 8/5
Marcadores: André Torres (2); Nélson Ribeiro (2); Hugo Azevedo (2); Diogo Silva; João Pinto
Melhores em jogo: Nélson Ribeiro (2); Ginho; Leal
_______________________________

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

4ª Jornada: OCB - HA Cambra

Passadas três semanas e outros tantos jogos, o OCB volta a casa para jogar uma jornada do campeonato, a quarta: Sábado, OCB - HA Cambra, às 18 horas. A vitória de Valongo colocou a equipa barcelense, provisoriamente, no quinto lugar com quatro pontos (entretanto, os restantes jogos da jornada 3 disputam-se hoje, na ressaca da jornada europeia.) Essa foi uma vitória importante (a derrota de Follonica não pode interferir) e que pode ter lançado o OCB para uma série de resultados positivos; na quinta ronda vai à Maia, ao reduto da CD Nortecoope, depois recebe o HC Braga. Jogos para se ganhar. O jovem clube de Vale de Cambra, que está em igualdade pontual com o OCB, teve dificuldades, há um ano, para construir equipa, devido a instabilidade directiva, mas conseguiu manter-se entre os grandes e, nesta nova época, persegue esse mesmo objectivo. A história dos confrontos é claramente favorável aos barcelenses, dos treze jogos (total) realizados entre os dois clubes, o OCB venceu onze, empatou um e perdeu outro.
_
Força OCB!!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Novo blogue: Ok4ever

Foi lançado recentemente um novo blogue informativo de Hóquei em Patins. Chama-se Ok4ever e pretende, como referem os seus autores, "dar espaço a uma modalidade que tanto deu a Portugal e que desapareceu dos jornais e da televisão." A ligação para esta página já se encontra na barra lateral deste blogue. Boa sorte para o projecto.

sábado, 18 de outubro de 2008

Follonica H 5 - OCB 2

"Resistir é ousar." O OCB fez mais do que isso! Ousou sem se limitar a resistir; teve a oportunidade de inaugurar o marcador, de penálti e noutras situações, mas a sorte sorriu aos italianos que, a 8 segundos (!!) do intervalo, fizeram o 1-0 por Alessandro Bertolucci! A resistência lusa ficava fragilizada, naturalmente. Na segunda parte, mesmo perante a pressão (habitual nestes jogos) da assistência, arbitragem e adversário, o OCB foi fazendo o seu jogo (uma grande exibição), marcou dois golos, por André Torres, mas a vitória seria para o Follonica que, durante esta etapa, foi marcando e gerindo a partida. Assim, o OCB perdeu o primeiro jogo no Grupo D da Liga Europeia: 5-2. Resultados e classificação do grupo mais abaixo.
_
Mirko Bertolucci:
«Tivemos dificuldades até à marcação do primeiro golo. O Óquei tem uma equipa jovem e que já joga assim como vimos, daqui a algum tempo será uma equipa enorme! Aproveito para saudar a "minha Barcelos" e a Kaos Barcelense... Lá passei quatro anos maravilhosos da minha vida.»
Vítor Silva:
«Tínhamos uma tarefa quase desumana e, para mais, com este ambiente fantástico, com estes árbitros a marcarem o que queriam para quem queriam... Sofremos o 1-0 a 8 segundos do intervalo e o 2-0 surge num penálti que não existe... Ainda marcámos dois golos mas mais era difícil conseguir, tenho de dar uma palavra aos meus jogadores que deixaram tudo o que tinham e o que não tinham neste ringue.»
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Ginho, Leal, Nélson Ribeiro, João Pinto e Hugo Costa
Jogaram ainda: Hugo Azevedo, Diogo Silva, André Torres e José Braga
Marcador: André Torres (2)
Melhor em jogo: André Torres (entrou e marcou! Por duas vezes!)
Marcha do marcador: 1-0 (intervalo); 3-0, 3-1, 4-1, 4-2, 5-2
_______________________________
Fontes: Rádio Barcelos; Cávado FM

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

1ª Jornada do Grupo D, Liga dos Campeões 2008/09: Follonica H - OCB

A Liga dos Campeões está aí! Inicia-se este Sábado, 18 de Outubro, às 19:45 horas (portuguesas), em Itália. O primeiro adversário do OCB na competição é o Follonica Hockey, campeão italiano! Lá actuam os bem conhecidos Mirko e Alessandro Bertolucci (parece que foi ontem, mas já abandonaram Barcelos há seis anos!), bem como os irmãos Michielon e Mariotti (Massimo é treinador e já não joga), mais os argentinos Mariano Velásquez e Sebastian Molina... Esta é uma equipa que já venceu tudo recentemente, por onde já passaram os campeoníssimos e ex-barcelistas, Guilherme e Sérgio Silva! A tarefa do OCB nesta partida será complicada, muito difícil... mesmo com a força anímica que a vitória de Valongo deu ao grupo. O Grupo D é composto, ainda, pelo HC Liceo e CP Vilanova, ambos de Espanha, que jogam a outra partida. Os dois primeiros classificados do grupo apuram-se para uma inovadora final eight, o OCB terá ténues mas legítimas esperanças de apuramento. Tudo passará pelas (boas) prestações caseiras. Mas agora há que dar o melhor em Follonica!
_
Força OCB!!
Relatos da partida:

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

AD Valongo 1 - OCB 2

Aí está o primeiro triunfo! O resultado de hoje, 1-2, em Valongo, coloca o OCB em quinto lugar (à condição) e empurra a AD Valongo para oitavo. Perante uma crise de golos nos primeiros jogos, o OCB recorreu ao crédito e, ao terceiro jogo do campeonato, conseguiu aplicá-lo e retirar lucro. E não se pode dizer que venha a ser crédito mal parado, pois só utilizou o estritamente necessário, pode a liquidez não abundar no futuro.
Em crescente evolução de jogo para jogo e com um hóquei mais seguro, o OCB parece ter encontrado a dinâmica de vitória. Os barcelenses entraram confiantes e dominadores em ringue e marcaram em momentos chave: a um minuto do intervalo, 0-1, por Nélson Ribeiro, em excelente remate, depois de desmarcado por Leal; a oito minutos do fim, 0-2, por Hugo Azevedo, a concluir contra-ataque letal. O golo dos valonguenses surgiu a um minuto do fim o que levou os forasteiros a congelarem a bola, inteligentemente, até ao último segundo, na meia pista adversária. Os três pontos já estavam conquistados! A equipa mostrou atitude e crédito para os jogos seguintes.
Sábado há jogo da Liga dos Campeões, em Itália, Follonica - OCB, o terceiro jogo consecutivo fora de portas!
_______________________________
O OCB NO JOGO _
5 inicial: Ginho, Leal, Nélson Ribeiro, João Pinto e Hugo Costa
Jogaram ainda: Hugo Azevedo, Diogo Silva e Miguel Viterbo
Marcadores: Nélson Ribeiro; Hugo Azevedo
Melhor em jogo: Nélson Ribeiro (subiu bem sempre, inaugurou o marcador, defendeu e segurou a bola quando houve necessidade disso)
_______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação: 5º lugar
Vitórias/empates/derrotas: 1/1/1
Golos marcados/sofridos: 4/5
Marcadores: Diogo Silva; André Torres; Nélson Ribeiro; Hugo Azevedo
Melhores em jogo: Ginho; Nélson Ribeiro (2)
_______________________________

terça-feira, 14 de outubro de 2008

3ª Jornada: AD Valongo - OCB

À procura do primeiro triunfo! O OCB entra no ringue de Valongo, Quarta-feira dia 15, às 21 horas, à procura do primeiro triunfo no campeonato nacional. As duas primeiras rondas não correram de feição aos barcelenses mas este jogo contra a AD Valongo pode lançar a equipa para uma desejada série de vitórias. Curiosamente, este é o terceiro adversário consecutivo pertencente à AP Porto, Associação com maior força no panorama actual da modalidade. Os de Valongo (7ºs classificados) vão à frente na tabela: já conquistaram três pontos contra um do OCB (11º). Recordemos que, na época passada, o jogo em Valongo terminou 1-1, mas com muitos casos... A jornada 3 joga-se à Quarta-feira porque o OCB, Sábado, joga em Follonica, Itália, o primeiro jogo da Liga dos Campeões 2008/09.
_
Força OCB!!
Se não for a Valongo, pode ouvir o relato por aqui:

domingo, 12 de outubro de 2008

Alterações às regras do Hóquei ou auto-mutilação?

Foram aprovadas, no congresso do CIRH realizado Quarta-feira, 8 de Outubro, em Akita - Japão, onde se realizou o mundial de seniores femininos (vitória espanhola na final frente a Portugal, 3-1), as novas regras de jogo propostas pelo CERH.
«1- O Guarda-Redes já pode estar (na sua posição-base) com um joelho no chão, excepto na situação de marcação de penálti, na qual só pode ter os patins e stick apoiados no chão. A área de Guarda-Redes será reduzida e qualquer jogador pode estar naquela área sem restrições, desde que não impeça as acções do Guarda-Redes.
2- A linha de anti-jogo desaparece. Os jogadores, para além dos habituais 10 segundos para saírem da sua zona defensiva, vão poder recuar da linha atacante para a linha defensiva (definida pela linha do meio-campo) desde que a bola não permaneça na zona defensiva mais do que cinco segundos.
3- A marcação do Penálti passa a ser feita SEM APITO DO ÁRBITRO. Aquele levanta o braço e permite que o jogador que marca o penálti o faça num período de 5 segundos, contados com a ajuda do braço do árbitro que fará um movimento lateralizado por cada segundo que passe.
4- A marcação do Livre Directo passa a ser feita, também, SEM APITO DO ÁRBITRO mas agora na zona central da pista, numa marca que fica dois metros atrás da actual marca de penálti, a 7,40 metros da linha de baliza. Os procedimentos para a marcação são os mesmos do penálti (não há apito e o árbitro permite 5 segundos para a execução, assinalados por movimentos lateralizados do braço), mas neste caso o jogador pode também transportar a bola para a baliza, tal como já hoje se processa a marcação.
5- Acabam os cartões amarelos! Passam a existir dois tipos de faltas: Faltas Técnicas, as mais leves e de que são exemplo: levantar a bola acima da altura permitida, deslocar intencionalmente uma das balizas, ultrapassar os 10 ou 5 segundos na sua zona defensiva, pontapear a bola, tocar a bola com outra parte do corpo em contacto com o solo para além dos patins, etc... faltas que são penalizadas com a marcação de livre indirecto. E depois vêm as Faltas Pessoais, que podem ser cometidas pelos elementos do banco de suplentes e/ou pelos jogadores em pista. Estes podem fazer Faltas Leves, penalizadas sempre como Faltas de Equipa (a partir da 10ª falta a equipa é punida com um Livre Directo); Faltas Graves, que implicam sempre a admoestação com Cartão Azul e que dará origem SEMPRE a suspensão temporária (2 minutos), livre directo ou penálti contra a equipa e, ainda, Power Play (a equipa joga com menos aquele jogador durante o tempo de suspensão); e ainda Faltas Muito Graves, que implicam a exibição do Cartão Vermelho, a consequente exclusão do jogo, marcação de livre directo ou penálti e Power Play com a duração de 4 minutos. Uma equipa nunca pode ter mais de dois jogadores suspensos. Não sendo possível ter menos de três jogadores em campo, se houver nova falta que dê origem a cartão azul e 2 minutos de suspensão, o jogador É SUSPENSO mas pode haver substituição, com o intuito de manter sempre o mínimo de 3 jogadores em pista. No entanto, o tempo de Power Play SERÁ ACRESCIDO dos 2 minutos relacionados com a suspensão do jogador admoestado com Cartão Azul ou dos 4 minutos relacionados com a exclusão do jogador admoestado com Cartão Vermelho.
6- Quando uma equipa beneficia de uma falta na zona inferior da sua área defensiva (atrás da linha superior da área, ou seja, onde se marcam os penalties), pode marcar a falta em qualquer local daquela zona, não sendo necessário que se desloque para um ponto específico de marcação de faltas.
7- Passam a ser permitidos os BLOQUEIOS, CORTINAS E ECRANS. Mas podem ser ilegais (no caso do bloqueio, será ilegal quando o jogador está em movimento, não tem o stick no chão ou aquele ultrapassa a distância de um metro da sua linha dos patins, faz um bloqueio nas costas do adversário, etc...)
8- O tempo de jogo para seniores será SEMPRE de 20 minutos.
9- Nas competições importantes, passa a haver um 3º árbitro que controlará o tempo de jogo e o preenchimento da ficha de jogo. Cada federação pode tornar obrigatória a utilização do 3º árbitro em algumas competições, à sua escolha.»
(Informação retirada daqui.)
***********************
GUARDA-REDES:
Dos elementos participantes num jogo de Hóquei em Patins, o guarda-redes parece ser aquele que mais prejudicado fica com as alterações às regras. Se por um lado lhe é dada a permissão de apoiar o joelho no chão, por outro, vão reduzir-lhe a área de acção e deixar que qualquer jogador por lá permaneça! Nos penáltis e livres directos, tudo joga a favor de quem tenta marcar golo; o keeper terá de olhar não só para o executante, para a bola, como para os gestos do árbitro (contagem de 5 segundos para a execução), pois o sinal deixa de ser dado por apito. Alguém quer distrair os guarda-redes? O CIRH/CERH quer golos! Muitos! A alteração às regras tende a transformar um jogo de hóquei em lances de bola parada. Os novos penáltis e livres directos são uma forma artificial, encontrada pelos senhores do CIRH/CERH (aconselhados por treinadores espanhóis (!), como se pode ler aqui), para obtenção de maior números de golos (muitos!), na qual o homem da baliza terá tarefa dura.
LINHAS DE ANTI-JOGO:
Desaparecem as linhas de anti-jogo, a delimitação passa a ser feita pela linha de meio-campo, mas complica-se a temporização. E sabe-se como os árbitros, ou melhor, qualquer pessoa, falha na contagem mental de segundos. Os 10 segundos para a bola passar a linha e os 5 segundos de cada vez que ela voltar ao meio-campo defensivo vão, com certeza, gerar confusão e protestos, pois a subjectividade da contagem será muita.
LIVRES DIRECTOS:
Os livres directos passam a ser marcados em zona frontal à baliza, 7,40 metros da linha de golo, a 2 da marca de penálti. Não é uma alteração radical mas leva a supor que a diagonal, feita da antiga marca do livre até à baliza, reduzia a eficácia... Ou não era para todos... Não nos esqueçamos que o CIRH/CERH quer golos! Muitos! E em zona frontal nem é preciso grande técnica, basta rematar a direito, com força! Muita!
FALTAS, CARTÕES E POWER PLAY:
Neste ponto reside o mais caricato das alterações às regras do jogo! É um pouco anedótico, até. Desaparecem os cartões amarelos, os azuis continuam a conceder a marcação de livre directo e a acumulação de três dará vermelho, expulsão do atleta. Até aqui nada de exagerado. Mas, depois, aparece um novo conceito de falta, FALTA de EQUIPA (ver melhor explicação no item 5)! Que são todas as faltas pessoais, não técnicas, que, a partir da décima, são penalizadas com a marcação de um livre directo! Lá está, há a necessidade de golos! Muitos! Isto vai levar a que os árbitros alarguem o critério na marcação de faltas de forma a não penalizarem demasiado as equipas, ou, por outro lado, pode levar a que as equipas joguem em contenção, sem a dureza positiva que faz do hóquei a modalidade bela que é. Pode mesmo vir a assirtir-se a jogos com duas partes distintas, a pré-dez faltas e pós-dez faltas! Mais um conceito inovador é o POWER PLAY! Não, não é relacionado com música nem com a rádio. O Power Play consiste em pôr uma equipa a jogar com apenas 4, ou mesmo 3 jogadores! Mostrado o cartão azul, o jogador tem de sair, 2 minutos, e não ser substituído!; se for vermelho, os minutos são 4! Isto é subverter a essência do Hóquei! Seria a mesma coisa que, num jogo de pares, em Ténis, excluir-se um jogador de uma das equipas. Ou penalizar um piloto de Fórmula Um retirando-lhe uma roda do bólide! O Hóquei, pela sua dinâmica, não permite estas penalizações numéricas. Noutras modalidades, a exclusão de um atleta (ou mais) pode ser compensada pelos outros, no Hóquei, a equipa fica manca, não pode jogar, limitar-se-á a despachar bolas. A penalização é desproporcional. Mas há essa tendência de copiar o que de mal (ou não, isso nem interessa!) existe noutras modalidades! Assim como a possibilidade de o guarda-redes ser trocado por um jogador de campo, deixando a baliza deserta, para que a equipa ganhe superioridade numérica no ataque! De onde tiraram a ideia?! A técnica, o drible, a circulação de bola - chamado carrossel, a inteligência no jogo, a classe do patinador, o passe de ruptura, o domínio da bola no stick, em suma, a beleza do Hóquei em Patins, vai ser substituída pela manhosice e chico-espertice. O importante vai ser sacar faltas, excluir jogadores, ganhar livres directos, ganhar superioridade para marcar golos facilmente! Há essa necessidade de golos! Muitos! Mas quem disse a esses iluminados que uma partida sem golos, ou com poucos, não pode ser interessante?
BLOQUEIOS:
Os bloqueios vão deixar de ser falta. A palavra em si, já sugere infracção, mas vão ser permitidos... Com umas excepções muito subjectivas... Está mesmo a ver-se a confusão... Mas há que permitir mais remates! Mais remates, mais golos! Muitos! Não em técnica mas em força! Porque o Hóquei é democrático, para todos, para os tecnicistas e para os assim-assim. Maus jogadores não os há. Nem dirigentes.
_
Como a FPP pode já aplicar as novas regras na época 2009/10, falta saber se os árbitros vão ter formação, se os técnicos e jogadores vão ser esclarecidos convenientemente... E o público? Já é pouco, como sabemos, e não se irá afastar mais dos pavilhões se não se identificar com o novo estilo de jogo? Será conservadorismo a resistência à mudança, certo, mas as alterações de tantas leis do jogo nunca deveriam suceder em simultâneo. Digamos que só faltou mesmo alterarem as medidas das balizas (pô-las maiores), porque está visto, o que importa são os golos! Muitos!

sábado, 11 de outubro de 2008

CH Carvalhos 1 - OCB 1

Terminou em empate, 1-1, o segundo jogo do OCB no campeonato. Podia muito bem ter sido a primeira vitória, contudo, faltou o segundo golo à exibição combativa dos barcelenses. Oportunidades não faltaram. Desde cedo a perder 1-0, o OCB foi gradualmente instalando o seu jogo na área adversária e, quando o guarda-redes dos CH Carvalhos não defendia, a pontaria dos atacantes de Barcelos não era a melhor. O resultado ao intervalo era algo injusto. A entrada para a segunda parte foi mais feliz, André Torres (que entrara bem, já no primeiro tempo) rematou de longe e a bola, talvez sofrendo ligeiro desvio, só parou nas redes da baliza do Carvalhos, 1-1! A equipa da casa passou a não conseguir sair para o ataque, tal a pressão alta feita pelo OCB, mas o resultado iria manter-se até ao fim em 1-1. A materialização em golos das situações de ataque criadas pelo OCB (que foram muitas!) é muito baixa.
Quarta-feira, pelas 21 horas, a terceira jornada joga-se em Valongo. O OCB procura, assim, o primeiro triunfo no nacional.

_______________________________

O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Ginho, Leal, Nélson Ribeiro, João Pinto e Hugo Costa
Jogaram ainda: Hugo Azevedo, André Torres, José Braga e Miguel Viterbo
Marcador: André Torres
Melhor em jogo: Nélson Ribeiro (jogou o tempo todo; incansável e muito seguro)
_______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação: 11º lugar
Vitórias/empates/derrotas: 0/1/1
Golos marcados/sofridos: 2/4
Marcadores: Diogo Silva; André Torres
Melhores em jogo: Ginho; Nélson Ribeiro
_______________________________

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

2ª Jornada: CH Carvalhos - OCB

Na segunda jornada, o OCB desloca-se ao recinto do CH Carvalhos, de Vila Nova de Gaia, clube recém-promovido ao primeiro escalão. Pelas 18:30 horas de Sábado, tem início o encontro. Os dois clubes vão procurar pontuar pela primeira vez no campeonato; na jornada inaugural o Carvalhos perdeu em Valongo (6-5) e o OCB escorregou em casa; para o clube de Barcelos é imperioso vencer, pois a próxima jornada é de novo fora e em terreno tradicionalmente hostil: Valongo. A exibição contra o Gulpilhares mostrou algumas lacunas, principalmente na finalização, mas a equipa tem a oportunidade de ir rectificando jogo a jogo, começando já nos Carvalhos. Mas a fase regular promete ser mesmo muito disputada, existem vários clubes que lutam para os playoffs e que não vão caber nos oito primeiros da tabela. Haverá jogos em que a superação e a raça serão decisivas.
_
Força OCB!!
Relatos da partida:

sábado, 4 de outubro de 2008

OCB 1 - ACR Gulpilhares 3

Um péssimo começo. Esperemos que seja apenas isso. A ACR Gulpilhares venceu (justamente) o OCB, por 1-3 (0-1 ao intervalo), e pôs a nu as dificuldades da equipa da casa em marcar golos. O OCB praticou um hóquei triste, atabalhoado e displicente, e os gaienses, coesos, aproveitaram-se disso. O Gulpilhares transformou em golo um penálti (a seis segundos do intervalo) e um livre directo, enquanto o OCB desperdiçou as mesmas oportunidades, também em momentos cruciais, e depois não foi capaz de, em jogadas de hóquei corrido, conseguir um lance de perigo para a baliza gaiense. O golo barcelense, apontado por Diogo Silva, apareceu apenas no último minuto do encontro. Muito tarde.
_______________________________
O OCB NO JOGO
_
5 inicial: Ginho, Leal, Nélson Ribeiro, João Pinto e Hugo Costa
Jogaram ainda: Hugo Azevedo, Miguel Viterbo e Diogo Silva
Marcador: Diogo Silva
Melhor em jogo: Ginho (um par de grandes defesas e golos evitados)
_______________________________
O OCB NO CAMPEONATO
_
Classificação: ?
Vitórias/empates/derrotas: 0/0/1
Golos marcados/sofridos: 1/3
Marcadores: Diogo Silva
Melhores em jogo: Ginho
_______________________________
Foto: Cesário Marques

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

1ª Jornada: OCB - ACR Gulpilhares

O campeonato nacional 2008/09 está prestes a começar! Sábado, dia 4 de Outubro, o OCB recebe a ACR Gulpilhares, no novo horário dos jogos, 18 horas. A pré-época apresenta um saldo aparentemente positivo; em nove jogos, o OCB venceu cinco, perdeu três e empatou um. No Torneio "Troféu Jorge Coutinho" perdeu a final para a AJ Viana e no mundial de clubes, embora com um bom começo, acabou por sair sem brilho. Mas venceu o Torneio Internacional Solverde, de Espinho, onde defrontou e venceu o primodivisionário CD Nortecoope. Espera-se que a entrada no nacional seja boa, que a mecanização da equipa esteja treinada para o clube conseguir, ao fim da fase regular, posicionar-se nos oito primeiros lugares - primeiríssimo objectivo da temporada apontado por Vítor Silva. Será curioso saber qual o primeiro cinco inicial barcelense, pois a homogeneidade do grupo é grande. O Gulpilhares é o adversário do costume, mantém a estrutura das últimas duas épocas, e imagina-se uma partida equilibrada, como foram, aliás, todas as da época passada. É sempre importante entrar a ganhar.
_
Força OCB!!